Comunicção serial com o CI SN75176

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Comunicção serial com o CI SN75176

Mensagempor Andre » 29 Jan 2007 14:33

Imagem

Estou usando este circuito para uma comunicação serial no padrão RS485 a uma taxa de 10kbits/seg.
Só que em alguns casos o CI SN75176 esta queimando muito. Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para evitar este problema.
Não sei se tenho que colocar algum circuito de proteção na linha ou mudar o modo de operação do SN.
André
Andre
Bit

Mensagempor xultz » 29 Jan 2007 15:39

Seriam necessários mais dados, como o comprimento da linha, o tipo de ruído a que o barramento está susceptível, etc.
De qualquer maneira, você não colocou (ou pelo menos não representou) resistores de terminação, seria interessante colocar um resistor de 120 ohms em cada ponta. E numa delas colocar um resistor de pull up e um de pull down.
Dependendo do caso, você pode estar tendo problemas de tensão de modo comum, e pode ser necessário puxar uma linha a mais interligando os GND dos dois circuitos.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Andre » 29 Jan 2007 17:09

xultz escreveu:Seriam necessários mais dados, como o comprimento da linha, o tipo de ruído a que o barramento está susceptível, etc.
De qualquer maneira, você não colocou (ou pelo menos não representou) resistores de terminação, seria interessante colocar um resistor de 120 ohms em cada ponta. E numa delas colocar um resistor de pull up e um de pull down.
Dependendo do caso, você pode estar tendo problemas de tensão de modo comum, e pode ser necessário puxar uma linha a mais interligando os GND dos dois circuitos.

xultz,

A distância varia com a instalação do equipamento, vai de 1m até 1000m.
O tipo de ruído varia do lugar onde o equipamento é instalado.
Eu estive olhando uma AN da texas e estes resistores era recomendados para manter uma tensão diferencial maior que 200mV quando a linha estiver desconectada e nesta aplicação a linha nunca fica desconectada.
E passar uma linha a mais interligando o GND não é interessante já que o padrão RS485 opera em modo diferencial.
André
Andre
Bit

Mensagempor rocknroll » 30 Jan 2007 06:41

Olha cara,

Já implementei comunicações com este chip e tinha mais ou menos o mesmo problema. Estes chips são antigos, consomem muito e por isso esquentam. Em ambientes onde a circulação de ar é precaria (que era meu caso), eles não aguentam muito tempo e queimam. Substitui todos os chips por chips da Maxim, não me lembro do part number mas acho que era MAX481 ou 487. Consomem muito menos e estão funcionando até hoje a uma distancia de 800m.

Falou
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor fabim » 30 Jan 2007 09:36

Andre.
Experimenta fazer o seguinte.
Diodo zener de 5.6V.
2 unidades Katodo com Katodo.
Monte 3 carinhas desse.
Coloque de A para terra.
Coloque de B para terra.
Coloque de A para B.

o Zener não tem a velocidade de um tranzorb mais ajuda se for transientes de baixo nivel de corrente.

Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor Andre » 30 Jan 2007 10:05

rocknroll escreveu:Olha cara,

Já implementei comunicações com este chip e tinha mais ou menos o mesmo problema. Estes chips são antigos, consomem muito e por isso esquentam. Em ambientes onde a circulação de ar é precaria (que era meu caso), eles não aguentam muito tempo e queimam. Substitui todos os chips por chips da Maxim, não me lembro do part number mas acho que era MAX481 ou 487. Consomem muito menos e estão funcionando até hoje a uma distancia de 800m.

Falou

rocknroll,

Obrigado pela informação eu ja fiz pedido de amostras do MAX481 para realizar alguns testes.
André
Andre
Bit

Mensagempor xultz » 30 Jan 2007 10:43

Andre escreveu:A distância varia com a instalação do equipamento, vai de 1m até 1000m.
O tipo de ruído varia do lugar onde o equipamento é instalado.
Eu estive olhando uma AN da texas e estes resistores era recomendados para manter uma tensão diferencial maior que 200mV quando a linha estiver desconectada e nesta aplicação a linha nunca fica desconectada.
E passar uma linha a mais interligando o GND não é interessante já que o padrão RS485 opera em modo diferencial.

Os resistores de terminação servem para eliminar sinais estacionários, que podem ser problemáticos. É sempre muito recomendável colocar os resistores de terminação num barramento 485.

Sobre passar uma linha a mais, é sempre tentador usar somente dois fios já que o sinal é diferencial, mas eu tenho um livro aqui que se chama "Serial Port Complete" em que o autor defende que sempre que houver alguma possibilidade de diferença de tensão de GND ou se estiver ocorrendo qualquer tipo de problema no barramento, SEMPRE passe um fio a mais ligando os GNDs. Ele até fez um checklist para checar se a instalação está nos conformes, e interligar os GNDs está em segundo lugar. Em primeiro lugar, estão os resistores de terminação.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2007 18:03

Imagem
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2007 18:06

Sobre passar uma linha para interligar os GND
só o faça se e somente se for um Terra Virtual ou seja...voce
poe um Resistor de 100 Ohms para terra e a outra ponta dele eh que voce chama de VGND ok ? Isso elimina as possiveis diferenças de potenciais entre os pontos.

O circuito acima foi dica do Krafinha / Aquino (este ultimo nos deu uma versão mais isolada embora mais cara, mas é a mais correta, que não vem ao caso aqui).

Fuiz.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2007 18:09

Sobre a garantia de tensao no bus do lado binario quando a linha tiver solta, depende do chip que voce usa. Tem chip como o ADM483 da Analog Devices que garante nivel de espera 1, quando a linha ta solta (eu normalmente ponho um pull up no pino 1 do conversor, de 10 K).

Só te digo uma coisa, independende dos transzorba....os PTC's é que são a chave da questão....com eles nos pontos 485 pode dar curto no barramento sem pena.....deixar 2 dias ....e voltar...e soltar que ele volta a funcionar....esse teste foi feito na real (recomendado pelo Aquino, pra meu teste de incredulidade eheheheeh)......

Fuiz.
jeanfernandes
Word

Mensagempor Nightcrawler » 30 Jan 2007 18:20

Jean, qual o valor dos zener's e dos PTC's???
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2007 19:24

A pedidos

MAX483

PTC

TRANSZORB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 30 Jan 2007 19:41

jeanfernandes
Word

Mensagempor Andre » 31 Jan 2007 07:30

jeanfernandes escreveu:Sobre a garantia de tensao no bus do lado binario quando a linha tiver solta, depende do chip que voce usa. Tem chip como o ADM483 da Analog Devices que garante nivel de espera 1, quando a linha ta solta (eu normalmente ponho um pull up no pino 1 do conversor, de 10 K).

Só te digo uma coisa, independende dos transzorba....os PTC's é que são a chave da questão....com eles nos pontos 485 pode dar curto no barramento sem pena.....deixar 2 dias ....e voltar...e soltar que ele volta a funcionar....esse teste foi feito na real (recomendado pelo Aquino, pra meu teste de incredulidade eheheheeh)......

Fuiz.

Jean,

Obrigado pelas informações.
Mas tenho uma duvida o PTC é proteção só para curto?
Em caso de surto de tensão na linha só o transorbi é suficiente?
André
Andre
Bit

Mensagempor Andre » 31 Jan 2007 08:40

jeanfernandes escreveu:Sobre passar uma linha para interligar os GND
só o faça se e somente se for um Terra Virtual ou seja...voce
poe um Resistor de 100 Ohms para terra e a outra ponta dele eh que voce chama de VGND ok ? Isso elimina as possiveis diferenças de potenciais entre os pontos.

O circuito acima foi dica do Krafinha / Aquino (este ultimo nos deu uma versão mais isolada embora mais cara, mas é a mais correta, que não vem ao caso aqui).

Fuiz.

Jean,

Agente esta pensando em substituir o CI SN75176 pelo MAX483 ou MAX481.
Gostaria de saber se vc ja chegou a usar este circuito com o MAX483 sem o tranzorbi e o PTC. E se o MAX queimava muito???
André
Andre
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos