Circuito de acionamento de Motoredutor

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito de acionamento de Motoredutor

Mensagempor jeff » 04 Mar 2009 16:56

Boa Tarde pessoal,
alguem poderia me dizer qual o tipo de circuito (topologia e semicondutores) mais usados para desenvolver um drive de acionamento para um motoredutor Bosch (é o mesmo usado em vidros-eletricos de carros).
Abraços,
Jeff
jeff
Byte

Mensagempor Controladores » 04 Mar 2009 18:40

nós usamos MOsFET tipo o IRF840, tem que ver a corrente se for esse motor de para brisa consome uns 3A em 12V, então o IRF da e sobra
Controladores
Byte

Mensagempor edison » 04 Mar 2009 22:45

Controladores escreveu:nós usamos MOsFET tipo o IRF840, tem que ver a corrente se for esse motor de para brisa consome uns 3A em 12V, então o IRF da e sobra

Interessante, vc teria aí um esquema prá disponibilizar prá nós???

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor jeff » 05 Mar 2009 00:06

Segue abaixo o link do produto que uma empresa fabrica e que é bem o que eu preciso desenvolver, inclusive o motor da foto é o mesmo que estou usando.

http://www.holotron.com.br/variador_hl2v.html

Alguem tem ideia da topologia do circuito representado no diagrama de blocos? Acho que esse IRF840 que o colega citou poderia ser o mosfet sim.
Abraços,
Jeff
jeff
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Mar 2009 08:41

Fiz este circuito e o testei com um motor redutor de pára-brisa. Até o momento não queimou.
As entradas são níveis TTL

00 - Motor desenergizado
01 - Eixo do motor girando num sentido
10 - Eixo do motor girando no outro sentido
11 - NÃO COLOCAR ESTA OPÇÃO, POIS QUEIMA O DRIVE. SERIA MOTOR GIRANDO NOS DOIS SENTIDOS AO MESMO TEMPO!!!

OBS: O ideal seria que entre as mudanças de sentido de rotação do motor, ocorresse a condição 00, para dar tempo da energia armazenada na indutância parasita do motor, ser escoada pelos diodos, antes de mudar o sentido de rotação. Sem esta inclusão, ocorre um excesso de corrente no Drive, podendo queimá-lo.

Faltaria:

1 - Circuito para limitação de corrente.
2 - Verificar a forma de onda de corrente no motor e mosfets, pois talvez fosse necessário colocar um filtro LC no motor, para eliminar pulsos altos de corrente.

Eu projetei este circuito, portanto não foi copiado. Como muitos circuitos provenientes da internet, não há garantias. O uso, comercial ou não, é de inteira responsabilidade de quem o copiar.
Quem o fizer, terá que fazer um layout baseado no da figura, pois não disponho mais do arquivo.
Particularmente, minha opinião é que, apesar de ter funcionado, poderia fazer um circuito mais bem elaborado. Após o projeto percebí que há um meio melhor de fazê-lo.
Divirtam-se. :D
Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor jeff » 06 Mar 2009 18:12

Valeu pelas respostas pessoal, Mor_Al eu ja usei um circuito parecido com o teu pra acionar um motor CC em ambos os sentidos, só que agora necessito acionar o motoredutor em um unico sentido, aí creio que nao preciso usar ponte H, e sim somente um Mosfet.

Esse diagrama abaixo mostra bem o que eu necessito, porem nao sei qual a topologia que ele usa, parece que ele usa um SG3524 pra gerar o PWM, só que no meu caso vou usar um uC pra gerar o PWM, no diagrama ele usa realimentação de tensão e de corrente, alguem poderia me explicar melhor o precesso de funcionamento?É essa realimentação de corrente que me dá o controle da velocidade do motor? Se sim, é uma boa pratica usar realimentação de corrente pra medir velocidade?É confiavel?
Abraços,
Jefferson
Imagem
jeff
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Mar 2009 19:04

Valeu pelas respostas pessoal, Mor_Al eu ja usei um circuito parecido com o teu pra acionar um motor CC em ambos os sentidos, só que agora necessito acionar o motoredutor em um unico sentido, aí creio que nao preciso usar ponte H, e sim somente um Mosfet.

SIM

Bom. Sua figura é um diagrama em blocos, e como tal, cada bloco possui sua função. Na realidade as realimentações negativas, de tensão e corrente possuem tarefas distintas. No caso deste diagrama não dá para saber qual o CI que foi usado, porém, pelo sentimento é um CI para fonte chaveada do tipo Step-Down. A realimentação de corente pode estar limitando o pico de corrente no conjunto motor/Mosfet. A realimentação de tensão serve para igualar o valor médio da tensão PWM (observe a presença do operacional na configuração filtro passa-baixas frequências) com o valor cc do potenciômetro.
Este tipo de circuito parte de uma tensão cc igual ou superior à tensão de alimentação cc do motor. O PWM nada mais produz, que o valor médio da tensão pulsante, com seu Ton variável e seu período total fixo.
Como o motor (provavelmente) é composto por lâminas de aço e não de ferrite, então seu "núcleo" só possui efeito para baixas frequências (f = 1/T).
Estude os CIs para fontes chaveadas do tipo step-down. A analogia é que o motor pode ser "visto" (toscamente) como um indutor em série com um resistor.
Em tempo.
Se você observar bem, retirando diversos componentes do meu circuito, sobrariam o mosfet o diodo e o motor, com as ligações iguais à saída do seu esquema.
Outro detalhe é que eu não seguiria este diagrama. Porquê?
Porque o motor fica sem referência de terra, e isso é um excelente candidato à geração de interferência eletromagnética (EMI).

Meu circuito ficaria assim:
1 - Sai Q1 e R1. Fica D5.
2 - Sai Q2, R4 e D4. Curta este lado do motor à terra.
3 - Sai Q3, R3, D3, Q5 e R5.
4 - Sai D2
5 - Fica só C1, C2, R2, Q4, Q6 e R6. ...E o curto mencionado.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ELFS » 06 Mar 2009 22:44

jeff

Veja o link abaixo usa o TL494 parece bom.

http://www.elecfree.com/circuit/electro ... -by-tl494/

ELFS
ELFS
Byte

Voltar para Circuitos Diversos