PCB com Plotter de Recorte

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

PCB com Plotter de Recorte

Mensagempor SoMeWhErE » 24 Jul 2008 12:42

Olá, pessoal....

Estava pesquisando os métodos de fazer as minhas PCBs, pois fazia na caneta e ficava aquela maravilha.....tentei o processo térmico, porém não obtive o resultado desejado, até que uma pessoa aqui, comentou sobre impressão em Plotter de Recorte, que ele já havia trabalhado com isso, mas não voltado para fazer PCB, então resolvemos experimentar. Fiz todos os desenhos e enviei para imprimir em uma empresa que faz esse tipo de serviço, cobraram R$5,00 em uma folha A4, na qual havia desenhos para confeccionar 6 placas. Após todo processo, coloquei para corroer, pois estavamos com receio do adesivo não aguentar o percloreto....então a nossa surpresa.....corroeu tudo certinho....e as placas ficaram uma belezura....com uma qualidade semi-profissional....

Resolvi postar minha experiência..pois não encontrei nada no fórum sobre isso..e para ajudar o pessoal com mais uma alternativa....talvez tenha mais gente com difiuldades de fazer suas placas com processo termico, ou tinta fotossensivel, devido a esses processos dependerem de vários fatores. Com impressão em Plotter de Recorte, não depende de nada, só seguir os passos para retirar o negativo (que a própria empresa que faz impressão faz essa parte) e colar o adesivo na placa (fica por sua conta). O rapaz da empresa, disse que a máquina cortava trilhas até 0,3mm, mas nos desenhos que usei a menor que tinha é de 0,5mm.

ahhh...a marca do adesivo que usamos é Goldmax.

qualquer dúvida só dizer.

VALEWSSS......
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor xultz » 24 Jul 2008 14:12

Caraca, trilhas de 0,3mm? Isso são 12 mils, é um valor bem interessante! Colar essas trilhas depois deve ser um trabalhão, mas é interessante mesmo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 24 Jul 2008 14:33

Gostei, mas vamos aos detalhes:
- que tipo de arquivo se manda para uma empresa dessas, normal invertido, jpeg, gif?
- voce limpa a placa com o que?
- tem alguma tecnica para colocar a etiqueta?
Obrigado
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor rocknroll » 24 Jul 2008 15:27

Quero ver fotos do resultado obtido.

Faz tempo que não faço umas plaquinhas em casa e estou a fim de voltar a fazer testes.

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor SoMeWhErE » 24 Jul 2008 20:25

Então vamos lá.

xultz
É deve dar um trabalhão mesmo, por enquanto não testei essa medida ainda.

EDSONCAN escreveu:Gostei, mas vamos aos detalhes:
- que tipo de arquivo se manda para uma empresa dessas, normal invertido, jpeg, gif?

Eu mandei o mirror, e em formato CDR.
Fiz o desenho no Proteus, exportei pra BMP, importei no Corel, fiz uns ajustes finais e salvei em CDR.

- voce limpa a placa com o que?

Limpei normalmente com Bombril e Alcool Isopropilico, depois de corroído só retirar o adesivo e se ficar alguma cola do adesivo limpar com bombril e alcool novamente.

- tem alguma tecnica para colocar a etiqueta?

Não, depois de cortado, o proprio pessoal que fez o serviço pode retirar o negativo e já colocar na máscara para você, te dão pronto pra você somente colar a mascara na placa fixar bem e puxar a máscara que a etiqueta ficara na placa. Aqui como o rapaz já tinha trabalhado com isso, nós só mandamos cortar e fizemos todo o processo restante.

rocknroll

Aqui estão algumas fotos:

Imagem

Imagem
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 31 Jul 2008 08:01

virou meu heroi
EDSONCAN
Word

Mensagempor SoMeWhErE » 31 Jul 2008 17:20

EDSONCAN escreveu:virou meu heroi

uhauhauhauh.........

só uma observação pessoal...que já ocorreu aki....

quando for aplicar o adesivo na placa, reforcem com alguma espátula, as trilhas, cantos, bordas, pra não ocorrer do percloreto entrar embaixo do adesivo.

essa semana já fiz 6 PCIs com esse sistema, e 2 que tinha feito semana passada, e obtive resultados semelhantes aos das fotos.

VALEW.....qualquer coisa estamos ae......
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor xultz » 31 Jul 2008 17:33

Cara, eu não entendi como você faz para colar o adesivo recortado na placa, poderia explicar com um pouco mais de detalhes, por favor?
xultz
Dword

Mensagempor SoMeWhErE » 01 Ago 2008 08:33

xultz escreveu:Cara, eu não entendi como você faz para colar o adesivo recortado na placa, poderia explicar com um pouco mais de detalhes, por favor?

Claro....Vamus lá.....

o adesivo recortado vem colado numa folha normal de adesivo....aquelas que alguns usam para fazer o processo termico....então depois de recortado você tira (com auxilio de uma pinça, estilete) todo adesivo que não faz parte do circuito....na folha ficará somente o desenho que você fez...ae então vem um outro adesivo que é a mascara (esse é transparente)...esse você colará por cima do circuito, tem que fixar bem ele no adesivo do circuito.....depois de fixado, você retira essa máscara que o adesivo do circuito sairá junto colado na mascara, agora cole a mascara com o circuito, na sua placa de cobre, procurando fixar bem nas trilhas, cantos e bordas, então agora, só puxar a mascara que o adesivo ficara colado na placa.

....entaum xultz deu pra entender....se não......estamos aki........

assim que der eu posto umas fotos com passos do processo.....

VALEWSSSS
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor xultz » 01 Ago 2008 10:01

Acho que sim, só fiquei meio curioso, porque você meio que tem que montar o circuito impresso do adesivo na placa, tipo, não é possível tirar o adesivo inteiro e colar ele por inteiro na placa de uma vez só, ou dá?
É que eu nunca brinquei com plotter de recorte, sou analfabeto no assunto...
xultz
Dword

Mensagempor SoMeWhErE » 01 Ago 2008 10:57

xultz escreveu:Acho que sim, só fiquei meio curioso, porque você meio que tem que montar o circuito impresso do adesivo na placa, tipo, não é possível tirar o adesivo inteiro e colar ele por inteiro na placa de uma vez só, ou dá?
É que eu nunca brinquei com plotter de recorte, sou analfabeto no assunto...

tambem nunca brinquei com isso estou começando agora......porque não consegui fazer atraves do metodo fotografico, nem com tinta fotossensivel, e estava cansado de fazer akelas cacas com caneta, ae um rapaz aki que ja trabalhou com plotter de recorte, falou pra gente tentar....

não é bem montar, ele sai inteiro, depois de recortado você retira o que não quer, ficando só trilhas ilhas e o que mais quiser, e quando vai aplicar a mascara, ela pega tudo e depois cola na placa.
A mascara, faz o serviço de pegar todo adesivo recortado, e transportar pra placa, sem desmontar.

assim que der, colocarei umas fotos com esses processo.....ae vai ficar mais claro.

VALEW
SoMeWhErE
Byte

Mensagempor joao » 01 Ago 2008 12:19

Pergunta besta:

Alguem já comparou esse resultado com aquele método que vc imprime o desenho em uma impressora a laser e dai passa o ferro de passar em cima até desgrudar a tinta?

Aparentemente, era para dar no mesmo resultado. Não?

[]'s
joao
Byte

Mensagempor fabim » 01 Ago 2008 12:47

olha eu a uns 5 anos tentei fazer com plotter mais acaba ficando muito caro e trabalhoso fazer a arte no corel.

Eu uso folha de etiqueta sem etiqueta!! imprimo naquela parte lisa meio oleosa. "antes eu esfrego folha pra deixar um tikim aspera e tirar um pouco da cola que fica".
Limpo placa com bombril " o segredo é que para o tonner grudar a placa não pode estar muito brioza, pegue uma lixa 1600 d'água, passa por cima para deixar meio aspera e sem brilho por igual.
Fiz uma prensa termica 170°C, 15 minutos para cura.
Resultados perfeitos, consigo trilhas de 0,20mm sem falhas.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Spock » 01 Ago 2008 13:42

fabim,

Aproveita o tópico e explica pra gente como fez sua
prensa térmica. :!:

Dizem que aquelas prensas usadas para estampas em camisetas
serve para o processo térmico, mas são muito caras.

Eu uso o método fotográfico pra fazer meus protótipos,
com emulsão fotosensível.
Difícil dominar a técnica, pois é muito artesanal, mas
depois que pega o jeito é bem interessante. Só perde para o
processo térmico no tempo e na meleca....exige revelação
na água, secagem, etc. :roll:

[]s
Spock
Bit

Mensagempor fabim » 01 Ago 2008 13:52

facil manito.

Placa de aluminio de 10 * 20 CM por 15mm.
Fresei do tamanho de pastilha termica bivolt 170°C 10W. para que a pastilha encaixa-se perfeitamente, fiz mais umas fresagens para passar os fios para fora da prensa, preenchi os pequenos sulcos que ficaram entre pastilha e placa de aluminio com passa 400°W.
Peguei uma outra placa de zinco de 4mm, e dei o acabamento com parafusos etc, esta parte é a que vai por cima da prensa, coloquei duas ventoinhas de PC pra ajudar a esfriar depois.
Na parte de baixo a mesma chapa de aluminio no mesmo tamanho.
PArte de baixo fixa parte de cima ficou igual aquelas prensas de tapar furo de camara de ar.

Só isso.!!

Detalhe, a parte térmica esquenta a placa e não o papel, de todos os testes este que ficou perfeito.
PArte de baixo onde fica o papel com o tonner, não vai direto ao aluminio, coloquei umas folhas macias de revista velha, isso ajudou para que algumas partes que antes tinham menos pressão, e o tonner soltava, ficassem com mesma pressão solucionando o problema de falhas.

A DVtecnologia tem estas pastilhas.

São aquelas utilizadas em chapinha de cabelo e boby liease.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Voltar para Circuitos Diversos