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Motor trifásico = TRIAC ou SCR

Enviado:
14 Mar 2012 13:06
por sergiotronic
Tenho que chavear um motor trifásico de 7,5 HP 220 volts. Não quero utilizar contator, quero usar três TRIACs como relé de estado sólido. Já até tenho eles, seriam o BTA-41-600. Colocarei em bons dissipadores de calor e pronto. Este motor sofrerá constantes inversões de sentido de giro e constantes acionamentos. Se para cada fase eu usasse dois SCR formando um triac com os gates em curto eu teria alguma vantagem técnica ou da forma como mencionei já "dá pro gasto" ? Preciso de algum circuito RC para proteger o TRIAC ? ...valeu pessoal.
Re: Motor trifásico = TRIAC ou SCR

Enviado:
14 Mar 2012 16:26
por ELFS
sergiotronic escreveu:Tenho que chavear um motor trifásico de 7,5 HP 220 volts. Não quero utilizar contator, quero usar três TRIACs como relé de estado sólido. Já até tenho eles, seriam o BTA-41-600. Colocarei em bons dissipadores de calor e pronto. Este motor sofrerá constantes inversões de sentido de giro e constantes acionamentos. Se para cada fase eu usasse dois SCR formando um triac com os gates em curto eu teria alguma vantagem técnica ou da forma como mencionei já "dá pro gasto" ? Preciso de algum circuito RC para proteger o TRIAC ? ...valeu pessoal.
Um conselho para 7,5HP não use Triac, use o bom e velho contator, principalmente se for usar reversão. Monte um circuito com dois contatores e um temporizador para evitar a reversão com o motor girando. Alguns anos atras montei um circuito assim para acionamento de uma talha eletrica, os operadores descobriram que com diversas reversões seguidas eles detonavam a chave de controle do motor e dai folga até o proximo concerto.
Não esqueça, motor eletrico na partida consome 6xIN , 18A x 6 = 100A
BTA-41 - 40A, não vai durar muito tempo, depende do tipo de carga.
Re: Motor trifásico = TRIAC ou SCR

Enviado:
14 Mar 2012 16:44
por sergiotronic
Caro ELFS, qual o cálculo que o fez chegar em 18 A ?
Eu não posso usar contator. Mas posso fazer um circuito onde só permita inversão com o motor parado, tipo um sinal vindo de algum encoder.
Mas em todo caso você sugere dois SCR´s cada um de 50 A em anti-paralelo para cada fase ?
Valeu

Enviado:
14 Mar 2012 17:59
por MOR_AL
Não acho que colocar as duas portas conectadas seja uma boa.
Cada porta está com sua tensão referenciada ao catodo do tiristor. Um está com neutro e o outro com a fase (estrela 117Vca). A outra opção é um com o catodo em uma fase e o outro em outra fase (triângulo 220Vca).
MOR_AL

Enviado:
14 Mar 2012 22:01
por RobL
Não dá para ligar os gates do SCR direto.
Para este triac, o inrush current, penso ser mais de 400A por um ciclo.
Deve suportar as constantes partidas e comutações com folga.
A corrente desse motor deve estar em 14,5A (em 220Vca) com rendimento hipotético de 100% e fator de potência unitário (também hipotético). Considerando um rendimento de 80% a corrente sobe para 18 A. Considerando o fator de potência de 0,8 a corrente será de 22,5A.
Pode esperar uma corrente por fase maior que 23A.
Com o dissipador correto e snubber bem dimensionado, esse triac tem que funcionar com folga. Mas lembre-se de colocar um snubber correto.
Re: Motor trifásico = TRIAC ou SCR

Enviado:
14 Mar 2012 22:13
por edison
ELFS escreveu:Um conselho para 7,5HP não use Triac, use o bom e velho contator, principalmente se for usar reversão. Monte um circuito com dois contatores e um temporizador para evitar a reversão com o motor girando. Alguns anos atras montei um circuito assim para acionamento de uma talha eletrica, os operadores descobriram que com diversas reversões seguidas eles detonavam a chave de controle do motor e dai folga até o proximo concerto.
Não esqueça, motor eletrico na partida consome 6xIN , 18A x 6 = 100A
BTA-41 - 40A, não vai durar muito tempo, depende do tipo de carga.
Assino em baixo !
Mas se quiser incrementar a "coisa" um inversor seria ótimo ou algum circuito baseado nele usando IGBT.
Um Weg CFW-08 sai por uns 2 contos ,oferce N vantagens no controle do motor (frenagem por CC ,rampa de L/D ,monitora rev. ,etc) ,facinho de instalar e nem precisa encoder.

Enviado:
14 Mar 2012 22:23
por RobL
Olha, o maior problema é ao comutar, sem snubber, acaba detonando o triac, ou até mesmo SCR.
Mas não tenho tido problema com triac bem dimensionado e com snubber testado com osciloscópio (cuidado com as ponteiras corretas).
Agora, para controle de velocidade, apesar de muito usado, nem para ventilador é aconselhável, devido ao ruído gerado no ambiente.

Enviado:
15 Mar 2012 08:16
por sergiotronic
Vocês são demais, este fórum é bom demais, agradeço a todos. Porém desde postagens anteriores que eu sinto que preciso deixar aqui uma observação. Postamos dúvidas sobre questões simples e muitos colegas respondem de forma complexa talvez é claro querendo demonstrar o quanto dominam o assunto. Não estou me referindo a alguém específico.
Meu propósito é pegar 3 triacs e fazer um motor trifásico funcionar ao fechar uma única chave liga-desliga, esta chave ligará os gates. Na verdade duas chaves pois a outra inverterá as fases. Só isso, jamais utilizar contator e nem sequer imaginar em inversor de frequencia.
A dúvida era TRIAC (dificil achá-los com mais de 40 ampéres) ou 2 SCR´s formando um triac ?

Enviado:
15 Mar 2012 08:37
por RobL
Eu penso diferente. Quanto mais abrangente for uma resposta melhor.
Por exemplo, o ELFS e o Edson colocaram sua experiência, a qual também concordo por ser mais segura.
No entanto, cabe lembrar que uso de Triacs é somente para pequenos motores e eles tem maior probabilidade de falha, comparado aos contatores e inversores.
Um Triac pode ligar sem o gate, dependendo da razão dv/dt ou di/dt devido a distúrbios na linha. Além disso, quando se desliga o motor, a auto indução deste, gera uma alta tensão, quando a corrente é máxima.
Por isso lhe afirmo que dá para usar Triac ou SCR(melhor ainda) porém com o snubber corretamente dimensionado, senão, não é durável. Não é simples calucular snubber. Faço uma aproximação e ajusto os valores por tentativa e erro com ajuda de um scope.
Creio que basta o leitor selecionar o que lhe é mais interessante, podendo até não ser o melhor que deveria aplicar.
Bom, como disse, esse é meu ponto de vista.

Enviado:
15 Mar 2012 09:05
por sergiotronic
Legal pessoal, obrigado a todos. As respostas já iluminaram um caminho pelo qual tentarei seguir. Abraços a todos.

Enviado:
15 Mar 2012 13:41
por FabioSom12
O motor é uma carga indutiva e vai ter um defasagem de tensão e corrente.
Tipo...
Imagina que está funcionando e vc tira o gate.
Qdo a senoide de tensão passar pelo zero a corrente ainda estará circulando.
Considerando o triac uma carga resistiva, vai ter uma ddp entre o drain e source vai conseguir desligar?
Lendo esse tópico fiquei com essa dúvida.

Enviado:
15 Mar 2012 17:56
por RobL
O Triac sempre ira desligar se a corrente no momento que a tensão for zero estiver abaixo de Ih (corrente de manutenção) .
Através da correção do fator de potência, podemos chegar a essa condição e o Triac desligara com segurança.

Enviado:
28 Mar 2012 15:02
por menegola
Caso queira ligar dois SCR anti-paralelo Circuito AC poderá usar MOC.
No circuit test datasheets MOC3031,332,330

Enviado:
28 Mar 2012 15:07
por menegola

Enviado:
28 Mar 2012 15:54
por menegola