LM2576 - Alguém já usou? é bom?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

LM2576 - Alguém já usou? é bom?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 09 Dez 2008 14:55

Olá pessoal, eu estou pensando em usar o LM2576 em um equipamento que tenho que fazer.

o equipamento vai ser alimentado com 24VCC, e eu preciso de 12VCC

ou seja, se eu usar um 78xx da vida, aquece muito, pelo que eu li no datasheet deste cara ( LM2576) ele tem uma eficiencia boa, e é para até 3Amperes , tendo em vista que eu vou usar no máximo 2A, ele estaria folgado.

pergunto, alguém já usou? funciona bem mesmo?
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor helton » 09 Dez 2008 15:13

o lm2576 é muito bom...o único "problema" é que vc vai precisar de um indutor (330uH) específico pra ele...infelizmente nào tenho mais o modelo/fornecedor do indutor para ele...
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Re: LM2576 - Alguém já usou? é bom?

Mensagempor MOR_AL » 09 Dez 2008 15:14

Olá Rodrigo.

Rodrigo_P_A escreveu:Olá pessoal, eu estou pensando em usar o LM2576 ... pergunto, alguém já usou? funciona bem mesmo?

Faça uma pesquisa aqui no fórum (LM2576 aguenta os 3A alegados?).
Este assunto foi muito discutido.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 09 Dez 2008 15:43

MOR_AL escreveu:Olá Rodrigo.

Rodrigo_P_A escreveu:Olá pessoal, eu estou pensando em usar o LM2576 ... pergunto, alguém já usou? funciona bem mesmo?

Faça uma pesquisa aqui no fórum (LM2576 aguenta os 3A alegados?).
Este assunto foi muito discutido.
MOR_AL

putz mancada minha, eu esqueci de usar a pesquisa.

desculpe!
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor tcpipchip » 11 Dez 2008 09:06

Alguns colegas meus usam ele nos rastreadores veiculares...por causa do PICO de CORRENTE durante a transmissao de pacotes nos modulos com modems GSM e 3G
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabio_ » 17 Dez 2008 21:07

Eu já usei o LM2574 e achei o indutor na farnell.
fabio_
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 26 Jun 2011 23:19

Alguém sabe se tem como confeccionar esse indutor?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor xultz » 27 Jun 2011 08:34

Já usei ele em alguns projetos. Se você entrar em contato com os fornecedores de indutores no Brasil (Entran, Toroid, e vários outros), basta pedir se eles têm "indutor para o 2576" que eles sabem do que se trata, esse chipinho é bem usado no Brasil.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2011 12:13

ÁgioFelipe escreveu:Alguém sabe se tem como confeccionar esse indutor?

Olá Ágio! Tudo bem?
Dá uma olhada neste tópico aqui do forum. Ele tem 5 páginas. Lá você encontra muita coisa interessante.
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php ... 6&start=45

Usei 2 ferrites NE-30/15/14 do fabricante Thornton, pois é nacional (vendido aqui no Brasil), fácil e rápido de comprar, e barato. Só que tive que projetar e montar. No endereço acima tem uma foto dele e das formas de onda da corrente e tensão.
Recentemente o Jorge Francisco comprou um indutor para esse CI e me enviou um para testar. Apliquei 3A nele e não saturou, passando no teste.
Pergunte a ele qual foi o fabricante.
Em Tempo:(Acrescentado)
Acho que o valor encomendado pelo Jorge Francisco foi de 180uH (se não me engano). Eu medi 240uH. Minha medida pode ter um erro de 10%. A diferença deu +33% [(240-180)/180]. Retirando 9 espiras, minha medida ficou com 179uH. Pelo exposto, é melhor testar com algumas amostras antes de comprar em quantidade.
[]'s
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 27 Jun 2011 16:07, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 27 Jun 2011 12:56

Olá Ágio,

Eu mandei fazer 50 indutores na Magmattec(http://magmattec.com/magmattec/content/index.php). O modelo foi o IT 180-3(180uH e 3A), fale com o Felipe, e diga qual o seu uso. Não falo o valor pois depende da quantidade, mas pra mim saiu por menos de R$ 2,00.

Abraço,
Jorge.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2011 17:35

Rodrigo_P_A escreveu:Olá pessoal, eu estou pensando em usar o LM2576 em um equipamento que tenho que fazer.

o equipamento vai ser alimentado com 24VCC, e eu preciso de 12VCC

ou seja, se eu usar um 78xx da vida, aquece muito, pelo que eu li no datasheet deste cara ( LM2576) ele tem uma eficiencia boa, e é para até 3Amperes , tendo em vista que eu vou usar no máximo 2A, ele estaria folgado.

pergunto, alguém já usou? funciona bem mesmo?

Não usei, mas...

Se você for tentar:
1 - Verificar se o LM2576-12 satisfaz no quesito tensão de saída. Para Temp. da junção = 25ºC (o que quase nunca é o caso):
11,52V < = Vout < = 12,48V.
Temp.da junção = Extremos -40ºC a +125ºC: Considere este caso, pois a temperatura da junção vai trabalhar com perto de 100ºC.
11,40V < = Vout < = 12,60V.
Se não satisfizer, talvez seja melhor usar um CI com a parte de potência externa. Com isso além do CI não esquentar muito, consequentemente a tensão de referência ficar mais estável, dá para ajustar o valor de Vout. Considere também o uso do LM2576-Adj. Talvez ele mantenha a tensão de saída mais estável. Não achei este parâmetro para uma temperatura de junção diferente de 25ºC.
2 - Da figura 5 do manual:
LM2576-12 . Vin = 24V e Vout = 12V. Iout máx = 2A, Vin = 24V --> L = 220uH. Na figura 9 tem os fabricantes apresentados por eles. São importados, mas tem nacional também. Vide estes tópicos.
3 - Segundo o manual, considere a corrente sobre o indutor Iind. = 1,15*Iout(max) = 1,15*2 = 2,3A
4 - Apesar do CI possuir limitação de corrente, é importante calcular o dissipador. No manual tem:
a) A resistência térmica do CI.
b) A eficiência da fonte, que para todos os efeitos pode ser considerada do CI e assim dá para calcular o valor da resistência térmica do dissipador. O problema é que dificilmente você vai comprar um dissipador, aqui no Brasil, especificando a resistência térmica. O que se faz é calcular uma área de dissipador de alumínio, com 2mm, na vertical e procurar um dissipador comercial com a mesma área, ou um pouco maior.
Para calcular o dissipador você precisa especificar:
b1) Qual é a temperatura ambiente máxima que o CI vai trabalhar. É a temperatura dentro da caixa da fonte, ou circuito, caso esta caixa exista. É superior a temperatura máxima ambiente.
b2) Qual é a temperatura máxima de junção que você vai aceitar. Eu escolheria 105ºC.
b3) Como calcular o valor da resistência térmica do dissipador. Coloquei aqui no fórum uma "receita de bolo" que calcula este valor. Pesquise que você acha.
5 - Por fim, e também muito importante, é a sua montagem. Mesmo no desenvolvimento, você tem que fazer em PCI. Protoboard ou placas pré desenhadas nem pensar. Apesar de quase tudo se encontrar dentro do CI, o que minimiza o problema. Siga também o detalhe da figura 2 do manual.
No mais são equipamentos, como osciloscópio no ponto indutor/diodo e na carga, multímetro, fonte para Vin e resistência de carga. Um acréscimo seria bom com: Current probe no indutor, e medidor de temperatura para o case do CI.
Bons projetos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 27 Jun 2011 18:47

Olá MOR_AL. Tudo bom.
Eu quero apenas algumas unidades desse indutor, e tb não precisa suportar os 3A. Vou usar o lm2576 para alimentar o enc28j60, pois o lm1117 estava esquentando muito.[/quote]
ÁgioFelipe
Word

Voltar para Circuitos Diversos