Olá Edson.
Vamos lá.
1 - Para você controlar SUAVEMENTE a velocidade de rotação de um motor, tem que considerar:
a) A carga a que esse motor está submetido pode variar.
b) A relação entre a potência entregue ao motor e o delta do PWM não é linear.
c) O atrito tem grande influência em baixas velocidades de rotação.
Todos estes fatores contribuem para que não haja SUAVIDADE no controle em malha aberta.
2 - Para você controlar SUAVEMENTE a velocidade de rotação de um motor, tem que aplicar uma realimentação. Monitorar a velocidade do motor e usar essa informação para corrigi-la. Aproximá-la do valor desejado, informado pelo potenciômetro.
3 - Quanto ao circuito. Desconsiderando a parte de geração do PWM:
a) O circuito é semelhante ao mostrado na figura a seguir. O indutor possui um resistor em série, ou seu equivalente em paralelo.
A chave apenas mudou de posição.
Em vermelho é o período da chave ligada (Ton). Em azul é o período da chave desligada (Toff)
b) O diodo tem que possuir alguma rapidez de comutação. Quando a chave fecha, o diodo ainda está conduzindo (para delta maior que 0,5). Durante essa transição há um pico de corrente da fonte para o terra via chave e diodo.
c) Se aplicarmos um degrau no potenciômetro, para aumentar a velocidade de rotação, a corrente vai aumentando com os pulsos mostrados, até que ela se estabilize em algum patamar. Aí fica ocorrendo pequenas variações de corrente entorno deste valor.
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