Página 1 de 1
Osciloscípio MO-1225

Enviado:
23 Jan 2008 14:56
por Pask
Tenho um osciloscópio Minipa MO-1225 analógico, duplo traço de 20MHz que está apresentando o seguinte comportamento: a cada dia que passa é preciso abrir mais o controle de brilho para conseguir visualizar o traço na tela. Alguém saberia dizer o que pode estar acontecendo?
Informo que o osciloscópio tem menos de 200 horas de uso. Obrigado.

Enviado:
23 Jan 2008 17:40
por phophollety
Fuga no triplicador da alta, fuga nos capacitores, fuga na pcb, enfim.. isso deve ser fuga em algum lugar, seu scop faz "barulho" de alta tensão!?

Enviado:
23 Jan 2008 18:45
por proex
O meu apresentou o mesmo sintoma, troquei 3 capacitores que me pareceram ja cansadinhos e o bicho voltou ao normal.
Depois, troquei tudo que era eletrolitico. O osciloscópio ficou ótimo, com o sincronismo estavel etc.

Enviado:
23 Jan 2008 20:55
por Pask
Não. Na verdade ele é totalmente silencioso. Não está havendo fuga de alta tensão. O traço também fica estável na tela. Será que a causa do problema são os capacitores eletrolíticos mesmo?

Enviado:
24 Jan 2008 07:03
por phophollety
não sei se são os capacitores.. mas isso tem cara de fuga mesmo...
ou as vezes algum resistor de base que aquece demais e vai aumentando a resistência..já vi defeito assim também..

Enviado:
24 Jan 2008 10:30
por avcasella
Ainda esta na garantia?

Enviado:
24 Jan 2008 11:40
por LeandroPIC
Tem que ver se é probrema na tensão do screem ou na tesão do filamento...
probrema no screem:
Troque o capacitor do SCREEN é um que está na placa do tubo teve ser de 10NF X 2KV ou perto disso, ou pode ser o soquete do tubo.
problema no filamento:
o filamento da 6Volts ou perto disso vc teve medir essa tensão se estiver baixa vc pode trocar o capacitor de retificação dessa tensão.
sou tecnico em Monitores, de mais detalhes que eu te ajudo!

Enviado:
24 Jan 2008 15:36
por Pask
Não está na garantia. O osciloscópio tem quase 4 anos de uso.
Realmente ainda não abri o osciloscópio para dar uma olhada. Mas, depois farei isto e volto a passar os detalhes para vocês.

Enviado:
24 Jan 2008 20:38
por Pask
Amigos, o problema do osciloscópio foi resolvido. Simplesmente localizei o trimpot de ajuste de sub-brilho na placa e retoquei o seu ajuste. Agora, consigo ver o traço no início do curso do ajuste de intensidade do painel.
Com relação às tensões gerais do aparelho, verifiquei todas e me pareceram todas normais. A tensão de filamento está em torno de 7,5Vrms.
É isso aí...