Amigos, um amigo meu me pediu para dar uma olhada num pequeno transmissor de FM que ele fez com o famoso BF494 e o circuitinho LC ressonante básico ligado em seu coletor. Porém, o circuito, evidentemente, sai de sintonia a todo momento devido a diversos fatores, tais como:
a) modo como a placa foi feita (sem muito capricho);
b) aproximação da mão do circuito;
c) alimentação das pilhas que vai caindo;
d) indutâncias e capacitância parasitas externas que alteram a freq. de oscilação;
e) parafuso no trimmer frouxo, facilitando a alteração de sua capacitância.
No transmissorzinho montado por ele a sensibilidade é tão grande que, basta passar na frente do transmissor para o seu sinal sumir do receptor. O alcance também não chega a mais de 5 ou 6 metros, pois a alimentação é feita com duas pilhas AA totalizando 3 volts.
O meu amigo também não tem muito conhecimento de eletrônica e dos seus cálculos e expressões e colocou um led para indicar que o transmissor está ligado. Porém, em série com o led, ele colocou um resistor de 10k ohms e queria saber porque o led não estava acendendo (!!!) Troquei por um resistor de 180 ohms e mostrei para ele que o led não estava queimado!
Sendo assim, gostaria de ajudá-lo com um circuito um pouco mais elaborado. Alguém poderia fornecer ou dizer onde encontrar um esquema de um transmissor até 1W de potência para a faixa de FM com um oscilador estável (a cristal) e que mantenha sua freq. de oscilação sempre sintonizada no mesmo valor? O que ele deseja é apenas que o transmissor fique sintonizado onde ele quiser e que ele não precise ficar retocando a sintonia do receptor a todo momento.
A quem puder ajudar, agradeço.
Valeu.