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Carregador Veícular (Alguém pode me explicar)

Enviado:
21 Ago 2012 13:41
por terryvel
Senhores, estou trabalhando em um projeto, onde preciso ligar um equipamento (5V) em um veículo pesado (Pá carregadeira) onde próximo a este dispositivo tenho 24V proveniente de duas baterias neste veículo.
Atualmente tenho tudo funcionando, utilizando um circuito com LM317 para baixar a tensão.
Acontece que alguns amigos criticam a forma que estou utilizando para baixar esta tensão, e eu até acredito neles, mas ninguém ainda me deu uma sugestão melhor de circuito que eu possa montar.
Dae, eu vi um cara pasando vendendo aqueles carregadores de celular veicular, e decidi comprar um para ver como era dentro.
Este carregador, provavelmente da china, tem escrito na carcaça INPUT: 12V-24V OUTPUT:4.5V-9.5V. Testei com um multimetro e obtive XV.
Olha a foto do circuito:
http://www.freeimagehosting.net/mhauj
O que eu não faço a mínima ideia é do princípio de funcionamento deste circuito. Algué ae faz ideia, de como ele funciona? Ou pode indicar alguma documentação sobre esse assunto?

Enviado:
21 Ago 2012 14:31
por leoabubauru
Terryvel
Apenas com os componentes fica difícil arriscar uma topologia. Se for pra chutar eu diria tratar-se de um reguladar com zener na base de um transistor e um circuito limitador de corrente como proteção de curto-circuito na saída. Mas posso estar completamente enganado.
Trabalho com eletronica automotiva há anos. Usamos LDO's sem problemas. Alguns, hoje, já possuem proteção de contra Load Dump (pulso na alimentação). Na prática usamos um LDO e um diodo para proteção contra inversão da bateria. É tudo muito próximo que você está fazendo. E isso não é aplicado somente aqui no Brasil não. Europa e EUA também usam a mesma topologia simplificada. Então não se incomode com os comentários. Fonte chaveada somente em algumas aplicações específicas em alta corrente (5Vdc / >1A, por exemplo).
Tenha cuidado, apenas, com descargas eletrostáticas (capacitores cerâmicos), inversão de bateria, pulsos na partida do motor e overvoltage (caminhões podem ter sobretensão de até 56Vdc por até 60s!) Nos carros esta sobretensão é de 28Vdc.
Espero ter ajudado.

Enviado:
21 Ago 2012 14:33
por fabim
A TA!!
DI/DT- LC = DV-DT, onde T sobre L carregando um C = V para uma determinada I.
Viu facil!!
Mais alguma pergunta ?

Enviado:
21 Ago 2012 14:54
por xultz
Terrível, uma coisa de cada vez.
Primeiro, aparentemente o Fabim esqueceu de tomar o remédio. Nesses casos, apenas balance a cabeça positiva e lentamente, até que o enfermeiro chegue com a injeção dele. Sempre funciona.
Segundo: o problema da tua abordagem está na dissipação de potência. Se entre 24V e sai 5V do teu regulador, você tem sobre ele 24 - 5 = 19V. A potência que ele vai dissipar será a corrente que passa por ele multiplicado por 19. Suponha que passe 1A, ele vai dissipar 19W (que é MUITA potência para um regulador). Agora, se teu circuito consome um tiquinho de corrente, ele vai dissipar um tiquinho de potência. Se esse é teu caso, você pode ignorar os chatos que reclamam do teu regulador. Agora, se ele trabalha quente... isso é um problema, porque a vida útil de um componente está ligada diretamente à temperatura de trabalho. Em geral, cada 10° que você aumenta sua temperatura, a vida útil cai pela metade.
Terceiro, esses carregadores geralmente são circuitos reguladores de corrente. O ideal para carregar uma bateria é tacar uma corrente fixa nele, e monitorar até que a tensão atinja um limite. Por isso tá escrito que a tensão de saía vai de 4 a 9V (ou coisa parecida).
Bom, e se teu regulador trabalha a quente? Aí a solução é usar um regulador chaveado. Aquela frase enigmática do Fabim quer dizer isso. O correto seria dizer "vai pruma biblioteca e lê um livro sobre fontes chaveadas", mas prá acender um led no fim do túnel, dê uma olhada no datasheet do LM2575, que é muito usado em linha automotiva. Inclusive, tem fabricante de indutor no Brasil que fabrica indutor "para o LM2575". É um doce de usar, e se o diodo, indutor e capacitor de saída forem adequados, ele trabalha geladinho, passando mais de 1A nele.

Enviado:
22 Ago 2012 13:39
por terryvel
xultz, muito obrigado, já estou pesquisando uma literatura.
No meu caso o circuito não só esquenta, na verdade, esquenta muito
Obrigado

Enviado:
24 Ago 2012 01:44
por jorgeluiz
sempre se deve usar dissipadores nesses LMs, que eles tem uma regulagem termica interna, se a temperatura subir muito, eles podem fornecer menos de 100 miliamperes de corrente.

Enviado:
24 Ago 2012 09:58
por Maffeis
Os regulares chaveados não resolveriam esse problema de aquecimeto
LM2575 talvez

Enviado:
24 Ago 2012 13:06
por xultz
Por que não, Maffeis? Afinal de contas, o LM2575 é m regulador chaveado...

Enviado:
24 Ago 2012 14:00
por MOR_AL
Esse tipo de regulador chaveado é o mais simples deles.
Procure por "Step down", que tem de montão. Tem já pronto para vender, é só satisfazer à sua corrente de carga máxima e faixa de tensão de entrada.
MOR_AL

Enviado:
24 Ago 2012 15:44
por Maffeis
Tem algumas placa aqui na empresa com 24 na entrada e saida de 5V coisa de 800mA mais ou menos e o LM2575 funciona legal