Dobrador / quadruplicador de tensão...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dobrador / quadruplicador de tensão...

Mensagempor edison » 18 Dez 2008 12:32

Seguinte, quando eu aplico um circuito dobrador de tensão em uma fonte CC eu tenho perda de 50% de corrente disponivel , correto ?

Se nessa saída eu aplicar outro dobrador eu terei apenas 25% da corrente original....correto?

Sendo assim, é possivel eu ,por exemplo, numa bateria automotiva 12v de 75Ah tirar 48V com 18,75A ou 96V/9,3A ou algo em torno disso?

Se SIM ,eu consigo isso com dobradores tipo ponte diodos x capacitores , ou teria outra forma?

ps.
Minha idéia é alimentar um motor CC ( 100V /3 A ) apartir de 48V (mínima) >>> 96V (máxima) com APENAS uma bateria automotiva 12V e variando por taps. ( sem muita precisão)

Grato a todos...
Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Dez 2008 14:16

Creio que estes dobradores à qual se refere aplica-se somente a AC.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor edison » 19 Dez 2008 01:51

Será ,apenas em CA ???
Pergunto pois certa vez eu abri um Megômetro digital no qual havia uma placa com um circuito multiplicador com diodos e capacitores ,um monte deles em configuração série/paralelo (configuração clássica) e o aparelho era alimentado com 12 pilhas grandes e gerava mais de 1000 V (tomei um baita choque na placa...).
Sei lá , até poderia ter algum oscilador prá gerar CA mas não sei.

Grato....
Té mais...
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Re: Dobrador / quadruplicador de tensão...

Mensagempor albertorcneto » 19 Dez 2008 05:34

Edison,

Sendo que a energia que voce tira da bateria nao muda, 12V * 75Ah = 900Wh. Isso significaria que, pra 48V, voce teria sim 18,75Ah, mas voce pode ate "tirar" mais energia da bateria, so que ela iria durar menos. E isso tambem supondo uma conversao sem perdas, o que nao existe.

Dobradores de tensao acho que nao sao a melhor opcao para isso, por causa das perdas nos diodos, que vao conduzir correntes muito altas, e principalmente, por curtos intervalos de tempo. O melhor, no seu caso, acho que seria uma fonte chaveada.

Existem varios tipos, e acredito que o tipo step-up seria o mais indicado. Ele eh basicamente um indutor ligando o positivo da bateria em um no, no qual tambem ta ligado o dreno de um diodo MOSFET tipo N e o anodo de um diodo. O catodo voce liga em um capacitor, que vai "segurar" a corrente que sai do diodo.

http://translate.google.de/translate?u= ... e&ie=UTF-8

Voce pode fazer o controle com realimentacao ou usando um simples oscilador na porta do transistor.

edison escreveu:Seguinte, quando eu aplico um circuito dobrador de tensão em uma fonte CC eu tenho perda de 50% de corrente disponivel , correto ?

Se nessa saída eu aplicar outro dobrador eu terei apenas 25% da corrente original....correto?

Sendo assim, é possivel eu ,por exemplo, numa bateria automotiva 12v de 75Ah tirar 48V com 18,75A ou 96V/9,3A ou algo em torno disso?

Se SIM ,eu consigo isso com dobradores tipo ponte diodos x capacitores , ou teria outra forma?

ps.
Minha idéia é alimentar um motor CC ( 100V /3 A ) apartir de 48V (mínima) >>> 96V (máxima) com APENAS uma bateria automotiva 12V e variando por taps. ( sem muita precisão)

Grato a todos...
Té mais...
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor kaoalex » 19 Dez 2008 05:41

edison,
Funciona para corrente pulsada também, mas cc não serve.
kaoalex
Byte

Mensagempor Rota » 19 Dez 2008 06:23

Edison,
tambem acho que com diodo/capacitor não é a melhor opão, e que
a melhor, seria uma fonte step-up: melhor rendimento, menor tamanho, porem mais critica para montar, pois trabalha com frequencias muito altas.
Eu ja montei um inversor 12/110V (copiei de um comercial), que funciona com frequencia baixa (60Hz), o trafo fica bem maior, porem funciona direitinho, segue o link para baixar o esquema:
http://rapidshare.com/files/174793578/IRV100VA.zip.html

Esse inversor é para (acho) 100Watts (+ou- 1A) pode variar a tensão de saída no trim-pot TR1(dentro de um parametro). Se colocar mais fets em paralelo e aumentar o trafo, consegue chegar facinho aos 100V/3A.
Rota
Byte

Mensagempor brasilma » 19 Dez 2008 08:55

Vamos parar de chover no molhado, todas as potências acusticas automotivas fazer isso - elevar os 12V do sistema eletrico do carro - para poder obter amplificação.

Seja naquelas antigas onde na saída havia um trafo, ou nas mais novas onde há uma fonte chaveada.

Há casos em que a tensão é tão elevada que é perigoso até tomar um choque.

Agora esquece esse negocio de dobrador de tensão com capacitores e diodo.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor edison » 22 Dez 2008 01:18

brasilma escreveu:Agora esquece esse negocio de dobrador de tensão com capacitores e diodo.

Ok,ok....vou procurar outra solução, vou ver se acho esquema de algum conversor DC/DC booster. No Google só tem prá comprar, quero algo prá montar já que é um protótipo.

Grato a todos.
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Dez 2008 12:43

Baixa o data-sheet do 494 ou do 3524 e segue um dos ANs.
brasilma
Dword

Mensagempor edison » 23 Dez 2008 00:10

brasilma escreveu:Baixa o data-sheet do 494 ou do 3524 e segue um dos ANs.

Não querendo ser um "forgado" ,mas já sendo, o que seriam eles, tem algum prefixo???

Grato...
edison
Dword

Mensagempor kaoalex » 23 Dez 2008 05:07

edison,

Os mais comuns
TL494, SG3525
kaoalex
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Dez 2008 07:45

Edison,

Desculpe a falta do prefixos, é força do habito, outra coisa que pode ajudar também é conseguir em alguma assistência de potências automotivas, uma para dar uma estudada nessa parte da fonte, assim você tem um circuito prático para copiar.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor fabio_ » 23 Dez 2008 10:35

Aproveitando o tópico.

É possível montar um dobrador de tensão de modo que uma bateria de Ni-MH de 3,6V forneça uma tensão de 7,2V?

Voces podem me enviar o esquema?

O rendimento da bateria cai realmente pela metade?
Isto é, se ela for de 1800mAh, ela perderá 900mAh?

A corrente máxima de consumo do equipamento é de 50mA.

Desde já agradeço.
fabio_
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Dez 2008 10:46

Olá Fabio,

A capacidade da bateria é uma só, e normalmente é expressa em A/h (amperes por hora), se considerar o valor nominal da mesma e multiplicar pela corrente em Ah, vai obter sua capacidade potencial, não importa se a partir dela produzir uma tensão ou corrente maior.

A conversão de uma tensão em outra é realizada com um circuito chamado conversor DC/DC, conforme vem sendo comentado acima.
brasilma
Dword

Mensagempor fabio_ » 23 Dez 2008 11:15

Brasilma,

Pelo comentado acima achei que daria para fazer com alguns diodos e capacitores .... isso me quebraria um galho.

É muito complicado montar um conversor DC/DC para minha aplicação?
fabio_
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos