Olá gente,
Por acaso alguém tem um esquema de fonte chaveada tipo buck (aquela mais simples com indutor e diodo e chaveamento a MOSFET) para gerar 15Vdc a partir de uma entrada DC que pode variar entre 190V e 240V ?
Tentei uma abordagem usando um IRS2153 (half bridge MOSFET driver) chaveando um IRF480, mas ficou uma bosta.
Na realidade, peguei o esquema do ATAVRMC200 (um kit da AVR para desenvolvimento de controle de motor trifásico) e reproduzi num protótipo a parte da fonte, mas não funcionou. Conferi tudo e tenho quase certeza de que não fiz nenhuma besteira, mas ainda assim o IRS2153 não oscilava. Então abaixei a frequência de chaveamento, troquei o resistor de entrada de 100K para 33K, e a bichinha começou a funcionar meia-boca.
Não entendo como os caras da Atmel fizeram essa coisa funcionar (deve ser pura competência - hehehe). Inclusive reparei que eles não usam dissipador no MOSFET (tá certo que não consomem 3 A), mas eu coloquei uma carga de 150mA e o MOSFET parecia que ia fritar!
Bem, tenho uma foto do kit (para referência), o esquema elétrico e a lista de componentes que eles usam, mas não sei como disponibilizar aqui para download. Quem tiver interesse é só me pedi que mando por e-mail.
Valeu!