MICROONDAS BRASTEMP

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

MICROONDAS BRASTEMP

Mensagempor Pask » 05 Mai 2008 16:38

Amigos, preciso da ajuda de vocês mais uma vez.

Estou consertando um forno microondas Brastemp que está apresentando o seguinte defeito: ao ser ligado, o visor acende normalmente e aceita todos os comandos. Porém, quando se pressiona o botão LIGAR o relé que comanda as etapas de potência vibra durante 1 segundo e desarma o forno. Por exemplo: se eu ajustar um tempo de funcionamento de 30 segundos e pressionar o botão "ligar", o relé vibra seus contatos, a contagem regressiva vai até 29 e o forno desarma. Se eu pressionar o botão "ligar" de novo, ele conta regressivamente até 28 e desarma de novo e assim por diante...

O QUE EU JÁ TENTEI FAZER PARA RESOLVER O PROBLEMA?

1) Medi os 4 capacitores eletrolíticos da placa que estão todos bons;

2) Testei 5 transistores NPN e PNP de uso geral que também estão bons;

3) Testei 4 capacitores cerâmicos que também estão bons;

4) Um dos relés (ventoinha e luz interna) estava defeituoso com sua bobina aberta. Já foi trocado e esta parte ficou ok;

5) O outro relé - o que vibra - está com a bobina perfeita e com seu contato NA também sem problemas;

6) A etapa de potência (magnetron, capacitor, diodo de AT, transformador de potência e cabos) estão perfeitos;

7) Ressoldei o microprocessador;

8) Diodos retificadores da fonte e diodos 1N4148 também estão normais;

9) Todos os resistores estão com seus valores também corretos;

10) Havia uma chave de porta com defeito que também já foi trocada e esta parte ficou ok. Demais chaves da porta, normais;

Nenhuma das ações acima deu resultado até agora!

O relé que comanda a etapa de potência, é acionado por um BC558 e na base deste transistor tem um resistor de 10k cujo outro lado vai ligado diretamente num dos pinos do microprocessador. Segui a trilha desde a base do transistor até o referido pino e está ok. É este relé que fica vibrando por 1 segundo cada vez que se pressiona o botão "ligar" !

A minha dúvida é: será que o micro foi pro saco? E se foi, compensaria trocá-lo ?
Se não for isto, alguém poderia me dar uma idéia sobre este defeito?

Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor edison » 05 Mai 2008 20:42

Tente o seguinte:

1-Deconecte os fios dos contatos (carga) do rele em questão.
2-Mande ligar o forno, nesse caso não vai alimentar o magnetron.
3-Cheque a tensão na bobina do rele e veja se oscila/ continua vibrando. Se persistir.....:
Jumpeie (eta...) os sensores de temperatura (pode ser mal contato interno em um deles)
Teste denovo sem carga.

Desconfie do teclado membrana, aquela "curvinha" que ele faz para conectar na placa é um ponto critico e rompe trilhas com facilidade.
90% dos problemas são nele.
Tente efetuar o teste com o tecldo e placa lado a lado (plano), vai digitando funções mexendo nessa conexão.
Se suspeitar dele troque, ( custa R$15,00 )não perca tempo tentando reparar trilhas.

Se normalizar pode ser algum curto na etapa de potência.
Aí o bicho pega, os custos envolvidos na troca de trafo ou magnetrom tem que ser avaliados em função do estado geral do forno, pintura, ferrugem etc. "Vale a pena ou compro um novo?? "

Dica básica (desculpe....só prá constar) Nunca teste o magnetron com forno aberto (segurança da porta junpeada) ou sem pelo menos um copo com agua dentro.

Espero ter ajudado.

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Pask » 05 Mai 2008 21:00

Caro Edson, obrigado pelas dicas.

Com relação a desligar os cabos do relé, isto já foi feito e o problema continuou, ou seja, a etapa de potência não está causando o problema e ele é mesmo da placa eletrônica.
Sim. A tensão está realmente oscilando na bobina do relé.
Não parece haver outra chave com defeito na porta do forno.
Este modelo não possui teclado tipo membrana. Ele possui um potenciômetro giratório (giro sem fim) e alguns botões plásticos para comandos diretos no painel. Tais botões acionam micro swichies localizados numa outra plaquinha interna do forno e a conexão entre esta plaquinha e a placa principal se dá por um flat cable preto de 10 vias ligado por solda nas duas placas. Aliás, este flat já quebrou nas suas junções com a placa principal e eu tive que retirá-lo, desencapá-lo, encaixar os terminais de novo nos furos e ressoldar todos os 10 terminais novamente. Infelizmente, esse modelo de forno utiliza este péssimo sistema de conexão entre as placas internas. A quebra se deu de tanto eu mexer e movimentar a placa virando-a de um lado para o outro. É mesmo um saco!
Também devo informá-lo de que a abertura da porta deste forno não se dá pelo pressionar de um botão de abertura mecânico mas, sim, puxando a porta por um puxador especial, o que libera internamente uma peça mecânica giratória que destrava a porta deixando-a abrir e, ao mesmo tempo, comanda as chaves sensoras da mesma.
Eu também estou com uma segunda dificuldade neste forno: eu não disponho do seu esquema elétrico e, portanto, ainda não consegui obter uma referência de terra (GND) para colocar a ponteira do osciloscópio no pino do micro que vai comandar o tal relé para ver que tipo de sinal tem ali. Eu gostaria de ver como estaria ocorrendo esta variação do sinal que polariza o BC558, entende? Evidentemente, tal sinal teria que ser um sinal DC puro e sem variação alguma, para manter o relé ligado pelo tempo necessário de funcionamento do forno. Isto, com certeza, não está ocorrendo!
O que fazer agora?
Pask
Word

Mensagempor edison » 06 Mai 2008 21:41

Vc só não passou o modelo do "bicho" Dei uma googlada e achei esta página:

http://www.eletrodomesticosforum.com/downloads.htm

Aqui tem uns esquemas grátis, não é bem minha praia, mas achei interessante.

Boa sorte..
Té mais..
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Pask » 07 Mai 2008 14:56

Caro amigo Edison, o modelo do forno é BMS 27ABHNAMA6041377E
JET DEFROST BRASTEMP. Acredite se quiser!
No site que você indicou, não consegui fazer o download do esquemático porque deu um erro no arquivo PDF lá existente, mas valeu a ajuda.
Muito obrigado.
Pask
Word

Mensagempor BOTTINO » 11 Mai 2008 00:02

Já tentou colocar a placa para funcionar sem o rele ? e veja se a contagem no display vai diminuindo...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor Pask » 11 Mai 2008 10:28

A placa não funciona de jeito nenhum. Já liguei a placa fora do forno isoladamente e o problema ocorre assim mesmo!
Pask
Word

Mensagempor BOTTINO » 12 Mai 2008 17:01

eu digo voce dessoldar o relé da placa... e colocar ela para funcionar e ver se o contador diminui ...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor Pask » 12 Mai 2008 19:09

Fora da placa o relé funcionou muito bem. Eu já cheguei a conclusão de que o problema está no microprocessador mesmo. Terei que experimentar trocá-lo para ver se dá certo...Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor BOTTINO » 12 Mai 2008 23:14

ok! pode ser o transistor também que aciona o relé ...se tiver interesse posso conseguir esse microcontrolador .... pois trabalho com manutenção de placas eletronicas de eletrodomésticos ...!
BOTTINO
Nibble

Mensagempor Pask » 13 Mai 2008 13:14

Caro Bottino, o transistor que aciona o relé até já foi trocado e não resolveu.
Agora, é o seguinte: quem está reparando este forno na verdade não sou eu mas sim um amigo meu de outra oficina. O nome dele é Francisco Medeiros e o seu e-mail é (eletronicamedeiros-23@oi.com.br). Ele realmente estaria interessado no microprocessador para este forno. Por que você não envia um e-mail para ele? Té mais...
Pask
Word

Mensagempor Pask » 14 Jun 2008 11:56

A placa eletrônica já foi trocada e o modelo do forno é BMS27ABHN. O relé que aciona a etapa de potência não funciona, apenas vibra. Com a placa original, ele apresentava o mesmo problema. Com a troca da placa, o problema continua idêntico!
O forno veio de outra assistência na qual o colega disse que trocou apenas uma chave da porta que estava com defeito. Porém, eu estou achando que ele inverteu alguma ligação nessas chaves (este forno possui 3 chaves na porta) e isto está fazendo o forno não funcionar. O que eu precisaria é de um esquema de conexão dos cabinhos nessas chaves da porta ou, pelo menos, uma foto dessas conexões para verificar se está certo ou errado o que ele fez.
Seria possível você me enviar qualquer coisa sobre essas conexões? Obrigado.
Pask
Word

Mensagempor edison » 15 Jun 2008 02:56

Santo Google........

Download Curso de Forno Microondas
http://www.esnips.com/nsdoc/6cca472e-5a ... d9e66b55ff
Aqui pede registro.....

ou ele aqui zipado

http://www.esnips.com/doc/6e9898d1-327f ... de+manutanção+forno-microondas.zip
O arquivo tá no canto superior esquerdo....é só baixar.

Esquema Forno Brastemp
http://www.eletrodomesticosforum.com/do ... 8EJBAB.pdf

Catálogo de Peças BMS27A
http://www.eletrodomesticosforum.com/do ... BMS27A.pdf

Boletim Técnico microondas Brastemp
http://www.eletrodomesticosforum.com/do ... -bt353.pdf
Esse ultimo é ótimo tem rotinas de diagnose, muitos esquemas e fotos.

As letras dos códigos são referentes a algumas caracteristicas de cada modelo mas basicamente são todos semelhantes.
Se não encontrar aqui pelo menos terá um bom acervo técnico.

Quer uma chave de fenda também ,um cafezinho...???...... :D

Boa sorte.....

Té mais....
edison
Dword

Mensagempor Pask » 15 Jun 2008 09:53

Caro Edson Pela Saco, agradeço a você e ao "Santo Google"pelas ajudas em comum...rsrsrsrs !!!
Realmente já consegui consertar o forno. Eram as ligações das chaves todas invertidas mesmo. Coloquei tudo de volta no lugar com um material que recebi via e-mail e o forno voltou a funcionar direitinho.
Agora, mais um detalhe: comecei a testar o forno e percebi que antes de completar o tempo de 1 minuto de funcionamento, o protetor térmico (que fica fixo sobre o magnetron) desarmava desligando o magnetron. Percebi também que o corpo do magnetron esquenta bastante em poucos segundos de operação à máxima potência. Então me lembrei que estava testando o forno sem colocar nada dentro dele. Coloquei um vasilhame de plástico com 2 litros de água dentro do forno e ajustei o tempo para 3 minutos e meio na potência máxima. Liguei o forno e vi que ele funcionou até o fim do tempo sem desarmar o protetor térmico. Porém, assim que o forno desligou, após uns 10 segundos, o protetor térmico voltou a desarmar. Será que se este forno ficar ligado na potência máxima por mais de 3 minutos quando estiver em operação na casa do cliente, ele vai continuar desarmando a proteção térmica? O que poderia ser isto?
Pask
Word

Mensagempor edison » 16 Jun 2008 00:34

Vamos por partes ,como diria o Jack....!

1- O magnetron sempre trabalha em sua potência nominal máxima, quando programamos o forno para potências menores na realidade estamos ajustando os intervalos de tempos em que ele vai ligar e desligar, ou seja potência máxima ligado o tempo todo, potência média liga e desliga em tempos médios e potência baixa fica mais desligado que ligado.
Quem faz esse L/D é o rele comandado pelo timer.
Sacou ??

Quanto a sobre-aquecimento do bixo as causas mais comuns são:

Falha na ventilação, por obstrução na grade trazeira, hèlice suja (lavar )ou patinando no eixo do motor (trocar), motor com rotação alterada (lubrificar as buchas com WD40).

Antena do magnetron suja por acúmulo de gordura no tubo (limpar com cuidado para não desalinhar)

Fuga de corrente no conector de AT ou internamente no magnetron (teste a continuidade em relação à massa, deve ser infinita.

Magntron em curto ou com problemas de alimentação (sobretensão)

Nesse link aqui tem mais algumas dicas de como ele é por dentro.

http://www.eletrodomesticosforum.com/cu ... netron.pdf

Particularmente não concordo com esse tipo de "gambiarra" prefiro trocar por um novo mas ......são dicas!!!

Té mais....
edison
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos