Resistencia Cromo Níquel.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Resistencia Cromo Níquel.

Mensagempor _blackmore_ » 06 Out 2012 12:32

Pessoal, boa tarde.

Estava eu aqui em casa finalizando testes funcionais em um forno a vácuo para queima em cerâmica quando no ultimo minuto aconteceu um pufffff e a partir daí houve uma queda na temperatura do forno que estava em 900ºC e não mais elevou.
Como neste pufff caiu um pouco de poeira do refratário eu imagino que a resistência do forno partiu em algum ponto, e só irei verificar isso quando o forno esfriar completamente e puder ser aberto.
Minhas dúvidas são:

1. existe algum tipo de emenda que possa ser feita neste tipo de resistência?
2. no caso de troca, como defino o valor da nova resistência? simplesmente medindo com o ohmímetro o valor das duas (ou mais) partes?

Minha ultima alternativa será levar o forno para a assistencia técnica, esperar 15 dias para receber o orçamento e mais uns 15 para consertar (como normalmente acontece).
Agradeço qualquer ajuda referente ao assunto.

Abraço!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Re: Resistencia Cromo Níquel.

Mensagempor edison » 06 Out 2012 15:44

_blackmore_ escreveu:
1. existe algum tipo de emenda que possa ser feita neste tipo de resistência?
Sim , com solda oxi-acetileno ou uma conexão com parafuso de inox +porca+arruelas ,só que alteram os valores originais.(nesse caso aceitável)

2. no caso de troca, como defino o valor da nova resistência? simplesmente medindo com o ohmímetro o valor das duas (ou mais) partes?
A potencia tb depende da bitola do fio e não só do valor R dela. Mede o diâmetro do fio busque na tabela o comprimento relativo a sua potencia ,vc mesmo pode enrolar

http://www.acryflon.com.br/aquecimento- ... quel-cromo

Minha ultima alternativa será levar o forno para a assistencia técnica, esperar 15 dias para receber o orçamento e mais uns 15 para consertar (como normalmente acontece).
Agradeço qualquer ajuda referente ao assunto.
Vai na assistencia ,compra a original e troca vc mesmo não deve custar nem 50 dilmas !

Abraço!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 08 Out 2012 18:59

edison

Bixo, muito obrigado pelas informações. É sempre bom ouvir opniões de pessoas mais experientes!

Voltando ao assunto ... eu deixei o forno restriar completamente, chegar a temperatura ambiente e voltei a ligá-lo, e para minha surpresa ele funcionou normalmente por várias vezes.
Consegui reproduzir o pufff e observei que devido a rampa de aquecimento era a verdadeira razão pelo qual o forno não elevar a temperatura ... pois no firmware do forno deve existir algum tipo de comparação de igualdade para que o segundo estágio seja iniciado ... e pude perceber isso quando a temperatura caiu até o ponto programado.
Pois bem, o problema foi resolvido ... em meu ponto de vista não é problema de peças, mas sim de lógica.
Abraço à todos!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos