UPS - Mesmo transformador para INVERSOR/CARREGADOR

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

UPS - Mesmo transformador para INVERSOR/CARREGADOR

Mensagempor andre_luis » 08 Nov 2006 09:15

Pessoal,

Tenho notado cada vez mais poraí No-break's que eliminaram o transformador do carregador de baterias, fazendo com que o mesmo transformador usado no inversor funcione também como carregador de bateria; eliminando assim a dupla-conversão, permitindo que no mesmo barramento AC atue como entrada ou saída de energia.

Quando houver presença de rede pública, a ponte de Mosfet's irá operar em sincronia com a rede, realizando a carga das baterias; e por outro lado, quando faltar rede, essa ponte irá atuar na inversão.

Porém, minha PERGUNTA é : Se eu monitoro o barramento AC na falta de rede pública, como posso saber se a rede voltou, uma vez que ela está pendurada em paralelo com o inversor ? Isso não seria MUITO pergoso, principalmente se a rede voltasse defasada ????

Qual o maçete ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Re: UPS - Mesmo transformador para INVERSOR/CARREGADOR

Mensagempor proex » 08 Nov 2006 10:27

Particularmente eu acho que todo Nobreak deveria ser tambem um estabilizador de tensao da rede.

Assim a tensao da rede teria que passar obrigatóriamente pelo trafo estabilizador. Fica mais facil implementar esse metodo.

No que estou fazendo, nao espero faltar tensao de rede para comutar a bateria. Abaixo de 92V o MCU desliga o transistor de carga da bateria, desconecta a entrada da rede e aciona o circuito de inversao da bateria.

Enquanto a bateria esta sendo usada, o MCU monitora a entrada da rede, se ela voltar acima de 92 volts, estando com a fase correta, o MCU desliga o circuito de inversao, conecta a rede e liga o transistor de carga da bateria.

Simples !!!
proex
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 08 Nov 2006 11:30

andre_teprom:
Porém, minha PERGUNTA é : Se eu monitoro o barramento AC na falta de rede pública, como posso saber se a rede voltou, uma vez que ela está pendurada em paralelo com o inversor ? Isso não seria MUITO pergoso, principalmente se a rede voltasse defasada ????

Voce mantem desconectada a o trafo da rede atraves de um rele ate que tenha certeza que a rede estaja estabilizada, voce nunca estara em modo bateria com a rede conectada.

proex
No que estou fazendo, nao espero faltar tensao de rede para comutar a bateria. Abaixo de 92V o MCU desliga o transistor de carga da bateria, desconecta a entrada da rede e aciona o circuito de inversao da bateria.

A vida não é tao facil: Existe uma fonte da Dr Hanks que tem o minimo de capacitores e um chip da ST que se bater em 92Vac a fonte desliga o micro, voce tem que monitorar a derivada da tensao de rede.
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 08 Nov 2006 13:49

EDSONCAN escreveu:Voce mantem desconectada a o trafo da rede atraves de um rele ate que tenha certeza que a rede estaja estabilizada, voce nunca estara em modo bateria com a rede conectada.

Acho que entendi:A rede, o inversor e a saida, os 3 sao desconectados entre si em momentos diferentes por pelo menos 2 reles, correto ? Tipo, quando recarregar a bateria, uso 1 rele para desconectar o inversor, e quando inverter, uso outro rele para desconectar da rede...

Proex escreveu:Particularmente eu acho que todo Nobreak deveria ser tambem um estabilizador de tensao da rede.

Proex,

Sobre a estabilização, como conversamos 'por E-mail, eu prefiro faze-la diretamente no inversor, sem a necessidade de usar transformador/enrolamento a mais. Apenas variando o PWM eu consigo manter o AC estabilizado para uma grande faixa de valores da bateria.
E no caso, se eu fosse estabilizar por transformadores, eu preferiria a estabilizacao-série, que é mais economica quando fica acima de 2KVA.

Valew pessoal,

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 08 Nov 2006 14:11

Edson, o valor de 92v é o valor minimo para ajuste desse limite, o usuário pode aumentar esse valor no menu se quiser.
proex
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 09 Nov 2006 06:05

Interessante como os caminhos acabam sendo os mesmos.

Inicialmente no meu Nobreak pensei a mesma coisa, mas quando falta energia e ao partir o modo bateira, tem uma queda de tensao na saida e a fonte desarma, lembre-se que os micros novos tem um consumo alto.

Mas tenta essa solução, se voce não obter sucesso, pelo menos tera um indicativo de qual caminho a seguir

Na versao final eu chego a criar pontos de checagem dentro da senoide da rede comparando com delta da tensao no ponto para detectar a falta de energia.

Edson :
EDSONCAN
Word

Mensagempor Alexandro » 09 Nov 2006 08:05

Se tratando de dupla conversao existe o sincronismo para aceitar a rede, caso a rede nao esteja OK fica no BY-PASS. Mas a detecçao tem que ser feita em 32 pontos da senoide.
Alexandro
Byte

Mensagempor Marcelo_SP » 10 Nov 2006 11:02

Em sistemas do tipo bidirecional (no qual o inversor é tb o carregador de bateria) existe a chave estática de rede, que pode ser um tiristor ou com já dito, um relé.

Na falta de rede o inversor entra em operação e quando a rede volta, é feito o sincronismo, os pulsos da ponte são cortados e a chave estática é ligada. Depois disso o inversor entra em modo carregador de bateria, modulando os fets.

A APC e a engetron tem modelos desse tipo.
Marcelo_SP
Nibble

Mensagempor andre_luis » 10 Nov 2006 11:06

Sim, mas o que eu ainda nao 'captei', é como é implementado essa topologia de comutação inversor/rede. São necessários quantas chaves ( rele/tiristor ) ? Voce conhece alguma referencia sobre isso ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Nov 2006 14:49

Resolvido :

O camarada cujo E-mail está na figura a seguir, me mandou esse diagrama explicando tudo.

http://www.teprom.eng.br/arquivos/inverter[1].bmp

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Ago 2008 08:58

Pessoal,

Alguem sabe como calcular a relação de espiras para o transformador usado nessa topologia ?

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos