Barreira fotoelétrica.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Barreira fotoelétrica.

Mensagempor edison » 24 Set 2007 02:53

Seguinte,estou presisando de um circuito de barreira fotoelétrica tipo emissor & receptor com alcance de aprox 1 metro sem usar lentes. Pode ser com IR.
O sinal de saida tem que ser a relê.
Eu li em algum lugar que é posivel controlar o alcance pelo ajuste de frequencia do transmissor podendo chegar a quase 1,5 metros.

Outra coisa: Em termos de tempo de resposta ,alcance e confiabilidade qual opção é melhor: Fotodiodo ou fototransistor???
Toda ajuda é bem vinda...
Grato
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor fabim » 24 Set 2007 08:15

bom. ja começa a complicar porque não quer usar lentes.Rs
as lentes usadas em Receptor filtram os raios ultra violentos,"RSRS" emitidos pelas lampadas incandecentes ou florecentes..
esta energia ultra violeta deixa os receptores IR doidinhos e diminuem pra caramba a sensibilidade do carinha.

Existe uma forma que o pessoal usa o LM567 eu acho, PLL de baixa frequencia, antes de injetar o sinal no LM o sinal recebido pelo receptor IR passa por um sistema de pré amplificação sintonizado na frequencia fundamental do TX. Uma vez eu consegui quase 4 metros, mais não lembro como fiz, pois montei direto na proto e não fiz o esquema.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 24 Set 2007 17:02

A China chegou pra ficar...

Comprei um ponteiro Laser/Lanterna no camelódromo do RJ por R$ 6,00 ( na caixa, com pilha e tudo ).

Voce poderia usar um bixinho desses, arrancando o "princípio ativo" da lanterna.

Só faria uma observação : No lado do receptor, voce teria de colocar um anteparo fosco, afim de tornar o feixe difuso, para não queimar a célula receptora.

+++

-
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 24 Set 2007 17:18

Fiz um teste como o André falou, usei um laser point e um LDR do outro lado, funcionou muito bem, a área maior do LDR ajudou no alinhamento.

Para evitar outras fontes de luz interfiram, colocar o LDR no fundo de um copinho negro, tipo copinho de filme fotográfico.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fenix3 » 24 Set 2007 18:48

So para corrigir...
Estas ponteiras a LASER custam ali em baixo a bagatela de U$0,40 com pilha e tudo....
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor edison » 25 Set 2007 02:21

Essa do laser é interessante. eu nem lembrei disso. (a molecada da rua vive apagando luzes da iluminação pública com eles ...Laser x LDR).
O problema é o tempo de resposta do LDR já que o sistema vai funcionar NF ou seja tem que causar um desligamento rápido com o feixe interrompido.
A ideia do PLL é boa pois tem um lance de modulação o que evita influencias externas......vou amadurecer essa.
Eu vi em uma guilhotina um sistema muito tosco do tipo lampada incandecente > espelho 45° >espelho 45° > retornando a um foto diodo . Isso gerava dois feixes paralelos mas como disse muito "medieval" essa de espelhos. sem contar que é um saco ficar alinhando isso.
Vou pesquisar mais... e agradeço mais alguma sugestão..
Té mais..
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 25 Set 2007 06:56

Eu acho que esses laser de ponteira tem a vida uitil extremamente curta, pois nao sao projetados para serviços continuos.
Um leitor de codigo de barras de supermercado a laser, com modo de economia do laser e usando laser especifico para isso chega a 3 anos em media.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor andre_luis » 25 Set 2007 09:16

EDSONCAN escreveu:...esses laser de ponteira tem a vida uitil extremamente curta, pois nao sao projetados para serviços continuos....

Eu concordo que o LED da lantera tem um brilho além do normal...mas será o mesmo para o Laser ?

Será que se o alimentasse com uma tensão menor funcionaria ?
Também poderia operá-lo em modo pulsado ( se é que já não é feito assim )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 25 Set 2007 10:14

Com certeza para uma durabilidade maior a corrente do LED deve ser reduzida, o que é até bom para não danificar o sensor.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Set 2007 11:07

fenix3 escreveu:...Estas ponteiras a LASER custam ali em baixo a bagatela de U$0,40 com pilha e tudo....

Onde, exatamente ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor RAWeigel » 25 Set 2007 11:57

... O valor mais baixo que encontrei aqui no Rio foi R$1,40, comprando no minimo 10 peças, nas lojas de "Atacado" para 1,99.
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor fenix3 » 26 Set 2007 00:46

andre_teprom escreveu:
fenix3 escreveu:...Estas ponteiras a LASER custam ali em baixo a bagatela de U$0,40 com pilha e tudo....

Onde, exatamente ?

+++

Se voce conhecer um muambeiro, pede para ele, vem de caixa....
http://www.megaeletronicos.com
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Set 2007 08:18

RAWeigel escreveu:... O valor mais baixo que encontrei aqui no Rio foi R$1,40, comprando no minimo 10 peças, nas lojas de "Atacado" para 1,99.

Richard, Estou pasmo...

Soluçoes óticas baseadas em Laser da Balluf ou da Baummer, não saem por menos de R$ 1.000,00. Alguns superam os 3.000 reais ( comprado fora do Brasil )

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 27 Set 2007 02:26

Fiz um teste com um circuitinho de "gaveta" com um Til 78 e uma caneta dessas do Paraguai e obtiveum alcance de 15 metros (instavel devido falta de firmar o pulso....rs) acredito que se eu limitar a corrente no laser ainda assim posso ter potência luminosa suficiente e aumento a vida útil dele ,já que preciso no maximo 1,5 metros. No teste eu coloquei o Til78 dentro de um tubinho plástico preto de uns 3 mm e ele nem sofreu influência do ambiente só atuando com o laser.
Originalmente a canetinha funfava com duas pilhas botão mas eu liguei com uma fontezinha de 3 vcc sem problemas. Vou deixar ligado direto e ver o comportamento.
Agora quero ver se encontro um "importador informal" e encomendar algumas peças a baixo custo para mais testes.

Quanto a minha dúvida inicial referente às diferenças entre foto-diodo e foto-transistor, alguma dica???
Grato.
edison
Dword

Mensagempor andre_luis » 27 Set 2007 08:02

edison,

Foto-diodos ( inversamente polarizados ) sao indicados quando se deseja transmitir sinais com linearidade - como sinais analógicos.

A respeito da ponteira, voce conseguiria descobrir se o feixe é pulsado ? ( deve colocar um osciloscópio no receptor ) Isso é importante saber, pois se caso nao for, assim voce poderia aumentar ainda mais a vida útil do dispositivo.

+++
andre_luis
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos