Circuito para gerar arco voltaico para fogões

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito para gerar arco voltaico para fogões

Mensagempor rocknroll » 18 Jul 2008 09:07

Bom dia senhores,

Um fogão velho que eu tinha deu problema e vi que era no circuito que gera o arco voltaico para acender as bocas do fogão.

Estive vendo o circuito e achei ele um tanto quanto meia boca e quando fui atrás de um equipamento novo vi que é exatamente o mesmo...

No circuito tem uma bobina com 5 saídas (para cada boca), 2 capacitores e diodos e um componente que pelo que pesquisei é um "Discharge Tube Gas"...

Alguém conhece alguma outra forma de gerar este arco voltaico para fogões? Algum circuito simples de preferencia sem bobina? Quero usar este fogão velho para algumas experiencias...

Valeu
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor tcpipchip » 18 Jul 2008 10:47

triac, bobina, vela automotiva :)
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 18 Jul 2008 11:55

Depende muito de tensão e corrente necessaria.
Por exemplo.
Você pode montar um arranjo de multiplicação.
Eu faço estes em centelhadores e varistores, utilizando este arranjo e gerando tensão DC com corrente máxima de 1mA.

Você pode por exemplo com alguns cap e diodo 1n4007, fazer este arranjo e dos 127V voce conseguir alguns milhares de volt´s ou centenas.

Neste caso em especifico o segredo é que na saida tenha um resistor com valor calculado para corrente máxima de 50% da corrente nominal que o circuito consegue fornecer, desta forma a tensão fica quase que continua.

Tenho um bug killer, "formiga doceira preta", que dos 127V da rede eu gero 2.6KV e 600uA, encostou as bixinha frita tudo. Todo dia eu tenho que jogar os presunto formigueiro fora.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 18 Jul 2008 14:43

monta um destes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Marx_generator

mas pequeno neh! hahaha
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 18 Jul 2008 15:52

tchelo, esse carinha c acha grande.!! precisa ver o que tem na unicamp.!!

Com 40% de sua carga nominal, o ar da sala fica ionizado e tende a ficar azul!! tira base disso...
A sala deve ter aproximadamente 3 X 3,5Metros por 3 de altura.

:twisted: .... vou colocar um desses na cadeira do proex.!!!

PACÚ ASSADO. uaiauauahahahaha
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Jul 2008 16:04

Achava que esses acendedores fossem meramente transformadores elevadores de tensao, tipo 1:100
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Jul 2008 02:13

nem precisa ligar o gas neh, frita tudo soh com a faisca! hahaha

tem tb aqueles aqueles acendedores que vc aperta um gatilho e ele dispara a faisca, nao sei como funciona exatamente, mas imagino que deve ser algum piezo eletrico pressionado pelo gatilho que dispara uma faisca bem potente! de fato, soh sei algo sobre ele pq minha TV pegava o gigantesco pulso eletromagnetico dele quando meu pai acendia a churrasqueira no outro lado da casa!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rocknroll » 24 Jul 2008 15:25

Este sistema Piezo é usado em acendedores manuais a base de pilha. Geram um pequeno arco suficiente para vencer o ar.

Estes de fogão funcionam com a tensão da rede elétrica. Basicamente possui uma bobina com diversos segmentos (dependendo do número de bocas do fogão), o F*** é que eu queria algo simples (baixo custo) mais com a mesma capacidade... não quero fazer nada nas coxas..

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor fabim » 24 Jul 2008 16:01

faz seguinte.
Pega um trafinho de 110/220V - 6V
Nos 6V coloca um resistor para uns 100mA, e soca no 127V.

na saida C pega os 220V e veja se vai centelhar !!

F*** é a isolação, vai vazar faisca pra tudo conté lado.

220/ 6 = 36 fator de atenuação
se socar os 127V com 100mA por exemplo nos 6V

Teoricamente

Saida = 127 * 36 = 4500V ~.

Faz aí, to com pregui de testar aqui.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Re: Circuito para gerar arco voltaico para fogões

Mensagempor calfared » 24 Jul 2008 19:54

Olá,

rocknroll

Não entendi exatamente o que pretende fazer, mas vou fazer algum comentarios.

No meu site http://www.eletrodomesticosforum.com/curso_fogao1.htm tem um curso de fogões onde na parte 4 descreve a parte elétrico dos fogões. E cita a usina que gera a faísca e cita também o Piezo-elétrico.

Como eu disse o início, não sei bem o que pretende fazer, mas em se tratando de alta tensão todo cuidado é bom, pois pode provocar sérios acidentes.

Tanto a usina, como o Piezo-elétrico, são componentes que podem ser encontrados facilmente em locais que vendem peças de fogões. E como são componentes comerciais, são desenvolvidos para apresentarem segurança em funcionamento normal.

Abraços.

rocknroll escreveu:Bom dia senhores,

Um fogão velho que eu tinha deu problema e vi que era no circuito que gera o arco voltaico para acender as bocas do fogão.

Estive vendo o circuito e achei ele um tanto quanto meia boca e quando fui atrás de um equipamento novo vi que é exatamente o mesmo...

No circuito tem uma bobina com 5 saídas (para cada boca), 2 capacitores e diodos e um componente que pelo que pesquisei é um "Discharge Tube Gas"...

Alguém conhece alguma outra forma de gerar este arco voltaico para fogões? Algum circuito simples de preferencia sem bobina? Quero usar este fogão velho para algumas experiencias...

Valeu
calfared

Mensagempor andre_luis » 24 Jul 2008 21:17

Não se esqueça que enrolamento para bobinas que operam com alta tensão deve ter revestimento de verniz, injetado á vácuo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 25 Jul 2008 00:05

Pô andré. fode não.
Bobina do fogão da minha mãe, pifou.
Paguei 8,50 de uma nova, 127V ela tem uma saida com 8.5VK e 600uA medidos, depois tem um distrubuidor que passam por 6 resistoes de carbomo, " não sei o valor da resistencia" só abri a canequina por curiosidade.

Se o amigo quer fazer uma, vamu deixar ele levar umas fritadas. kkk

No caso do acendedor de fogão, com piezo nunca vi não.. só vi eletrico.

Mais na pior das ipoteses, pega um flyback de monitor velho.!!! faz bastante faizca tumém.

AFF.. discurpa num resisti.
fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rocknroll » 29 Jul 2008 13:19

A ideia não é projetar uma usina... na verdade quando a que tenho queimou, na curiosidade abri e vi que o circuito é muito tosco... pensei em tentar fazer a mesma função de uma outra forma... Na verdade pelo o que vi este mesmo circuito é usado há muitos anos e por isso estava tentando achar uma outra solução, mas por curiosidade....

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Fandango » 02 Ago 2008 23:42

Oh Fabim, li o teu post por acaso...
Tenho um bug killer, "formiga doceira preta", que dos 127V da rede eu gero 2.6KV e 600uA, encostou as bixinha frita tudo.

Cara, todo dia tem uma fileirinha dessas "vacas pretas" circulando por aqui, e eu tava afim de torrar a fileirinha.
Tens como me passar esse circuitinho? Tô doidinho pra ver as formiguinhas ficarem "vermelhinhas" :twisted: .
Abraço.
daniel.liontec'ARROBA'hotmail.com
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Voltar para Circuitos Diversos