Estou com uma dúvida idiota, não gosto de circuitos analógicos, mas preciso usar.
Fui procurar ampop aqui, e só achei os 741. Na preguiça de sair pra comprar um decente resolvi usar ele. Mas não consegui fazer ele funcionar.
Meu projeto é o seguinte: Preciso enviar 2 tensões para simular um sensor da central de injeção eletronica do carro, sendo que 1 das tensões é exatamente o dobro da outra.
Tentei gerar as 2 tensões direto com um pic, usando pwm e um filtro passa-baixa. Aparentemente (no multimetro vagaba) estava tudo ok, mas a injeção acusa erro, que eu acredito ser por uma tensão não estar exatamente o dobro da outra, ou então pelo pequeno ripple do pwm.
Bom, então resolvi meter uns ampops na brincadeira. Gero apenas a tensão menor no pwm do pic, passo por um buffer (sinal no V+ e curto do V- pro Vout), envio esse sinal pra injeção e esse mesmo sinal coloco em outro ampop dobrando sua tensão (sinal no V+, 1 capacitor de 10k pro terra no V- e outro de 10k do V- pro Vout). E a alimentação do 741 apenas +5v e terra.
Bom, o que acontece é que o buffer não funciona. Ele fica sempre em 1,7v, independente da tensão da entrada. Cheguei a trocar o CI pensando q o mesmo estava ruim mas continuou o mesmo problema.
Como nunca estudei muito 741, pergunto o que está errado. É a falta de alimentação negativa? ou tem que ajustar os pinos 1 e 5? ou o que?