Defeito na TV Gradiente.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Defeito na TV Gradiente.

Mensagempor Pask » 24 Jan 2008 20:49

Amigos, desta vez não estou postando um questionamento e sim uma solução expontânea que pode ser útil para outros usuários técnicos em eletrônica que estejam passando por uma situação semelhante.
Chegou até mim uma TV Gradiente de 29 pol. com o seguinte defeito: o funcionamento era perfeito e todas as funções do controle remoto funcionavam sem problemas. Porém, ao ligar o cabo da antena no conector, não era possível sintonizar nenhuma emissora e nem o receptor de FM embutido na TV funcionava. Então, peguei um soprador de ar quente e aqueci o seletor de canais (varicap) por alguns segundos e a imagem dos canais apareceu. Quando o seletor esfriou, novamente, os canais sairam todos do ar!
Conclusão: seletor de canais com defeito.

Solução: eu resolvi assim. Removi o seletor (fabricação da SAMSUNG) da placa e abri sua tampinha lateral para expôr o lado da solda dos componentes internos. Passei um pouco de fluxo de solda pastoso sobre cada pontinho de solda, peguei o soprador de ar quente e soprei fazendo movimentos circulares sobre a face aberta do seletor por alguns segundos a uma distância segura até que começou a sair fumaça da placa super aquecida. Depois, joguei um pouco de álcool isopropilico sobre a placa ainda quente e passei uma escova para retirar a sobra do fluxo derretido. Então, sequei o álcool soprando levemente a placa e voltei a colocar a tampa de volta. Instalei novamente o seletor na placa da TV, liguei a TV, refiz a sua sintonia automática e ela voltou a funcionar sem problemas, pegando todos os canais e sintonizando o rádio! Após várias horas de teste ligando e desligando a TV, o defeito não mais se manisfestou.
Desta forma, eu consegui economizar a compra de um seletor novo e agilizei a manutenção do aparelho.
Se alguém estiver com um pepino desses, pode tentar essa solução. Valeu...
Pask
Word

Mensagempor MTC » 26 Jan 2008 13:24

tenho uma dessas mas o modelo sem FM. Tem o defeito do botao "return" do controle sempre retornar para o canal 24.
Tbm nao desliga direito as veze pelo controle - a tela se fecha mas
a saida horizontal ficha chiando em alta ferquencia. Ai eh so
ligar e desligar novamente.

Esse meu modelo tem aquela garantia das 6000 horas, ainda ta em
5000. Aguem sabe se tem como resetar este contador????

[]'s.
MTC
Byte

Mensagempor Pask » 26 Jan 2008 16:04

Que comportamento estranho deste televisor! Nunca vi defeito assim. Mas, dê uma olhada na memória. Esse comportamento estranho é típico de memória com defeito. Substitua a memória para ver se resolve o problema da tecla "return" e do desligamento também.
Agora me explique melhor essa história do contador de 6000 horas. Como é isso?!
Pask
Word

Mensagempor MTC » 29 Jan 2008 11:45

Olá Pask,

foi uma serie de televisores da gradiente com garantia de 10 anos ou 6.000 horas de uso. No CR tem um botao counter, q mostra na tela qtas horas de uso o televisor ja tem. Minha vontade é de resetar o counter.. heheheh
MTC
Byte

Voltar para Circuitos Diversos