Ponte Wheatstone e PT100

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ponte Wheatstone e PT100

Mensagempor geraldomelo » 17 Out 2007 05:15

Pessoal , to precisando ler uma ponta PT100 , em uma ponte de Wheatstone .. já andei dando uma lida na net , e também dandoi uma brincada no no Proteus .. O problema é que não to conseguindo calcular bem os resistores da ponte e também não to sabendo como eu vou fazer para ler , pois eu preciso saber a resistencia do PT100 ... Tem um componente PT100 lá no Isis, mas ele tem 4 fios , não to conseguindo ligar ele de jeito nenhum , dá erro toda hora ... o que eu vou usar aqui , são a tres fios ....... Fabim, dei uma olhada no teu circuito ... Vc poderia explicar como tá ligado aquele PT100 lá no Isis ? .. dá uma luz ai .....

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor fabim » 17 Out 2007 08:36

bom.. que circuito ? lembro não.

Da uma refrescada na minha memória, ultimamente to lembrando nem quem eu comi na janta ontem.rs

Mais de qualquer forma.
O PT100 do isis é simprão pra usar, 4 fios.
fios de baixo interligados e ligados a terra, fios de cima, o externo ligado a fonte DC corrente constante tipo 1mA, fio interno tensão proporcional a resistencia. Ele ja tem previsto 2R de impedancia de fio, do valor que aparecer voce subtrai 1R.

Ponte de %$@#$@#tone, com PT100.. Um sei não eim.. Sai fora. Fica uma m**** com margem de erro de 500% rs.

Mais facil voce inserir um valor de corrente constante conhecido tipo 1mA, subtrair o valor ohmico dos fios 1,3, pegar esse valor de resistencia@temperatura, fazer alguns calculos polinomiais, e ter uma margem de erro <1°C.. entre -200 e +850°C.. aí funfa >>>rsrs

Abraços, fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Out 2007 09:26

Geraldo,

Primeiramente, como vc irá avaliar um sensor de temperatura preciso como um PT100 (com ele é possivel obter precisão até a terceira casa (milésimos de grau)) é necessário que os outros elementos da ponte possuam uma estabilidade térmica boa - usar resistores com 1% ou melhores (há resistores com 0,1% que possuem o corpo azul escuro e valor marcado com texto).

A montagem da pte de Wheatstone é como a de uma retificadora comum, onde tres elementos serão resistores de 100R e um o PT100, a excitação você faz por duas pontas opostas (injeta uma fonte de corrente constante (no caso do PT100) tbem bem estabilizada em temperatura (use o LM723)), e nos outros dois extremos faz a leitura.

Imagem

Pesquisando por "Wheatstone bridge" você tbem encontrará muita coisa.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 17 Out 2007 09:37

Brasilma.
Se essa m**** de ponte fosse tão boa e facil de usar e os componentes fossem encontrados em padarias eu concordaria com você, e as empresas ainda usariam essa mercadoria de ponte..MASSS como tudo que eu disse não passou de um sonho...

ADC 16BIT´s
Current Source 1mA +/- 0.1%

aí voce vai ter 0,001% +/-..

e só..

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Out 2007 18:01

Geraldo,

Me ocorreu uma coisa importante agora.

Você não precisa se preocupar tanto com o drift térmico dos resistores da ponte, pode usar tranquilamente resistores de 1%, se manter a ponte em uma temperatura constante.

Abraços,
MArco(s).
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 18 Out 2007 07:45

"Você não precisa se preocupar tanto com o drift térmico dos resistores da ponte, pode usar tranquilamente resistores de 1%, se manter a ponte em uma temperatura constante."

Não resiti - se a temperatura for constante realmente voce nao precisa se preocupar com a variação de temperatura, pois ela e constante, e constantes costumam nao variar, ou não seriam constantes.

Existem resistores que sao estabilizados em temperatura, os pirometros antigos usavam isso, mas voce pode ler a temperatura e compensar a variacao que é mais usado atualmente.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 18 Out 2007 08:10

Ô Edson, não avacalha não, estamos trocando idéias sobre um assunto sério, se quiser opinar procure ao menos ler o assunto desde o inicio, rs, rs

O nobre colega precisa ler a temperatura de um PT100 , em uma ponte de Wheatstone, um PT100 pode apresentar precisão até a terceira casa decimal (milésmos de graú), portanto os elementos desta ponte teriam de ter uma estabilidade térmica muito grande, ao invéz disso penso que pode ser mais simples usar componentes mais acessiveis e manter a temperatura constante.

Procuro, na medida do possivel, primeiramente sempre trabalhar em cima da dificuldade e dos recursos que os colegas tem disponível, ao invéz de propor soluções mais ousadas.
brasilma
Dword

Mensagempor fenix3 » 19 Out 2007 01:53

As ousadias eh que irao mudar este pais, faca sempre da melhor maneira possivel, esta sera a melhor maneira...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 19 Out 2007 07:22

Brasilma, desculpe, pela avacalhaçao e que fiquei imaginado vender um equipamento com a especificacao de um ambiente de temperatura controlada de 1 milesimo de grau de precisao, custo do equipamento U$ 300,00 custo do ambiente controlado U$ 1.000.000,00.
Se fosse por mim usava um XTR101 e compensava a variação de temperatura dos resistores da ponte com o sensor de temperatura de junta fria levantando a variacao do circuto e interpolando, pelo menos sei que isso funciona.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 19 Out 2007 08:12

casild´s.
Insisto no assunto novamente.
Tem que ser ponte mesmo ?
não ten jeito de ser outra coisa ?
TIPO.

5 resistores de 1% de 2.5K
1 Ref 2.5V +/-0.5%
1 LM4148
1 LM358

Com isso aí eu consegui precisão de +/- 0,3%C entre -20 e + 650°C.

Não da pra voce usar assim?

abraços
Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 19 Out 2007 15:40

Edson, me desculpe mais uma vez, mas quando respondemos um tópico, temos de nos ater ao assunto em pauta - ao menos eu tentoagir assim.

Vou colocar novamente o que ele escreveu no post inicial: "Pessoal , to precisando ler uma ponta PT100 , em uma ponte de Wheatstone ".

Devemos nos ater a isso até segunda ordem, se no meio do caminho houver alguma mudança por parte do postulante, acompanhamos.
brasilma
Dword

Mensagempor geraldomelo » 23 Out 2007 02:53

Ola Pessoal .. Desculpem a demora , estava viajando.. .. obrigado a todos que responderam ...
é o seguinte , não preciso de toda essa precisão .. para mim , 1ºC já está ótimo ... eu propus ler o pt100 com a ponte , pois os que eu possuo aqui , são a três fios , e parece ser o jeito mais fácil de ligar ele .... no caso de ser a 3 fios , seria para compensar o tamanho do fio na ligação , que chegaria até no máx uns 3 metros , mas acabei de ler aqui , que até essa distância não precisaria usar o PT100 a três fios . Bom , então desculpem pessoal , realmente , com essa precisão e como vcs explicaram , eu não precisaria ler com a ponte ... ok , mas já que estamos aqui , não custa aprender ... no caso da ponte , eu fiz uns testes aqui , com um arranjo de dois resistores de 100 ohms na parte de cima , e um de 300 ohms e outro variando de 0 a 300 ohms , simulando o PT100 .. assim , consegui variar a tensão de 0V para o PT100 com 300 ohms , e 3,74 V , com o Pt100 simulando 1 ohm .. Ponte alimentada com 5V ... com o arranjo de todos os resistores de 100 ohms ,e o pt100 , tem hora que o voltimetro do isis marcas marca tensão negativa ... ai complica , pois teria que fazer fonte simétrica ... Bom , considerando o primeiro arranjo , de 0V até 3,74V , então eu leio a tensão no lugar do voltimetro mesmo ? Qual a expressão que me relaciona essas duas grandezas ? ou seja , que formula eu uso para saber que em xVolts , a resistência do PT100 é Y ??? .. Também com essa variação de tensão , eu não necessitaria de um Operacional ? Iria direto para o AD do Pic ( vou usar Pic nessa aplicação ) ...
Bom Fabim , agora sabendo da precisão que eu pretendendo , também não descartaria fazer do seu jeito ... como vc fez o seu arranjo ... ... fez um divisor de tensão usando um resistor e o pt100 ? alimentou isso com corrente constante ? ai é só ir para um Operacional ?? vc poderia postar esse circuitinho ai pra gente que vc falou , com

5 resistores de 1% de 2.5K ,
1 Ref 2.5V +/-0.5% ,
1 LM4148
1 LM358

Bom pessoal , abraços , e desculpem se gerei alguma duvida sobre qual a forma a ser feita , mas foi bom , pois agora vamos aprender as duas maneiras , e é isso que importa também né ....

Obrigado

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor geraldomelo » 31 Out 2007 00:52

Uai pessoar ... ceis sumiram ? tava esperando as considerações de vcs ...

abraços

Geraldo ..
geraldomelo
Byte

Mensagempor RobL » 31 Out 2007 17:13

Em prol da ponte:
Há varias razões para ser usar uma ponte de Wheatstone. Nem sempre é possível adequar determinado sensor ou variável com corrente constante, apenas.
Uma ponte em equilíbrio, continua em equilíbrio com variação de temperatura, desde que os resistores (ou mais complexo com impedâncias) tenham o mesmo coeficiente de temperatura. Este fato é bem explorado na técnica. A ponte também possibilita trabalhar a relação entre as variáveis (função de transferência), etc, fora adequação de transferência de energia.
Quase sempre, quando a exatidão e repetibilidade é o alvo, a ponte é a mira laser.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 01 Nov 2007 08:50

o pobrema de ponte para aplicações "funcionais" com qualidade aceitavel, digo acitavel.!!!! tem que trampar com fonte simetrica, e a gambiarra de divisor resistivo etc, pode esquecer fica uma ME#$%...

uma vez direto do tunel do tempo, montei um termometro usando o ICL e um NTC de 10K e constante 3970 com encapsulamento de vidro..

achei lindo o acompanhamento e tempo de resposta em função de temperatura, aí me deu a louca de pegar a anarquia de um termometro de referencia industrial e fazer a comparação... resurtadu..!!!

m****.... porcaria tranqueira ladrão vagabundo sem vergonha.af af af"respiração ofegante rsrs"..

Virei até de ponta cabeça, acertava as temp alta alterava as baixas e vice e versa..

Um belo dia montei um injetor de 100uA, usei um AMP oP in mosfet como buffet.rs

Fiz comparações fui anotando os resultados, joguei em um programinha chique e criei calculos polinomiais para faixas de resistencia. A margem de erro com 10 bits foi de 1,3°C.. entre -14 e +230°C.. ta bão né?

Abraços
Fabim.

Abaixo a ponte de notredame..!!!rsrs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Voltar para Circuitos Diversos