1Wire DS9097 com FT232R é possível?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

1Wire DS9097 com FT232R é possível?

Mensagempor Wagner de Queiroz » 21 Abr 2012 21:58

Ola a todos, estou comecando a brincar com 1wire e pretendo usar o OWFS para ler e gravar memorias DS243x, o meu problema é comprar adaptadores 1wire para usar aqui.

achei um adaptador serial antigo da Dallas que só usa componentes passivos o DS9097, mas como vou usar isso somente em notebook que não tem serial e tenho sobrando um FT232R aqui, pensei, pq não usar, pq usar? pq não usar? usando ...

mas nao funciona.

Imagem

Estou me referenciando a este circuito mas nao sei se eu poderia jogar fora todos os diodos da brincadeira pq o ft232 ja tem 5v e seus sinais são compativeis (ttl) com o 1wire,

de certa forma as tentativas que tive não deram muito sucesso, seja no windows com o programa da Dallas 1wire que usa aquele adaptador (1wireviewer) como outros programinhas da internet

Li num fórum polonês que eu precisaria de um driver

Imagem

mas nao tenho os componentes que ele pede, como hj foi feriado e sta efigênia seria uma viagem perdida, eu poderia usar algun transistor comum generico tipo BC547/548? Estou tão atordoado com problemas que não consigo entender o funcionamento dos circuitos acima.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor _blackmore_ » 22 Abr 2012 01:39

Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 22 Abr 2012 08:31

Waguim é mole isso cara...
Eu ja fis isto com o FT232bm, hehehe...

Seguinte.

Você vai precisar de um resistor de 2.5k, e um diodo schotcky ou 1n4148.

Faça o seguinte, coloque um terninal do resistor nos 5V.
No outro terminal que esta aberto, você liga direto no RX do FT, o diodo você liga o anodo no pino RX, e o katodo no pino TX.
Assim, você vai fazer a seguinte ligação.
O terminal que esta direto no RX tu liga na linha OW.

O Diodo 1n4148 faz as vezes de desacoplamento, já que como você sabe o padão OW o nivel standby também é 1 !! hehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 22 Abr 2012 08:44

Vou chutar do meio de campo. Se for gol, bom pra você. Se for pra fora, pelo menos tentou.
Considerando que é uma taxa baixa, até uns 10kb/s.
1 - Troca os BS170 por BC377, ou BC546, BC547, BC548, BC549, BC550, ou 2N2222, ou .... qualquer NPN. Preferência 2N2222.
2 - Coloca um resistor de 47k em série com as bases dos transistores.
3 - Se não funcionar, vai reduzindo o valor dos 47k. Não menos que uns 33k.
Teste e dê um retorno.
O bom seria ver as formas de onda em Tx, Rx, OW e no coletor do primeiro transistor.
Atenção!!! :evil:
Apesar de não carregar a entrada do PC, desnecessário dizer que o teste é por sua conta e risco.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos