Carregadores de celular como pequenas fontes.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Carregadores de celular como pequenas fontes.

Mensagempor _blackmore_ » 06 Jan 2009 15:42

Galera, boa tarde.
Estou aqui em casa, curtindo as férias merecidas, e o que resolvo fazer, fuçar ...
Tenho alguns carregadores de celular, e estou tentando usar um como fonte (compacta e simples) para o uso com pequenos circuitos micro controlados, e o carregador em questão tem saída de 4,2 volts x 0.6A.
Após fazer umas leituras e fuçar me deparei com o problema.
Porquê o carregador funciona apenas quando o celular está conectado ao mesmo?
Nos 3 fios que saem da placa 1 terra, 1 positivo 4,23v e o último tem aprox. 1,73 volts quando carregando a bateria do celular e qdo desligado do celular chega a ter 4,98 volts !! :shock: mas quando em carga cai para 1,25 a 1,37 volts.
Gostaria de saber se os amigos podem me dizer o que fazer para que este carregador possa ser usado como pequena fonte, se isso for possível.

Carregador de viagem, marca Samsung
Modelo: TCH020ABN

Agradeço qualquer informação que me ajude .

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor lpagano » 07 Jan 2009 09:54

blackmore,

Concordo com você. Acho que esses carregadores de celular (os originais) devem ter um dispositivo que só manda corrente quando "sentir" que conectou ao celular correto.
Se for o caso, não dá para fazer um divisor com resistores a partir da saída dele para se ter nesse último fio os 1,73V para funcionar a fonte?
lpagano
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 07 Jan 2009 12:52

Chute

Não seria o sensor de temperatura ntc que fica na bateria.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jan 2009 13:55

lpagano

não sei dizer ... mas vou tentar ... depois comento o resultado.
abrax!

EDSONCAN

bixo ... tem q ser um super sensor então ... só para tu ter idéia, de um mesmo modelo tenho 3 aparelhos, e 2 deles não aquecem quando em carregamento ou quando já carregados, já o mais véim ... puts .. espetou o carregador uns 5 minutos já está quente ... e fica assim até a carga chegar no completo, mas de qqer forma vou procurar testar ...

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 08 Jan 2009 23:55

Bom, andando com a idéia de utilizar o danado do carregador para pqna fonte na bancada ou mesmo para usar em pequenos circuitos, fucei daqui e dali e descobri como o carregador funéga.
Do carregador saem 3 fios que são conectados no celular através do cabo e conector (dãããã), em contra partida no conector do celular os 3 pontos apresentam entre o terminal de terra que é o primeiro fio e o segundo fio 0 volt, enquanto entre terra e terceiro fio aprox. 3.14 volts.
dae qdo eu ligava no carregador o bixim começa a carga da bateria, logicamente agora entre fio 1 e 2 tinhamos 4.2 volts aprox.
Bateu um 5 minuto, e fiz o favor de ligar minha fonte devidamente ajustada em 3.14 volts e ao espetar no carregador veio a surpresa 8) ele ligou !! e de imediato liguei um circuito q tenho consome quase nada mas para o que eu precisava de momento atendia, uma vez que no carregador é tido como parâmetro fornecimento de 4.2v x 0.6A já descrito no primeiro post.
A tensão no terceiro fio, o que liga o carregador é "inteligente" pois quando está em níveis abaixo de 3.85 volts em relação ao terra ele continua a carga, mas quando ele excede este valor ele desliga o carregador !! :) o consumo deste está na casa do uA, isso mesmo ... 0,557mA !! :o e a tensão menor que pude colocar foi de 1.25 volt que eh o limite mínimo de minha fonte caseira o que fez o carregador dar uns pulsos, como se estivesse "desfibrilando", mandando pulsos a cada 1 ou 2 segundos para a bateria Li-ion já quase sem vida.
Agora é acomodar ele junto da caixa e do circuito que ele vai alimentar (relógio despertador).
Agradeço as sujestões dos amigos

Abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 09 Jan 2009 21:02

Olá _blackmore_
Você viu se tem isolamento galvânico entre a entrada (rede) e a saída (fonte)?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 10 Jan 2009 00:42

tem isolamento sim, além de trafo tem opto tb ... mas tem uma plaquinha soldada junto a placa principal que é envolvida com um compósito rígido preto, vai ver que o sistema é tão simples que poderia ser copiado com facilidade dae essa dificuldade a mais pode desanimar os copiadores !! hehe

abrax![/b]
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor lpagano » 10 Jan 2009 21:37

blackmore,

Esse negócio de mandar pulsos para a bateria a cada 1 ou 2 segundos você pode "ouvir" isso encostando seu ouvido na fonte. Isso eu percebi hoje de manhã quando coloquei umas pilhas recarregáveis para carregar.
lpagano
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 10 Jan 2009 22:50

lpagano

Vejo que esses pulsos são para meio que recuperar baterias com cargas muito baixas, e evitar que elas possam explodir.
Dá uma procurada sobre sobre os tipos de baterias que tu vai ver os limites de uso e até mesmo recuperar baterias com cargas muito baixas.
Outra tu pode procurar sobre o funcionamento dos carregadores e a "inteligência" de alguns carregadores.

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos