Carregador Veícular (Alguém pode me explicar)

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Carregador Veícular (Alguém pode me explicar)

Mensagempor terryvel » 21 Ago 2012 13:41

Senhores, estou trabalhando em um projeto, onde preciso ligar um equipamento (5V) em um veículo pesado (Pá carregadeira) onde próximo a este dispositivo tenho 24V proveniente de duas baterias neste veículo.

Atualmente tenho tudo funcionando, utilizando um circuito com LM317 para baixar a tensão.

Acontece que alguns amigos criticam a forma que estou utilizando para baixar esta tensão, e eu até acredito neles, mas ninguém ainda me deu uma sugestão melhor de circuito que eu possa montar.

Dae, eu vi um cara pasando vendendo aqueles carregadores de celular veicular, e decidi comprar um para ver como era dentro.

Este carregador, provavelmente da china, tem escrito na carcaça INPUT: 12V-24V OUTPUT:4.5V-9.5V. Testei com um multimetro e obtive XV.

Olha a foto do circuito:
http://www.freeimagehosting.net/mhauj

O que eu não faço a mínima ideia é do princípio de funcionamento deste circuito. Algué ae faz ideia, de como ele funciona? Ou pode indicar alguma documentação sobre esse assunto?
terryvel
Bit

Mensagempor leoabubauru » 21 Ago 2012 14:31

Terryvel

Apenas com os componentes fica difícil arriscar uma topologia. Se for pra chutar eu diria tratar-se de um reguladar com zener na base de um transistor e um circuito limitador de corrente como proteção de curto-circuito na saída. Mas posso estar completamente enganado.

Trabalho com eletronica automotiva há anos. Usamos LDO's sem problemas. Alguns, hoje, já possuem proteção de contra Load Dump (pulso na alimentação). Na prática usamos um LDO e um diodo para proteção contra inversão da bateria. É tudo muito próximo que você está fazendo. E isso não é aplicado somente aqui no Brasil não. Europa e EUA também usam a mesma topologia simplificada. Então não se incomode com os comentários. Fonte chaveada somente em algumas aplicações específicas em alta corrente (5Vdc / >1A, por exemplo).

Tenha cuidado, apenas, com descargas eletrostáticas (capacitores cerâmicos), inversão de bateria, pulsos na partida do motor e overvoltage (caminhões podem ter sobretensão de até 56Vdc por até 60s!) Nos carros esta sobretensão é de 28Vdc.

Espero ter ajudado.
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor fabim » 21 Ago 2012 14:33

A TA!!
DI/DT- LC = DV-DT, onde T sobre L carregando um C = V para uma determinada I.

Viu facil!!

Mais alguma pergunta ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 21 Ago 2012 14:54

Terrível, uma coisa de cada vez.

Primeiro, aparentemente o Fabim esqueceu de tomar o remédio. Nesses casos, apenas balance a cabeça positiva e lentamente, até que o enfermeiro chegue com a injeção dele. Sempre funciona.

Segundo: o problema da tua abordagem está na dissipação de potência. Se entre 24V e sai 5V do teu regulador, você tem sobre ele 24 - 5 = 19V. A potência que ele vai dissipar será a corrente que passa por ele multiplicado por 19. Suponha que passe 1A, ele vai dissipar 19W (que é MUITA potência para um regulador). Agora, se teu circuito consome um tiquinho de corrente, ele vai dissipar um tiquinho de potência. Se esse é teu caso, você pode ignorar os chatos que reclamam do teu regulador. Agora, se ele trabalha quente... isso é um problema, porque a vida útil de um componente está ligada diretamente à temperatura de trabalho. Em geral, cada 10° que você aumenta sua temperatura, a vida útil cai pela metade.

Terceiro, esses carregadores geralmente são circuitos reguladores de corrente. O ideal para carregar uma bateria é tacar uma corrente fixa nele, e monitorar até que a tensão atinja um limite. Por isso tá escrito que a tensão de saía vai de 4 a 9V (ou coisa parecida).

Bom, e se teu regulador trabalha a quente? Aí a solução é usar um regulador chaveado. Aquela frase enigmática do Fabim quer dizer isso. O correto seria dizer "vai pruma biblioteca e lê um livro sobre fontes chaveadas", mas prá acender um led no fim do túnel, dê uma olhada no datasheet do LM2575, que é muito usado em linha automotiva. Inclusive, tem fabricante de indutor no Brasil que fabrica indutor "para o LM2575". É um doce de usar, e se o diodo, indutor e capacitor de saída forem adequados, ele trabalha geladinho, passando mais de 1A nele.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor terryvel » 22 Ago 2012 13:39

xultz, muito obrigado, já estou pesquisando uma literatura.
No meu caso o circuito não só esquenta, na verdade, esquenta muito :D
Obrigado
terryvel
Bit

Mensagempor jorgeluiz » 24 Ago 2012 01:44

sempre se deve usar dissipadores nesses LMs, que eles tem uma regulagem termica interna, se a temperatura subir muito, eles podem fornecer menos de 100 miliamperes de corrente.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Maffeis » 24 Ago 2012 09:58

Os regulares chaveados não resolveriam esse problema de aquecimeto

LM2575 talvez
Maffeis
Word

Mensagempor xultz » 24 Ago 2012 13:06

Por que não, Maffeis? Afinal de contas, o LM2575 é m regulador chaveado...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 24 Ago 2012 14:00

Esse tipo de regulador chaveado é o mais simples deles.
Procure por "Step down", que tem de montão. Tem já pronto para vender, é só satisfazer à sua corrente de carga máxima e faixa de tensão de entrada.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Maffeis » 24 Ago 2012 15:44

Tem algumas placa aqui na empresa com 24 na entrada e saida de 5V coisa de 800mA mais ou menos e o LM2575 funciona legal
Maffeis
Word

Voltar para Circuitos Diversos