Terminei de instalar o sistema, com LM339, com as indicações com os leds.
Incluí a tal micro chave. Agora posso escolher em qual nível de água o alarme é acionado.
A figura do aparelho está em seguida.

Fiz um furo na tampa da caixa d'água para encaixar o sensor. Um tubo com cerca de um metro.
Como o telhado fica a uns 50cm da tampa da caixa d'água, forcei UM POUCO para tentar inserir o tubo.
PQP. O tubo quebrou.
Imagine a cena. Eu curvado entre a laje e a telha. Um calor infernal. Eu suava a ponto de minha roupa colar no corpo. Meus óculos com os vidros todos embaçados. Poeira para todo lado. Eu estava todo sujo. ... Com o tubo quebrado na mão.
Bom.
Acabei inserindo um pedaço de madeira na região quebrada e ele voltou a ficar reto.
Ainda fico pensando como consegui colocar o tubo pelo buraco da tampa.
No final O aparelho funcionou.
Ressalvas:
Apesar de serem necessários apenas dois fios entre o sensor na caixa d'água e o aparelho na cozinha (10m), já que o sistema é linear com 5 valores fixos de tensão, os fios ficam aparecendo e em um trecho ficam ao tempo.
Uma descarga elétrica nas proximidades pode induzir uma tensão proibitiva e queimar o aparelho. Pior ainda, se cair um pequeno raio e descarregar entre o terra do sensor (dentro da caixa) e o terra da laje. Aí fura a caixa d'água e a água molha toda a casa.
Ainda estou esperando chegarem os LM3914, com possibilidade de registrar até 10 níveis diferentes. Mas com apenas 4 com o LM339, já foi suficiente. Com o LM3914 os problemas vão persistir.
Aí eu pensei em outra solução para eliminar tanto os fios longos e a estética.
Usar um PIC com um CAD interno e um transmissor de RF.
Para minimizar minha ida ao telhado, segui quatro diretivas:
1 - Este PIC seria alimentado por duas pilhas (3V).
2 - O nível d'água seria monitorado a cada minuto aproximadamente.
3 - O oscilador é externo (Rext e Cext) e a frequência é bem baixa, algo em torno de 50kHz. O gráfico do manual não apresenta precisão (33023a.pdf, Figure 31-24: Example Typical RC Oscillator Frequency vs. VDD).
4 - Após cada monitoramento, o PIC entraria em sleep.
Seguem os fluxogramas do firmware do PIC e seu diagrama preliminar básico.
Os fluxogramas são imediatos. São somente formados por retângulos.
As chamadas às rotinas possuem
texto em negrito e as rotinas não.
A transição dos fluxogramas para o programa é quase que imediata, caso se programe em Assembler. Inclusive algumas partes do fluxograma encontram-se a nível de instrução do PIC.
Como o PIC12F675 que escolhi (possuo diversos deles) não tem USART, estou transmitindo com codificação Manchester (vide no fluxograma).
Gostaria de receber críticas sobre este projeto, principalmente quanto aos fluxogramas.
Não estou interessado em comentários referentes à linguagem, pois esse assunto já foi exaustivamente tratado em outros tópicos.
http://www.4shared.com/office/oeBxFwoAb ... 675_1.htmlhttp://www.4shared.com/office/HEF_LxORc ... 675_2.htmlMOR_AL