Medir Eficiência de um Dissipador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Medir Eficiência de um Dissipador

Mensagempor kaoalex » 27 Set 2007 13:33

Olá para todos!
Estou precisando testar a eficiencia de um dissipador de calor para pc.
Mas para isso eu preciso montar um sistema (o mais simples possivel) para avaliar a eficiencia.

Minha primeira tentativa foi usando resistência de chuveiro alimentada com uma fonte de pc 12V. Só que resistência esquentou demais.

potencia = tensão x corrente

De que forma eu posso montar um sistema em que eu possa regular a temperatura e saber a potencia gerada pela resistencia?

Não tenho vergonha de ficar usando multimetro!!! rs...

Espero ter conseguido explicar...

Obrigado a todos pela ajuda
Alexandre Pacheco
kaoalex
Byte

Mensagempor fabim » 27 Set 2007 13:51

nossa que rolo..rs
mais vamos lá.rs

Bom pelo que eu entendi voce quer saber se o dissipador dissipa bem!?!?!?!rs trocadilho idiota.rsrs

O que me veio em mente foi o seguinte..

Um transistor Tipo um 2N3055, uma resistência de 0, alguma coisa e uma fonte..

voce monta um sisteminha de controle de corrente constante, tipo 1A sobre 12V, o que daria uma dissipação de 12W enciama do 2N3055.
Voce usa um LM35 em contato com o 3055 debaixo dele, sem ligar a ventoinha e deixa uns 15 minutos observando a temperatura, depois voce mete o purrete na ventoinha com velocidade máxima e observa novamente a temperatura... bom, não sei se é isso, mais ja é uma idéia.

Abraços.. Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor edison » 27 Set 2007 17:30

Essa veio de estalo:
Aqueça um (sem piadinhas)... ferro de passar roupas acompanhando sua temperatura e simultaneamente encoste o tal dissipador também monitorando sua temperatura com outro aparelho (termometro digital) e acompanhe a variação dos dois.
Se for o caso crie um grafico da perda de temperatura do ferro em função do tempo e depois faça o teste usando o mesmo tempo como base e veja a diferença.( atenção com correntes de ar)
Solução "bem" caseira.
Pode usar tb um ferro de solda bem potente tipo machadinha mas deixa de ser caseira.....rs!
ps. Só cuidado prá não apanhar da "Dona" do ferro...de passar roupas!!
Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor kaoalex » 28 Set 2007 01:47

fabim escreveu:nossa que rolo..rs
mais vamos lá.rs

Bom pelo que eu entendi voce quer saber se o dissipador dissipa bem!?!?!?!rs trocadilho idiota.rsrs

O que me veio em mente foi o seguinte..

Um transistor Tipo um 2N3055, uma resistência de 0, alguma coisa e uma fonte..

voce monta um sisteminha de controle de corrente constante, tipo 1A sobre 12V, o que daria uma dissipação de 12W enciama do 2N3055.
Voce usa um LM35 em contato com o 3055 debaixo dele, sem ligar a ventoinha e deixa uns 15 minutos observando a temperatura, depois voce mete o purrete na ventoinha com velocidade máxima e observa novamente a temperatura... bom, não sei se é isso, mais ja é uma idéia.

Abraços.. Fabim

Fabim,
Gostei dessa idéia... Pelo que vi o 3055 dissipa até 115W.
Vou ver se acho o sistema de corrernte constante (aceito doações rs...).
Para medir a temperatura vou usar um pt100/pt1000 que tenho em casa.
Valeu mesmo!!!

um abraço
Alexandre Pacheco
kaoalex
Byte

Mensagempor kaoalex » 28 Set 2007 02:04

edison escreveu:Essa veio de estalo:
Aqueça um (sem piadinhas)... ferro de passar roupas acompanhando sua temperatura e simultaneamente encoste o tal dissipador também monitorando sua temperatura com outro aparelho (termometro digital) e acompanhe a variação dos dois.
Se for o caso crie um grafico da perda de temperatura do ferro em função do tempo e depois faça o teste usando o mesmo tempo como base e veja a diferença.( atenção com correntes de ar)
Solução "bem" caseira.
Pode usar tb um ferro de solda bem potente tipo machadinha mas deixa de ser caseira.....rs!
ps. Só cuidado prá não apanhar da "Dona" do ferro...de passar roupas!!
Té mais..

edison,
Já tinha pensado nessa possibilidade...
Tenho o ferro já separado e um sensor de corrente.

Um abraço
Alexandre Pacheco
kaoalex
Byte

Voltar para Circuitos Diversos