Página 1 de 2

FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 20 Nov 2019 18:12
por tcpipchip
Tem algum lugar onde acho uma FONTE (igual a usada para carregar celular), mas com saida 3.3V

Ou seja, liga em em AC 220V e joga numa saida "usb" 3.3V, apenas para alimentar um processador...

Senao, compro uma normal e uso um regulador....qual indicam bem barato ?

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 20 Nov 2019 18:28
por Red Neck Guy
Depende da corrente: Eu utilizo alguns de acordo com a demanda de carga: LM1117,LM2937,LM2596...

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 24 Nov 2019 17:40
por ze
tcpipchip escreveu:compro uma normal e uso um regulador

Permita opinar que esta é opção mais eficiente ($). Fonte 5V vc encontra em qualquer camelô. Já uma de 3V3... nunca vi.
Dependendo das exigências do mc, um par (melhor um trio) de diodos em série já pode cair pra sua faixa de vcc. Opcionalmente, a troca de um resistor de uma fonte de 5 pode fazê-la cair a 3V3.
Coincidentemente estou com um projeto/dilema coincidentemente igual. Sua exigência exige regulador 3V3.
abç

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 27 Nov 2019 08:36
por brasilma
Mesma sugestão do Ze: 2 ou 3 diodos de silício (1N4007) em série!!!

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 27 Nov 2019 09:39
por Red Neck Guy
O problema dos 3 diodos em série é que a tensão vai variar de acordo com a corrente drenada pela carga.
Se ele utilizar a tensão de 3,3V para alguma referência analógica ele estará sujeito a essa variação na leitura.
E dificilmente o consumo de corrente numa placa é estável, portanto essa variação de corrente será percebida na Vd*3.

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 28 Nov 2019 07:56
por ze
A observação do amigo Aquino é válida pra orientações pra eventuais navegantes errantes do futuro ou pra quem está a começar a se aventurar por estas veredas. Pro velho amigo tcp autor do tópico, penso que já possui maturidade pra decidi-lo.
Sobre a referência, alguns mc já a possuem fixa internamente que são algo meio que alheias à alimentação. Portanto há o caminho do meio.
Mas de fato um lm317 tá tão barato que vale pouco a pena arriscar com os diodos. Com o regulador há uma "sensação eletro & técnica" de mais segurança.
https://www.digikey.com/short/pvb9mq

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 28 Nov 2019 08:25
por brasilma
Olá Colegas, compreendi e tratei a questão desde o começo que o objetivo era alimentação do sistema e não servir como referência de tensão.

Utilizar a tensão que alimenta vários dispositivos digitais como referência não é bom (mesmo sendo regulada), o correto é um regulador de referência estabilizado em temperatura exclusivo para isto e alimentado a partir da tensão de alimentação.

A fonte já possui sua saída regulada, portanto a sugestão dos diodos pela simplicidade.

O data-sheet do LM317 da Texas traz o seguinte:

6.3 Recommended Operating Conditions
VI – VO Input-to-output differential voltage MIN 3 MAX 40 V

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 28 Nov 2019 11:07
por Red Neck Guy
Fiz questão de fazer a observação sobre os diodos pois quanto mais tempo desde a formação, grande maioria lembra apenas do modelo ideal do diodo.
Já trabalhei pra um cara que era engenheiro formado na UFRGS a muitos anos, ele projetou o hardware de um indicador de tensão e me contratou pra fazer o software.
Eu fiz, pra validar testei com um trimpot. Quando foi produzido o primeiro lote, o indicador começou a apresentar em campo uma não linearidade nas leituras.
Eu simulava em casa e o treco funcionava, na rua com as placas dele não.
Então peguei uma placa dele pra olhar, o erro era um offset que ele dava no transdutor utilizando um diodo.
Uns 20% dos meus cabelos brancos vieram desse negócio.

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 28 Nov 2019 12:34
por ze
brasilma escreveu:6.3 Recommended Operating Conditions
VI – VO Input-to-output differential voltage MIN 3 MAX 40 V

Neste caso do amigo tcp, um regulador LDO torna-se interessante
O d.s. do lm1117 3.3v:
Dropout Voltage (4) 1.25V
"(4)The dropout voltage is the input/output differential at which the circuit ceases to regulate against further reduction in input voltage. It is
measured when the output voltage has dropped 100 mV from the nominal value obtained at V IN = V OUT + 1.5 V"

https://www.digikey.com/short/pvbw4r
De fato ele é menos barato.

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 28 Nov 2019 20:54
por andre_luis
Ok que a dica dos diodos ja foi descartada, mas apenas pra dar os 2 centavos de contribuição acerca da desvantagem dessa solucao:

1 ) O ''joelho'' da curva do 0,7v varia com a temperatura ambiente mais a temperatura do auto aquecimento, que depende da corrente.
2 ) Colocando varios diodos em série, o erro acima é multiplicado pela quantidade desses componentes.

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 29 Nov 2019 07:11
por brasilma
aluis-rcastro escreveu:Ok que a dica dos diodos ja foi descartada, mas apenas pra dar os 2 centavos de contribuição acerca da desvantagem dessa solucao:

1 ) O ''joelho'' da curva do 0,7v varia com a temperatura ambiente mais a temperatura do auto aquecimento, que depende da corrente.
2 ) Colocando varios diodos em série, o erro acima é multiplicado pela quantidade desses componentes.


De quanto seria a variação de tensão no caso de utilizar 3 diodos em série (vamos imaginar 1N4007) no caso de uma variação de temperatura de 10-15 graus na situação colocada (
tcpipchip escreveu:... apenas para alimentar um processador...
?

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 29 Nov 2019 08:18
por andre_luis
De quanto seria a variação de tensão no caso de utilizar 3 diodos em série (vamos imaginar 1N4007) no caso de uma variação de temperatura de 10-15 graus na situação ? (
tcpipchip escreveu:... apenas para alimentar um processador...


Via de regra, a variaçao da tensao direta no diodo de silicio é de -2,5mV/°C o que significa que nesse caso, com 15 graus de aquecimento daria -37mV.
Sendo o caso de 3 diodos em série, esse erro seria de 3x [ ( Vf ± ΔVf ) - 37mV ] ou seja, 3x0,7 ± 3ΔVf - 111mV.

Plot-of-voltage-versus-temperature-at-constant-diode-current.png


Uma outra forma de ver esse comportamento seria com essa outra figura:

ccc11.jpeg


Dependendo do quão baixa for a corrente em serie, [o que deve ser o caso, ja que o proposito aqui é alimentação [i]apenas do processador][/i], mais proximo do joelho estaria o Vf, e portanto iria decair mais acentuadamente.

Mas mesmo na regiao linear do 0,7V ainda há alguma variação negativa do ΔVf abaixo com a a variacao da corrente ΔIf, e nesse caso os ~(-111mV) acima iriam sofrer ainda alguma variacao adicional pra baixo se a carga diminuisse.

Enfim, multiplicando a quantidade de diodos em serie, também multiplicamos o erro total, e se ele escolhesse um diodo de menor capacidade de corrente, talvez estivesse naturalmente em uma regiao mais afastada do joelho, mesmo com cargas pequenas...apenas um palpite

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 29 Nov 2019 08:58
por brasilma
Portanto a tensão de 3,3 V poderia sofrer uma variação entre 3,2 e 3,4 V.

O que é bastante aceitável e simples, só não utilizar como referência analógica! ;-) :-)

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 29 Nov 2019 10:18
por denis
brasilma escreveu:Portanto a tensão de 3,3 V poderia sofrer uma variação entre 3,2 e 3,4 V.

O que é bastante aceitável e simples, só não utilizar como referência analógica! ;-) :-)


Assumindo que essa fonte fosse pare alimentar um MCU, geralmente eles operam na faixa de 2V até uns 3,6V , parece até aceitável.

Re: FONTE 3.3V

MensagemEnviado: 29 Nov 2019 12:26
por andre_luis
brasilma escreveu:Portanto a tensão de 3,3 V poderia sofrer uma variação entre 3,2 e 3,4 V


Realmente, pensando bem, já poderia ter usado esse step-down a mais tempo nos meus projetos... :D