ajuda cadeira motorizada.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

ajuda cadeira motorizada.

Mensagempor fabim » 01 Out 2007 11:48

pessoal, estou desenvolvendo uma cadeira motorizada eletrica, para uma prima de um cunhado.

A parte eletronica.: bridge,manche,lógica de controle etc, esta tudo pronto. O que esta me mantando é o maledito do motor DC de 12V pra dar conta dessa cadeira.
A menina tem uma doênça rara, que faz com que os musculos e ossos nao se desenvolvam. Ela consegue movimentar as mãos perfeitamente mas sem levantar os braços. Peso aproximado de 42kG.

Tentei utilizar motor de vidro eletrico de carro com redução 1:5. torque perfeito velocidade ideal.. porêm vida util curtissima.. nos meus testes não passou de 3 dias com 5 horas diarias de teste.

Resumindo.

Gostaria que me dessem algumas dicas de que motor utilizar, onde encontro, média de custo etc.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Out 2007 13:20

Olá Fabim.

O que não aguentou 3 dias é o motor, ou é a carga da bateria?
Se for o motor deve ser porque está trabalhando forçado.

Eu comprei no ferro velho um motor de limpador de parabrisas (o meu é do Santana, por ser o mais barato, por causa da procura). Me pediram de R$80,00 a R$50,00. Este motor é mais potente que o de vidro elétrico e tem uma grande redução. Acho que não vai forçar o motor.

Há duas bobinas (velocidades)
Fio Marrom - com 70 RPM, o eixo gira no sentido horário, com Imáx = 3,6A.
Fio Preto com cinza - com 120 RPM, o eixo gira no sentido anti-horário, com Imáx > 8,7A.
Acho que a ligação de menor corrente deve bastar.

Dê um retorno se é isso mesmo, ok?

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 01 Out 2007 14:20

bom 70 RPM, levando em consideração uma redução 1:4 = 17,5 RPM

17,5 / 60 segundos = 0,29 volta por segundo.

A roda tem um diâmetro de 40 cm+/-
3.14*40 = 1,25 metros
0.29 * 1,25 = 36cm por segundo ou quase o dobro 72cm na outra polarização. se eu usar redução de 1:2 vai para 1,44 metros por segundo na aceleração máxima..

O que acha? será que vira ?

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor cmte » 01 Out 2007 14:37

Certa vez eu precisava testar a resistência ao desgaste de uma peça feita de nylon injetado, contra a fricção de uma corda de nylon. Usei um motor de limpador de párabrisa com redução para girar um braço excêntrico e transmitir o movimento de sobe e desce contínuo para a corda. O peso que o motor puxava, na vertical, através de duas cordas, era inferior a 3,5 kg. Ainda tinha uma alavanquinha ajudando. Com meia hora de uso o motor esquentava pacas. Como o teste duraria semanas, ininterruptamente, a solução foi uma refrigeração a ar: Um ventilador em cima dele.
Antes do treco funcionar, tive que desmontá-lo e fazer uma revisão, pois veio do ferro-velho.
Não lembro ao certo a amperagem da fonte, mas acredito que era de 8A (12v). Achei o motor bem fraquinho pra essa minha aplicação.

Faz tempo que não vejo nada sobre o assunto, mas os motores brushless usados em aeromodelismo estão bem desenvolvidos. Os packs de baterias também. Dá uma olhada. Talvez tenha algum "parrudo" que dê conta do recado. Tem um fórum legal que é o www.evoo.com.br . Lá tem a seção de motores, onde falam bastante deste tipo.

Abs!
cmte
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Out 2007 18:03

Olá Fabim.

Você pode aumentar a redução com corrente e polia dentada de bicicleta. Também pode usar um PWM.
A primeira opção não reduz a potência do motor, já na segunda opção a potência fica reduzida.

Acho que uma velocidade boa seria cerca de 30 cm / segundo.

Outra opção é acessar o site http://www.casaferreira.com.br/ lá tem motores com redução para diversas potências.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ivan » 02 Out 2007 14:18

Procura no site da action motors: http://www.actionmotors.com.br/ deve ter algo que lhe interesse. O preço é bem melhor que os de motores de limpador de para-brisa. Encontrei motores bem interessantes para a minha aplicação.
Tem o site da Motron: http://www.motron.com.br/
Da Treffer tb: http://www.treffer.com.br/produtos/moto ... resdc.html
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor EDSONCAN » 02 Out 2007 14:52

Palpite

Não e mais facil pegar uma Scooter elétrica tipo a Freedom 2001 que custa uns R$ 3.500,00 e adaptar os controles?
A parte mecanica estaria quase toda pronta, ja que é para uma peça somente.

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 02 Out 2007 14:59

aíiiiiiii.... essa doeu .. pegou no meio das bolas..

nossa Ed.
carai. sou menino carente, eu vou fazer a cadeira dos pés aos cabelos, com o menor custo possivel. Pois a pessoa que precisa é carente, e estou rachando os custos com + 4 pessoas.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 02 Out 2007 15:07

Fabim,

Se vc somar o custo de material, tempo, serviços de fresa e torno, se precisar e etc, voce acaba chegando nisso.
Faz uma brincandeira, coloca R$ 100,00/hora e calcula quanto tempo voce esta envolvido, soma material e etc e veja qto chegou.

Por isso que eu disse se for somente uma peça não vale a pena.

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 02 Out 2007 15:21

é se pensar assim voce tem razão EDI.

Mais nesse caso, eu estou tão animado em ajudar essa menina que eu quero fazer tudo com minhas proprias mãos.
usinagem é o de menos, eu tenho acesso.!

o que esta ******* o meio de campo, é a porqueira do motor eletrico.!

se tiver alguma dica eu agradeço.

abração

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 02 Out 2007 16:30

A Bosch tem um motor que nasceu para ser motor de limpador de parabrisa de caminhao e acabou virando motor multiuso.

Ja usei para cadeira de dentista tem um torque enorme e uma alta durabilidade, so que e 24 Volts, se nao me engano e usado nesse projeto abaixo.

Essa é a especificacao de um fabricante nacional, como voce pode notar o motor que eles usam e de 300W 24Volts tambem.

Segundo um amigo que trabalhou em um projeto desses, faça o freio primeiro, pois tem que funcionar em qualquer condição.

A cadeira de rodas motorizada Freedom L ...
Impulsionada até 8Km/h por dois motores elétricos de 24V CC 300W com redução de baixa manutenção através de correias Micro-V e correia V, monitorados por drive de potência eletrônico PWM-Mosfet Power-microprocessado com frenagem regenerativa que é controlado por joystick indutivo (sem contato) remoto que pode ser instalado no lado direito, esquerdo ou em qualquer outro local, com adaptação, que facilite o seu manuseio.
Buzina eletrônica, computador de bordo com nove funções, faroletes, freio de estacionamento eletromagnético, função mild-turbo, limitador de velocidade, sinaleiras, duas baterias de 12V 45A com tampas e alças independentes que permitem uma autonomia máxima de 25Km por carga (considerando baterias novas, terreno plano, uso intermitente e levando a descarga profunda) tendo como autonomia ideal de no máximo 15Km por carga, que é recarregada por um carregador inteligente 90/260V microprocessado que efetua todas as curvas corretas de carga maximizando o aproveitamento energético das baterias com consumo ínfimo de energia elétrica.

SDS
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 02 Out 2007 17:06

eu ja tinha visado o projeto, encima de algumas especificações que colhi na net.
que na média é +/- isso que voce indicou..

Bateria de 12V X 45A, tem uma camarada aqui perto de orlandia que tem por R$95,00 "selada".

A parte eletronica consiste em.

2 placas Full bridge de 60A. de 8 a 45V." o que consegui testar"

1 18F tomando conta da bagaceira

1 joy XY, e setas de rotacionamento sobre eixo.

1 carregador com capacidade de até 15A X 16V com controle de corrente de carga.

no caso até o momento eu usei uma cadeira de R$140,00.

Mais ja estou acabando de fazer a versão final.

Plomor de Deus..

Motor DC................ esse sim ta me dando uma dor de coco danada...

ja testei uns 4 modelos diferentes, só que um mais tranca que o outro..

minha preocupação.. Suportabilidade de temperatura, que tenha rolamento, escova de grafite(ou indução), alto torque com beneficio de consumo baixo ou aceitavél, coisas do tipo."não precisa ser uma brastemp".

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor albertorcneto » 03 Out 2007 06:42

Existem motores DC e AC Brushless, que tem eficiencia em torno de 90%. Eles talvez sejam melhores pra vc que precisa de aumentar a autonomia da cadeira. Sao um pouco mais caros, mas talvez eh um caro que compense.

Outra opcao eh usar um motor de inducao mesmo, monofasico, com um simples inversor Push-Pull. Sei que existem motores de um quarto de cavalo, que talvez ja seria muita potencia pra vc. Mas vc pode procurar saber se tem motores de menor potencia. E para economizar vc pode perguntar nos lugares que eles enrolam motores. Geralmente vendem motores baratos.
albertorcneto
Byte

Mensagempor edison » 04 Out 2007 23:20

Fabim te mandei uma MP referente a isso ok??

Segiro que vc de uma olhada em alguns projetos de "bicicletas elétricas" ou no google (Electric Bike) possivelvente da prá adaptar ao seu projeto pois tem alguns detalhes interessantes quanto às partes mecânicas,acoplamentos,sistemas de tração etc. da uma olhada aqui,

http://www.peltzer.net/ebike/index.html
http://www.peltzer.net/ebike/ebike2.htm
http://www.peltzer.net/ebike/ebike3.htm

Tem umas fotos legais creio que ajuda bastante na parte mecânica .
Té mais.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 05 Out 2007 22:59

Fabim, te mandei um email com fotos do motor da MP.
Mantenha contato.
Té mais.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos