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Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 07 Fev 2014 19:21
por hertzing
Olá a todos.

É o seguinte, tenho um circuito com Pic que controla um motor, mas quando o motor é acionado o Pic reseta.
Resolvi o problema colocando um resistor de 3R3 em série com o motor, mas não sei se essa é a maneira mais adequada.
Alguém teria alguma sugestão :?:

Características do circuito:
Fonte chaveada de 5V 1A. (já testei com fonte de 3A e resetou tbm)
Motor de 5V e consumo máximo de 0.6A

http://motores.akiyama.com.br/pdf/AK%20280%20-%20Red.pdf

Consumo do circuito 8mA.
Circuito dupla face e plano de terra, com capacitores de desacoplamento perto dos CIs.
Acionamento do motor via Rele.

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 07 Fev 2014 20:01
por cfreund
Ficará mais fácil se postar parte do esquema e do PCB.

Mas, chutando:

As trilhas estão dimensionadas corretamente?

Os capacitores de 100nF estão próximos do PIC? Está posicionado corretamente?

Os capacitores eletrolíticos são apropriados?

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 07 Fev 2014 21:36
por Red Neck Guy
Pode ser um prolema de layout...
Pode haver um degrau de carga na fonte no momento da partida do motor...

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 08 Fev 2014 08:47
por norad58
Ja tive problemas parecidos em uma placa logica que funcionava com 5V e tinha um grupo de leds de potencia usando a mesma alimentação de 5V, por algum motivo quando o rele que aciona o circuito de regulação dos leds entrava, o processador da placa resetava. No circuito era usado uma fonte chaveada(+5,+12,-12V, +24V) que estava montada fora da placa principal do mcu, com comprimento dos fios de +-20cm. Depois de alguns testes, mudando a fonte, aumentando a bitola dos fios, nao surtiu resultado. Voltando a fonte original e conexões, resolvi o problema adicionando um capacitor eletrolitico de 1000uFna entrada de alimentacao de 5V da placa logica e para outras tensões adicionei capacitores de 220uF.
Vejo que o seu problema do PIC deve ser o mesmo, o pico do acionamento do motor deve gerar uma falha ou ruido na alimentação de 5V para o PIC, o resistor 3R3 apenas deve ter amortecido o pico de corrente de partida do motor.
Para nao haver problemas sempre é bom separar a alimentação da parte logica da alimentação da parte de potencia.

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 08 Fev 2014 19:46
por hertzing
norad58, Testei com o capacitor de 1000uF, mas está resetando tbm :?

A baixo está a parte do Layout. Possui dois planos de terra que estão transparentes para visualizar melhor.
Estou utilizando um capacitor de 47uF e 100nF na entrada, R1 é o resistor de 3R3 e a trilha destacada é a de 5V com largura de 40th.
Está trilha pode estar causando o problema?

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 08 Fev 2014 21:19
por andre_luis
hertzing,


Se puder, coloca também a imagem do diagrama esquemático, pois tem umas conexoes no Rele que não entendi direito.


+++

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 08 Fev 2014 23:01
por cfreund
Experimente colocar este capacitor de 1000uF no pino 2 de R1. É bem capaz que você tenha que aumentar para 2200uF. Vai depender da carga no motor.

É recomendável alterar a trilha VCC que alimenta Q4 e R1. Ligue-a direto em J3. Deixe a trilha que passa em C4 e C1 exclusiva para o PIC.

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 09 Fev 2014 05:39
por andre_luis
hertzing escreveu:...Motor de 5V e consumo máximo de 0.6A http://motores.akiyama.com.br/pdf/AK%20280%20-%20Red.pdf
Consumo do circuito 8mA...


Olhando agora o problema com mais atenção ( mesmo sem ter visto ainda o esquema ) deu pra notar que possivelmente pode haver problema não apenas restrito ao ambito do layout, mas também de conceito do circuito.

Por exemplo, percebi que você está praticamente usando o mesmo barramento de 5V do PIC para também alimentar o motor. Isso porque o resistor de 3R3 na verdade oferece pouca proteção contra os spikes causados pelo motor, que por ser CC, acredito ter escova de grafite, o que com a licensa da palavra é literalmente uma fonte de ruido branco.

Pra ser honesto, considerando as caracteristicas modestas desse motor, eu também teria preferido nem usar o Rele para acioná-lo, pois o próprio Relê - devido á elevada indutancia da bobina, já apresenta uma considerável força contra-eletromotriz na comutação, quando a condução é interrompida. Nesse caso, um transistor da família TIPxxx pudesse atender á necessidade.

PS.: Faz um teste, colocando capacitores de desacoplamento também próximo ao motor, pra ver como isso dá uma melhorada.


+++

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 09 Fev 2014 08:16
por norad58
Seria recomendavel entao um circuito L+C para proteger o PIC, uma bobina em serie com a alimentacao do pic e capacitor ceramico antes e depois da bobina fazendo um filtro PI, ja usei bastante este recurso em sistemas de radiofrequencia.
Em caso extremos de interferencia é também recomendavel uma "blindagem do PIC" mas ai teria que modificar o layout da placa criando uma area de blindagem abaixo do PIC e uma placa metalica montada acima do PIC conectado ao GND.
Outra coisa que poderia ser feito é separar a alimentaçao +5V para o motor atraves de um diodo schottky.

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 10 Fev 2014 20:21
por hertzing
Agora Funcionou!
Tirei o rele conforme o andre_teprom sugeriu e o resistor de 3R3, e estou acionando com um transistor que tenho aqui.
Amanha vou comprar um TIP122 e monta-lo, para terminar os testes.

Pelo que pareceu o rele estava funcionando como uma antena, pois quando acionava somente o rele não ocorria o reset, e tendo o motor resetava. Sendo que o rele e o motor tinham o diodo de roda livre.

Agradeço a ajuda de todos.
Obrigado

Re: Circuito filtro para ruído do motor.

MensagemEnviado: 11 Fev 2014 00:11
por cfreund
hertzing escreveu:Agora Funcionou!
Tirei o rele conforme o andre_teprom sugeriu e o resistor de 3R3, e estou acionando com um transistor que tenho aqui.
Amanha vou comprar um TIP122 e monta-lo, para terminar os testes.


Se você fez somente essa alteração, o problema deve persistir. Ou então, não está saturando o transistor. (VCE = 0V)

hertzing escreveu:Pelo que pareceu o rele estava funcionando como uma antena, pois quando acionava somente o rele não ocorria o reset, e tendo o motor resetava. Sendo que o rele e o motor tinham o diodo de roda livre.


Acredito que o seu problema é na partida do motor. Motores CC tendem a ter corrente de partida muito maior do que a de etiqueta e o seu layout não leva isso em consideração.