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P+I+D Pneumático. Quem conhece?

MensagemEnviado: 12 Fev 2009 14:00
por Haroldo Coelho
Sei que a grande maioria deste fórum é composta por pessoal da área eletro-eletronica, mas aqui vai somente um assunto para conhecimento geral.

Estou reparando um Controlador aqui na firma que tem as funções P + I + D e é total pneumático. tem ainda chave seletora MANUAL-AUTOMÁTICO E uma pequena reguladora para Controle Manual.

Quem conheçe?

Estou desmontando os DIAIS para fazer o coreto posicionamento das escalas PROPORCIONAL BAND E PRE-ACT. Estou utilizando um cronômetro e manômetros padrões de escala de 0 a 2 Kg. É MASSA.

MensagemEnviado: 12 Fev 2009 22:18
por ivan
Posta aê o modelo e o fabricante pra bisbilhotar na net....

MensagemEnviado: 12 Fev 2009 22:21
por Djalma Toledo Rodrigues
Mas, você possui o Manual do fabricante ?

MensagemEnviado: 13 Fev 2009 06:50
por EDSONCAN
Ja trabalhei com isso a muito tempo atras na Foxboro, mas pouco me lembro desse assunto.
A instrumentação pneumatica varia de 3 a 15 psi, equivalente aos 4 a 20mA da eletronica.
Basicamente eram foles mondados em estrutura que abriam e fecham valvulas e que geravam os sinais de 3 a 15psi, por exemplo:
A multiplicação era um disco montado com hastes formando um triangulo e usando trigonometria ele efetuava a multiplicação.
Da mesma forma podia-se somar, dividir, subtrair e usar logaritimos.
Do resto ja não lembro mais, pois isso faz mais de 20 anos, aconselho a pensar em trocar por um PID eletronico com uma valvula de controle, pois se um fole desse furou é muito dificil de encontrar.
E não me chame de velho.
Edson

MensagemEnviado: 13 Fev 2009 17:12
por Haroldo Coelho
Também não me chamem de velho, me chamem de antigo. 30 anos trabalhando com instrumentação, EH,EH.

Em navios petroleiros, ainda existem muitos controladores pneumáticos. E alguns se tornam impraticáveis de substituir por eletronicos pois estão em áreas classificadas - risco de incendio e explosão e por isso a pneumática é muito utilizada.

Em navios existem muitos componentes pneumáticos, como TIMERS pneumáticos, Sinaleiras( lâmpadas) pneumáticas, extrator de raiz quadrada- utilizado em malhas de controle de nível dágua da caldeira e combustão das caldeiras.., gerador de função( gera um sinal de saída tipo uma parábola em função da entrada que é linear( usado na automação das caldeiras- Controles de combustão com limites cruzados, etc, etc.

Para se trocar por eletronico, saída de 4-20 mA, temos que utilizar um conversosr P/I(Pressão para corrente).

Na área da praça de máquinas dos navios, como não é área classificada, aos poucos os controladores pneumáticos vem sendo substituídos por eletronicos.

Estamos desenvolvendo( querendo desenvolver) aqui na minha firma um conversosr P/I pois os que utilizamos só importados...não achei nenhum para vender made in BRASIL e não gosto de fomentar a compra de importações.

MensagemEnviado: 13 Fev 2009 17:21
por Haroldo Coelho
Tenho tanta experiencia nisso que nem utilizo mais os manuais, apesar de existirem nos arquivos dos navios. Mas eu também tenho muitos manuais aqui na empresa.

O fabricante desse é HONEYWELL.

Obs.: Ele estava com o sistema termal furado( bulbo-capilar bourdon com compensaççao de temperatura ambiente).
Achei uma firma em S Paulo que repara esses sistema TERMAL. na verdade troca o capilar e o bourdon.

Agora, já recebí de volta esse instrumento, e como já está indicando direitinho a temperatura( escala de 0-200 graus), vou recalibar este controlador.

Depois, à bordo do navio,, vou ter que sintonizar este controlador, ajustando as ações P+I+D para obter o máximo rendimento do controle automático. (Controlar rápido o desvio da variável, sem ficar ocorrendo oscilações no processo).

MensagemEnviado: 14 Fev 2009 10:41
por petgomes
Posta umas fotos dos equipamentos amigo, nunca vi algo do genero...

MensagemEnviado: 14 Fev 2009 12:56
por Djalma Toledo Rodrigues
petgomes escreveu:Posta umas fotos dos equipamentos amigo, nunca vi algo do genero...

Algo parecido já viu sim : O hidrovácuo do freio dos automóveis ou o regulador de pressão do fogão a gáz. :lol:

MensagemEnviado: 14 Fev 2009 13:10
por Djalma Toledo Rodrigues
Haroldo Coelho escreveu:...Depois, à bordo do navio,, vou ter que sintonizar este controlador, ajustando as ações P+I+D para obter o máximo rendimento do controle automático. (Controlar rápido o desvio da variável, sem ficar ocorrendo oscilações no processo).

No PID Analógico, com Amplificador Operacional aliaís o melhor controlador, a técnica de ajuste é elevar o ganho do Proporcional até que o sistema entre em oscilação e aí reduzir para 50 % desse valor. Depois ajusta o Proporcional e o Derivativo.
Você certamente sabe isso já que é experiente.

Minha colocação é "genérica com até 70% de desconto" rs.

Mas, mande fotos se possível.

Abraço e bom PID.

MensagemEnviado: 17 Fev 2009 13:01
por Haroldo Coelho
O IMAGESHACK está fora do ar...depois tento novamente e colocarei diversas imagens.. Inclusive uma tipo circuito impresso pneumático..

E quanto aos reles amplificadores pneumáticos... com ganho variável... que fazem miséria como extrair raiz quadrada de sinal, para medição de vazão..

MensagemEnviado: 18 Fev 2009 12:22
por edison
Haroldo Coelho escreveu:....... Sinaleiras( lâmpadas) pneumáticas, ....


???????? Essa eu nunca ouvi falar...da pra postar alguma foto,fabricante ou algo assim??? :shock:

T'e mais..

MensagemEnviado: 18 Fev 2009 15:44
por Haroldo Coelho
ESSE é um controlador tipo CEGO, sem indicações de variável e Set Point, fabricante Honeywell.
Na traseira dele, diversos caminhos para passagem de ar se assemelham a um circuito impresso. Duas chapas prensadas tipo sanduíche.
Diversos foles e diversos diafragmas. Restrições, caminhos a passagem de ar mais finas que um fio de cabelo formam um ótimo Controlador P + I.
Este da foto não tem ação derivativa.

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MensagemEnviado: 18 Fev 2009 15:52
por Haroldo Coelho
abaixo, alguns foles desse controlador. São 4 foles, um da variável medida que se opõe ao do SET POINT e outro da banda proporcional(ação P) que se opõe ao fole da ação Integral.

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MensagemEnviado: 18 Fev 2009 16:39
por Haroldo Coelho
a imagem anterior ficou muito grande.

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MensagemEnviado: 18 Fev 2009 16:40
por petgomes
Foto interenssante.

Agora posso dizer que já ví um PID pneumático...

Valeu.