Dúvida com motor CC....!

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dúvida com motor CC....!

Mensagempor edison » 24 Dez 2008 01:55

Seguinte, tenho aqui um motor cc 100 v / 3A e quero aproveitar prá desenvolver um projeto ( coisa de quem não tem o que fazer nesse feriadão....) de um "veículo" elétrico ou algo parecido.

Minha dúvida é quanto a configuração da alimentação. Tenho acesso à alimentação de campo e armadura independentes. Normalmente em máquinas ligadas à rede o campo tem alimentação fixa e a velocidade é variavel pela tensão da armadura ( conversor CA/CC ). No meu caso ( com baterias ) como eu teria o melhor rendimento (torque X estabilidade X consumo)

1-Campo e armadura em série.
2-Campo e armadura em paralelo.
3-Campo com alimentação fixa e independente e variando a armadura
ou a menos provável :
4-Armadura fixa variando o campo ?

A fonte de alimentação vai ser uma bateria automotiva 75Ah ( ainda em discução em outro tópico).

Nos testes de bancada apliquei 12 e 24V com duas baterias de 7Ah em todas essas configurações mas não deu pra perceber diferenças entre elas sem os equipamentos adequados.

Grato a todos..
Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Dez 2008 10:18

Edison,

O ideal é deixar o campo com tensão fixa e variar a tensão do rotor.
Como o campo consome pouco em relação ao rotor pode se utilizar um multiplicador de tensão.(opção3). Para inverter a rotação do motor vc pode inverter a alimentação do campo, que é mais facil.
Se usar a opção 1 vc terá que ter o dobro da tensão e não tera torque.
Opção 2 pode acontecer de sobreaquecer o rotor do motor porque não tem campo suficiente.
Opção 4...quer queimar o rotor ? hehe
Abraços
Editado pela última vez por enigmabox em 24 Dez 2008 10:22, em um total de 2 vezes.
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 24 Dez 2008 10:20

Olá Edson.

Se você não o fez, refaça os testes com o motor em carga. As diferenças podem aparecer.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Dúvida com motor CC....!

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 26 Dez 2008 12:23

edison escreveu:... No meu caso ( com baterias ) como eu teria o melhor rendimento (torque X estabilidade X consumo)...

4-Armadura fixa variando o campo ? .....

Esta última opção creio que vc não chegou a experimentar pois, teria constatado que
a RPM tende ao infinito ( o motor dispara) isso em razão de não ser gerada força
contra-eletromotriz no Rotor.

Quanto a eficiência o Pulo do Gato seria usar Intensidade de Corrente < 1 Amp já que
a perda no cobre é = I² . R e N° < 1 ao quadrado é menor que ele próprio.

Exemplos:
3² = 9 no seu caso mas,
0,9² = 0,81
0,5² = 0,25
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Re: Dúvida com motor CC....!

Mensagempor edison » 26 Dez 2008 13:17

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
edison escreveu:... No meu caso ( com baterias ) como eu teria o melhor rendimento (torque X estabilidade X consumo)...

4-Armadura fixa variando o campo ? .....

Esta última opção creio que vc não chegou a experimentar pois, teria constatado que
a RPM tende ao infinito ( o motor dispara) isso em razão de não ser gerada força
contra-eletromotriz no Rotor.

Disso estou ciente, não estou afim de cetrifugar os coletores.

Quanto a testes com carga, estou esperando uma definição quanto a forma de converter os 12VCC de bateria em algo próximo à nominal do motor. (outro tópico)

Grato...
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Voltar para Circuitos Diversos