Página 1 de 1

34063 Voltage Inverting Converter

MensagemEnviado: 21 Jan 2008 09:24
por BFCardoso
Olá galera....

Preciso de alguem que já usou o CI 34063 para me ajudar.

Quero converter 5V em -12V/80mA. O manual sugere um circuito para conseguir -12V/100mA, só que nao funciona de jeito nenhum, e diga-se de passagem, tenho todos os componentes especificados no manual para fazer este circuito.

Por acaso alguem ja fez o circuito do manual , ou, algum similar com este CI que convertesse 5V em -12V/80mA?

Achei um site que faz os cálculos para este CI. Os valores também sao aproximados ao do manual, por isso nao entendo por que nao funciona.

Abaixo tem o link do manual e do site dos calculos.

Obrigado pela ajuda.

BFCardoso

http://www.nomad.ee/micros/mc34063a/index.shtml

http://www.alldatasheet.com/datasheet-p ... 63AP1.html

Re: 34063 Voltage Inverting Converter

MensagemEnviado: 21 Jan 2008 09:46
por andre_luis
Eu uso este CI e funciona perfeitamente.
Segue circuito :

http://www.teprom.eng.br/arquivos/conversor.pdf

+++

MensagemEnviado: 21 Jan 2008 10:05
por BFCardoso
Olá André,

A diferença do seu circuito para o do manual está no capacitor C38 de 1u5F, cujo manual coloca 1n5F. Vou fazer o teste com este valor.

Com este circuito voce consegue aproximadamente 100mA?

Obrigado pela ajuda.

Ps.: O único componente que nao tenho igual ao do manual é o indutor de 88uF. Possuo um de 100uF, sendo assim, esta pequena diferença influencia muito no circuito?

MensagemEnviado: 21 Jan 2008 10:30
por andre_luis
Não cheguei a medir a corrente de saída, uma vez que o circuito onde é utilizado este conversor possui consumo praticamente nulo. ( Driver de chaveamento de Mosfet )

+++

MensagemEnviado: 22 Jan 2008 13:21
por cscharf
Olá BFCardoso
Uma outra coisa que deve ser levada em conta é o fato de que a frequencia de chaveamento pode requerer um layout especifico.

MensagemEnviado: 23 Jan 2008 09:23
por BFCardoso
Olá galera,

Tirei algumas conclusões depois de efetuar vários testes com diversos valores de componentes e alguns cálculos fracassados.

1º --> A montagem feita do circuito que aparece no manual funciona, desde que não ultrapasse 10mA. Apartir deste valor, a medida que é exigido mais corrente a tensão não permanece em -12V, ela "cai" até chegar a 0V.

2º --> Montei o circuito alterando alguns componentes para tentar chegar aos -12V/100mA que o manual diz que o CI consegui liberar. Consegui -12V/75mA só que acontecem dois problemas: O primeiro é que mesmo usando um filtro na saída, o ripple é de 500mV, e no meu caso esse ripple fez com que meu circuito nao funcionasse. O segundo é que o CI esquenta muito e, deixei ele nesta configuração por poucos minutos, contudo, não sei se ele aguentaria funcionar por muito tempo.

3º --> Alterei de novo o circuito adequando as características do meu projeto. Consegui -12V/35mA com 50mV de ripple e frequencia de opederação de 71Khz.

Obs.: Fiz estes teste em uma proto-placa, sendo assim não levei em conta o lay-out como lembrou nosso amigo cscharf.

Muito obrigado pela ajuda de todos. Se alguem possuir alguma dúvida pode perguntar que se tiver ao meu alcance responderei.

Ate mais.

BFCardoso