Fonte Chaveada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fonte Chaveada

Mensagempor Pask » 21 Jan 2007 08:19

Caro amigos, duas perguntas:

1ª) Alguém poderia me informar como obter um CI - daqueles de 8 pinos - para uma fonte chaveada com entrada a partir da rede elétrica indo de 85 a 265Vac, do tipo usado em fontes de DVD's?

2ª) Como fazer também o cálculo daquele "bendito" transformador com núcleo de ferrite usado nessas fontes? O interessante é que o datasheet desses CI's não trás informações a esse respeito!

Pask.
Pask
Word

Mensagempor Milhoci » 21 Jan 2007 16:53

Tem esse: NCP1200, da ON tem na farnell e custa por volta de 2,50.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor Edson Rippert » 22 Jan 2007 07:05

Procure por Power Integration. Esta empresa possue uma linha muito grande de componentes para fonte chaveada. No site, você pode baixar um programa para cálculo de fonte chaveada. Você só tem que se cadastrar. Não há custo.
O software para cálculo é o PI Expert.
Edson Rippert
Bit

Mensagempor MOR_AL » 22 Jan 2007 16:36

Olá Pask.

Já projetei montei e testei pelo menos 10 fontes chaveadas, a maioria do tipo flyback.
Em todas foi necessário utilizar um osciloscópio de duplo traço, com resposta de frequência pelo menos 10 vezes maior que a frequência da onda quadrada (retangular). Necessário para observar sobretensões de pequena duração. Um canal para a tensão do coletor ou dreno. e outro canal para a corrente no dispositivo de chaveamento (transistor ou MOSFET). O ideal seria um "probe de corrente com effeito hall". Se a corrente na chave (transistor, mosfet, etc) for pequena, pode substituir por um resistor de 0,1 Ohm em série com a chave.
Você tem que verificar, durante a condução, se a tensão Vce de saturação ou Vds(on) está baixa para que sua chave dissipe o menos possível. Você precisa observar a potência dissipada nas transições da chave Vce x Ic ou Vds X Id.
Há também os snubbers que limitam a sobretensão nas chaves, absorvendo parte da energia localizada durante as transições.
Se você não tiver uma "receita de bolo" de como montar seu transformador ou indutor e de obter o ferrite sugerido (ou usado) no exemplo do fabricante, o buraco é mais embaixo. Será necessário estudar sobre o assunto (uso de ferrites em fontes chaveadas).
No caso de indutores (fontes flyback e foward), a maior parte da energia fica armazenada no gap de ar entre os ferrites, isso irradia uma radiofrequência danada. Mesmo no caso de fontes push-pull, o transformador deve possuir um minúsculo gap para não queimar as chaves ao ligá-las. Todas as medidas (geometria dos ferrites, distância do gap, tipo de ferrite empregado, diâmetro dos fios de enrolamento, número de espiras, etc) terão que ser calculadas. Caso contrário a coisa não fica boa. Inclusive há técnicas de distribuir os enrolamentos (primário com secundários) no ferrite, para proporcionar um melhor acoplamento entre eles.

Procure por "application notes" dos fabricantes de CIs e de ferrites para fontes chaveadas. Tem muita coisa na internet, infelizmente a maioria em inglês.

Boa sorte.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor phophollety » 24 Jan 2007 01:46

Tem uma matéria especial da Elektor sobre o NCP1200 da ON, se quiser eu scanneio e posto. ou peça por mp
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor lucaszampar » 24 Jan 2007 07:51

phophollety,

Isto me interessa também!
Escaneia e liberada no rapidshare, se for possível e sem abusar da sua bondade!!!
hehehehe
lucaszampar
Byte

interresante !!

Mensagempor tecman » 25 Jan 2007 00:33

também me interresei em saber sobre esse CI qualquer coisa meu email : radiotec2003@bol.com.br
tecman
Byte

Mensagempor Nightcrawler » 25 Jan 2007 07:56

Coloca no rapidshare e disponibiliza o link aqui.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor phophollety » 02 Fev 2007 17:31

Pow que mancada minha! Esqueci de colocar no Rapid.. desculpem pessoal. aqui está...

http://rapidshare.com/files/14604382/ar ... 0.zip.html
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor ademir » 02 Fev 2007 20:47

Qual o número da Elektor em que saiu este artigo? Abs.
ademir
Bit

Mensagempor Andremp » 02 Fev 2007 22:00

qual a diferença de preço $ entre uma fonte chaveada e uma comum?
Andremp
Bit

Mensagempor phophollety » 04 Fev 2007 01:04

Número 4... mas para que comprar se eu tive o trabalho de scannear? :roll:
phophollety
Dword

ci para fonte !!

Mensagempor tecman » 10 Fev 2007 08:04

Usa o Uc3843 mais facil de achar e mais barato !!!
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 12 Fev 2007 10:35

Olá phophollety. Tudo bem?

Achei interessante o arquivo sobre a fonte chaveada. É um bom começo para quem quer se aventurar neste ramo da eletrônica. Gostaria de acrescentar alguns detalhes:

1 - No arquivo 4.jpg, na última coluna, é mencionado que o diodo em paralelo com o primário do transformador evita tensões inversas e protege o mosfet. Na verdade este diodo, juntamente com o circuito RC, reduz a tensão de pico positiva, que ocorre quando o mosfet é transicionado da condição conduzindo para aberto.

2 - O transformador deve possuir características próprias para trabalhar com frequências de 40k ciclos em onda quadrada. Baixas perdas.

3 - Na realidade este transformador é mais considerado como formado por dois indutores, para efeito de cálculos, pois quando o primário conduz, o secundário não conduz. A energia fica armazenada no gap deste indutor. Apenas pequena parte fica no ferrite.

4 - O ajuste do gap é crítico. Pequenas variações produzem grandes variações na indutância.

5 - Por haver energia acumulada no gap (ar), há que se preocupar com compatibilidade eletromagnética. O transformador deve possuir blindagem. Apesar de haver acoplamento ótico entre o secundário e o primário, o circuito de secundário do foto-acoplador (no lado do primário do transformador), é suscetível de captar ruído devido ao chaveamento do transformador.

6 - Normalmente não basta saber o valor do indutor de primário e de secundário. Deve-se obter este valor para um determinado gap. Gap este que normalmente se encontra entre 0,2 mm e 2 mm. Isto também é função do material do ferrite, das suas dimensões e de sua geometria.

7 - Pelo que pude observar, o número de espiras de primário é igual ao de secundário. Imagine que no primário podem haver até 350 Volts cc e no secundário, após retificado, tem que haver 12 Volts cc. Isso produz tempos de condução de primário bem diferentes do tempo de condução de secundário, além de gerar pulsos bem estreitos em um dos lados do transformador. Com isso, haverá maior nível de tensões de alta frequência, dificultando a filtragem dos 12V. Normalmente o número de espiras de primário e secundário são diferentes para ajustar melhor os intervalos de corte e condução. A geração de menos energia de alta frequência é uma conseqüência.

Entendam que não estou apresentando estes fatos para desencorajá-los e sim para mostrar o caminho para evitar aborrecimentos futuros. Como disse antes, equipamentos de verificação de tensões e correntes são essenciais.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor luciano » 09 Abr 2008 09:03

como faço para medir tensão e corrente na saída de um fonte chaveada?
estou chaveado um tensão de 350Vcc com frequência de 16kHz, porém preciso manter isolado o circuito de controle do circuito de potência.

tem alguma sugestão?
luciano
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos