Ignição CDI

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ignição CDI

Mensagempor tecman » 08 Jun 2008 11:01

ola estou com ideia de fazer aqui um cdi para um de meus carros de arrancada tem uma teoria que que aumentarmos a tensão em cima da bobina primaria vai elevar a tensão de alta isto e secundario com isso gerando uma faisca maior nas velas e com isso meu carro ganha mais torque ja vi algo como fazer um oscilador simples e um pequeno trafo comum tipo 12+12 o problema e o seguinte devenmos lembrar que o trafo esta restrito a 60hz e tbem temos o problema da corrente alguem tem alguma ideia ai de ignição com cdi ou algo mais apurado

tecman
tecman
Byte

Mensagempor RobL » 09 Jun 2008 10:44

Mais interessante ainda é aumentar o número de pontos de ignição, como colocar mais uma vela, ou mais 2 e ainda usar vela com vários eletrodos.
Obviamente o ponto de ignição terá que ser levemente atrasado. Um bom sensoriamento seria o ideal.
Só poderá aumentar essa tensão se sua vela e todo o sistema estiver preparado para tal. Do contrário o resultado será o inverso, saltando centelha para todo lado fora do cilindro.
Consulte um fabricante como a NGK que eles tem sugestões dessas engenhocas e velas especiais.
RobL
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 09 Jun 2008 10:53

Nós fabricamos um CDI (Digispark Pro) programável por computador (curvas, corte, etc) e com tensão de saída de 360V.

O nosso CDI foi projetado para motocicletas, mas pode ser adaptado em carros.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

circuitos alguem tem ideia }}

Mensagempor tecman » 10 Jun 2008 18:07

realmente eu ja vi muitas coisas mas funcionais muito poucas estava pensando em algo oscilador com um NE555 um transistor tipo BU2508 com trafo normal de rede invertido acho que funcionaria alguem com ideias ai ???
tecman
Byte

cdi ideias de circuitos

Mensagempor tecman » 10 Jun 2008 21:01

no mercado a muitos a venda os tops são os feitos pela fueltech mas a ideia e montar e la fora outro top e o tal msd
tecman
Byte

Mensagempor ELFS » 13 Jun 2008 20:46

Acho que o melhor sistema seria uma ignição capacitiva, dimensionada de tal forma que no regime de maior rotação do motor tivéssemos no mínimo 4 pulsos de alta tensão (faísca). O grande desafio é conseguir armazenar em um capacitor 250milijaules para cada faísca no período disponível por exemplo para 6000rpm teríamos 0,25ms. Uma solução é construir um conversor cc/cc de 12V para uns 350 a 450Vcc, aplicar esta tensão via um circuito tipo pusch-pull com o capacitor e bobina em serie. Em geral as bobinas de ignição tem uma relação de espiras de 1:100 o que nos daria entre 35 a 45kV cada pulso com uma energia acima de 200mj por pulso.

Luiz
ELFS
Byte

Mensagempor fabim » 13 Jun 2008 23:03

hehehe..
Olha esse negocio de almetar tensão, jogar a potencia pra cima etc.
Isso é como diriam " lenda urbana".
se tiverem a chance de ter amisade com engenheiro mecânico de autos "eu tenho", e pedirem explicação vocês vão ter uma senhora aula sorbre isso.
o Sr eng° de 38 anos de carreira me disse uma coisa. Essas gambiarras só servem para.
Torrar a vela mais rapido
Extressar o cabeamento mais rapido
desperdiçar energia

Suponha que avanço em 10%, tensão de 25KV, tempo de queima de N........
se eu tiver um combustivel que exploda com 1/2 de N, eu vou aumentar a pressão.
se eu usar o mesmo combustivel e diminuir o avanço pra 5%, vou ter o mesmo resultado, masss. como sabem precisasse de uma pá de coisa no motor pra ele aguentar o tranco pra esse avanço tão baixo.

Se for o caso de fazer uma bobina pra 40KV e uns 200...600uA, é molezinha, se jogar isso pra 100...300uA e 80KV "80KV" lembra do tempo de queima do combustivel, e a potencia dissipada no centelho pelo spark gap da vela vai ser a mesma.

Bom, 6´s que sabem.rsrs cada uma

"disculpa" mais não me segurei.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ELFS » 14 Jun 2008 23:10

hehehe..

Mas não estamos aumentando a tensão na bobina, simplesmente estamos utilizando uma maneira diferente de fornecer tensão adequada para a bobina. A repetição da faísca embora com atraso nos da garantia da ignição da mistura em caso de falha do primeiro pulso. Isto garante um melhor desempenho principalmente para veículos de competição. Explicando a tensão vejamos: quando ligamos a bobina em 12V aguardamos tempo suficiente para que a corrente chegue a uns 7A veja bem é um indutor e temos que aguardar o tempo para que a energia seja armazenada no indutor, feito isso o platinado ou outro dispositivo (eletrônico) instantaneamente interrompe esta corrente, como um indutor não armazena energia ela tem que fluir para algum lugar. Para drenar esta energia surge no primário uma tensão crescente que tende ao infinito (para não falarmos de derivadas) ai entra um capacitor (carros antigos) ou um circuito clamp (carros modernos) que permite que a tensão se eleve até uns 400V, a partir deste valor teremos novamente uma corrente circulando no primário da bobina e como ela é um transformador de relação 1:100 teremos no secundário os 40kV informado anteriormente . Lembramos que este valor é teórico e seu valor real atingido depende da distancia dos eletrodos da vela o do tipo de mistura existente na câmara de combustão. Após a formação do arco elétrico nos eletrodos da vela esta tensão ficará limitada a tensão do arco que é baixa algo em torno de 200V ou menos. A durabilidade da vela depende da energia armazenada na bobina, do numero de faíscas, logo teremos neste caso uma menor vida útil das velas.
Obs. Se não me falha a memória as Ignições MSD (top) usam algo como 800V e 6 pulsos de 50kV.
Mais uma comparação as Bobinas vermelhas (6,8mH) da Bosch fornecem 160mj com uma tensão de 35kV (35000V)
Só para concluir a tensão da bobina não tem nada a ver com pressão no cilindro, a explosão (queima do combustível) não aumenta a pressão, a pressão depende exclusivamente da taxa de compressão do motor . Como o tempo de combustão da mistura é constante precisamos adiantar o ponto em altas rotações para que tenhamos o mesmo tempo de queima antes que o motor atinja o ponto morto superior . O partir deste ponto teremos uma reação química isobárica , ou seja, os gases da queima vão se expandir a uma pressão constante até atingirem um volume proporcional a quantidade de combustível queimada.

Discurpe

Engenheiro Luiz
ELFS
Byte

Mensagempor fabim » 15 Jun 2008 10:14

luiz.. releia o final do livro que escreveu e olhe o meu post..rsrs

Intão camagada, se eu entendi bem na questão que este CDI..
Ele deixa a tensão do primario alta, 350V +/-... Para que o tempo de subida de corrente para gerar a alta tensão diminua!?!?!.

E não discurpo não. A não ser que voce explique diretamente para que na parte fundamental ten-se que diminuir o tempo de centelho?

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

MSD

Mensagempor tecman » 16 Jun 2008 13:04

luiz perfeito e isso mesmo a ideia vc teria ideia de um bom conversor cc 12/350 no dinamometro vejo que em geral aumenta em10% o rendimento não sei mas vejo isso num dinametro
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 16 Jun 2008 13:44

bom, fiquei intrigado agora.
bobina de fusca.
12.5V pulsos de 1,5mS repouso de 1S.

Medi tensão de 23kV.

Relação de
23K/12 = 1:1961.

Se eu jogar 350V com relação de 1961 = 686350V.

1°.!! a bobina foi feita pra isso ?
2°.!! a isolação do enrolamento aguenta esta cacetada ?
3°.!! cabeamento foi projetado pra 686.35KV ?
4°.!! A isolação da ceramica da vela aguenta isto ?
5°.!! a potencia dissipada e disperçada num vai fuder com a eletrica do carro ?

Por favor, fiquei curioso..

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 16 Jun 2008 16:10

bom, será que a ficha caiu ?!?! "controversias"

Para 1000 RPM, o tempo DI/DT sobre o primario da bobina gera os ditos 25KV por exemplo, agora quando subimos a rotação para 5000 RPM o DI/DT minimui proporcionalmente "subjulgando" e os 25KV teoricamente cai pra 1/5 desta tensão ..
Se na teoria aumentarmos a tensão 5X12V = 60V, na teoria também os 25KV que fica perfeito para 1000RPM seria perfeito para os 5000RPM.

Até aí da pra eu entender e concordar, mais de cara ja jogar os ditos 350V no primario da bobina :shock: ...

Acho que o IDEAL seria usar por exemplo um conversor DC/DC que teria uma variação de "12" a 60V, cuja um uP ficasse observando O RPM do motor e por pwm administrasse a tensão.
Claro teria que haver alguns testes e ajustes para o ideal.

É isso mesmo ou ainda estou comendo bronha ?

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

CDI

Mensagempor ELFS » 17 Jun 2008 21:46

Problema do Fusca ( parte artigo da Bosch)

A Bosch ..........

E - 12V (alumínio) Bobina de ignição
24.000V (tensão máxima)
13.000 faíscas por minuto
Geralmente aplicada em veículos 4 cilindros, a platinado e à gasolina (Fusca). A bobina E possui o
enrolamento primário com aproximadamente 350espiras. O enrolamento secundário tem em torno de
20.000 espiras, de um fio mais fino que o primário. A tensão máxima e a quantidade de faísca de uma
bobina é calculada levando-se em conta:
• sistema de ignição (platinado ou ignição eletrônica);
• compressão do motor;
• quantidade de cilindros;
• rotação máxima.
Devido à quantidade de espiras e valor de resistência do enrolamento primário, em torno de 3W , a
corrente consumida pelo enrolamento é de aproximadamente 4A (ampères).
Ex: Tensão da bateria = 12V
Resistência do enrolamento primário = 3W
12V : 3W = 4A
No que diz respeito à quantidade de faísca que a bobina pode produzir, o item principal a ser
considerado é a rotação máxima alcançada por cada motor.
Ex: Um motor original VW refrigerado a ar (Fusca) atinge no máximo 5.000 rotações por minuto. Isso
significa que se o motor estiver nessa rotação, o distribuidor estará girando a metade (2.500RPM).
Portanto, a cada volta completa do eixo do distribuidor, o platinado, ou o impulsor eletromagnético
(ignição eletrônica) farão 4 interrupções no enrolamento primário da bobina de ignição, por se tratar de
um motor 4 cilindros.
Entao teremos:
5.000RPM do motor -> 2.500RPM do distribuidor x 4 n.º de cilindros = 10.000 faíscas
No nosso exemplo, o motor necessita de 10.000 faíscas por minuto, e a bobina E pode fornecer até
13.000 faíscas a cada minuto. Portanto, é a bobina indicada para o motor em questão.

Os 23kV medidos estão corretos porem a relação não.
Considerando a relação de 20000/350=57 conforme artigo da Bosch, a bobina como um transformador de relação 24000/57 temos 420V no primário. Valor que nos da uma tensão de 1,2V por espira, valor bem razoável. Logo se aplicarmos no primário uma tensão de 420Vpp ( +- 3kHz) teremos na saída da bobina 24kkV o que seria a nossa CDI. Para as bobinas mais modernas a Bosch reduziu o numero de espiras no primário e aumentou o diâmetro do fio ficando as mesmas com uma relação de 1:80 a 1:100.

Luiz
ELFS
Byte

Mensagempor fabim » 17 Jun 2008 22:20

po cara, desculpa-me.

mais tu falou, falou e não falou nadegas.

Seja mais direto, e sem embromação plz.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor LUCK » 18 Jun 2008 01:00

Off topic
Tecman, teu teclado não tem ponto ( . ), vírgula ( , ), ponto e vírgula ( ; )? :lol:

ola estou com ideia de fazer aqui um cdi para um de meus carros de arrancada tem uma teoria que que aumentarmos a tensão em cima da bobina primaria vai elevar a tensão de alta isto e secundario com isso gerando uma faisca maior nas velas e com isso meu carro ganha mais torque ja vi algo como fazer um oscilador simples e um pequeno trafo comum tipo 12+12 o problema e o seguinte devenmos lembrar que o trafo esta restrito a 60hz e tbem temos o problema da corrente alguem tem alguma ideia ai de ignição com cdi ou algo mais apurado

tecman

realmente eu ja vi muitas coisas mas funcionais muito poucas estava pensando em algo oscilador com um NE555 um transistor tipo BU2508 com trafo normal de rede invertido acho que funcionaria alguem com ideias ai ???

no mercado a muitos a venda os tops são os feitos pela fueltech mas a ideia e montar e la fora outro top e o tal msd

luiz perfeito e isso mesmo a ideia vc teria ideia de um bom conversor cc 12/350 no dinamometro vejo que em geral aumenta em10% o rendimento não sei mas vejo isso num dinametro
LUCK
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos