Olá Rodrigo.
Aí vai mais um circuitinho.
Este aqui interrompe a corrente quando ela atinge cerca de 400mA.
Está somente simulado, não montei. Aliás faltam informações do seu circuito original. Sua imagem postada não está aparecendo no meu PC.
Os dois transistores (Q2, Q3 e R4) formam um tiristor. Você pode substituí-los por um tiristor pequeno. Meu simulador não possuia nemhum modelo de tiristor, por isso eu substituí por dois transistores.
Simulei o relê em curto por um indutor. A corrente sobe mais lentamente, podendo observar-se o perfeito bloqueio da corrente quando ela alcança os 400mA. Para desbloquear o circuito basta curtar momentaneamente a junção R2 e R4 com o terra.
O circuito não dissipa energia logo após o curto. Não há necessidade de dissipadores.
Em tempo: Você pode acrescentar um resistor em série com um led e ligá-lo entre o coletor de Q1 e o terra. Ao acionar o relê, se houver um curto, o LED vai permanecer acesso. Sem curto ele apaga.
Se você tiver problemas com ruído, pode acrescentar um resistor, entre 330 e 2k2 Ohms, entre a base de Q2 e o terra.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain