Ajuda com circuito fotodiodo

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ajuda com circuito fotodiodo

Mensagempor MTC » 05 Jun 2011 19:51

Oi pessoal, to precisando de uma força com o circuito abaixo.

Imagem

É um circuito RX para recepcao via IR de um sinal de video, analógico.

Antes de usar como ponto de partida para alguns testes gostaria de entender melhor como funciona. Essa configuracao de base com um (acho que é isso neh), nao deu para digerir direito.

Se alguem puder me explicar a configuracao de Q1 e Q2, eu fico muito grato!!! Moris e sua super didatica... Please!!!!

Mais uma duvida, a funcao do U2 pelo que entendo é apenas eliminar a necessidade de alimentacao simetrica no circuito. Como a impedancia na linha de 6V é elevada, um simples divisor de tensao com 2 resistores de 10K nao bastaria para substuituir o U2?

[ ]'s

MTC.
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Jun 2011 21:53

Bom.
Primeiramente algumas considerações:
1 - O projetista está alimentando o operacional U1 com sua tensão máxima absoluta de 12V, enquanto o manual recomenda um máximo de 10V e faz isso com ênfase. Mesmo funcionando, sua vida útil fica comprometida.
2 - No datasheet os ganhos são baixos e com resistores com valores baixos. Além disso com capacitores de compensação de frequência de resposta. No projeto o projetista usou valores altos e sem capacitores de compensação. É um convite a oscilação.
3 - Este circuito é para ser montado em placa de CI. Um protótipo em protoboard deve oscilar.

Acho que está acontecendo o seguinte:

U2A é realmente um divisor de tensão. Saem 6Vcc no pino 1.
Respondendo a sua pergunta. Talvez um divisor resistivo simples tivesse o mesmo efeito. Talvez até o divisor resistivo mostrado, junto com o capacitor de 10uF, conectados diretamente à base de Q2, funcione.
Digo (ou escrevo, hehe!) isso porque a corrente no emissor e coletor de Q2 é bem baixa. Cerca de 54uA no resistor de emissor de 100k, mais cerca de 8uA na base de Q1. Se considerarmos que Q2 tem um HFE de 30 (conservador e irrelevante), a corrente de base seria algo em torno de 2uA. A queda no resistor de base de Q2 dá 0,02V. Conclusão. Troque o resistor (superior) de 100k, por um de 82k e junto com o capacitor de 10uF, conecte-os diretamente à base de Q2, que você economiza um CI, um resistor de 10k e um capacitor de 1uF.

Partindo do princípio que o operacional está dentro de sua região ativa, em outras palavras. Vpino2 = Vpino3. Isso implica em que Q2 está funcionando (sem sinal) quase saturado. Pelo resistor de 1M passam 6uA e pelo resistor de 47k passam 54uA. Vout (pino 6) estará com aprox. 8,54V.
Essas informações serão usadas depois. Guarde-as.

D1 funciona como uma fonte de corrente, quando há sinal ótico.
Em paralelo com D1 há uma tensão aprox. de 4,3V. Fixa para frequências superiores a 1,6kHz. Deve ser para polarizar o diodo em um ponto bom de operação.
Quando há luz, o diodo gera corrente. Essa corrente vem do emissor de Q2.
A corrente de base de Q1 diminui, com isso a corrente bem maior de emissor de Q1 também diminui. Se o sinal luminoso possui componentes de frequência superiores a 1,6kHz, então o capacitor C1 vai manter a tensão constante sobre ele. Somando 0,6 da junção de base-emissor de Q1, a tensão sobre o diodo D1 fica constante.
Para que isso seja verdade, a tensão sobre o resistor de 4,7k tende a cair (diminuiu a corrente de emissor). Mas como a tensão de emissor de Q2 é constante e de 5,4V, então o que vai ocorrer é que a tensão sobre o resistor de 4,7k TEM que permanecer constante. Isso é conseguido porque com a tentativa da tensão na base de Q1 diminuir, a junção base-emissor de Q2 tende a aumentar, fornecendo mais corrente para compensar a corrente de base que foi desviada para o diodo D1.
Na realidade o que ocorre é que a tensão sobre o diodo D1 permanece constante e essa corrente que passa por ele vem parte do resistor de 1M e parte do resistor de 47k. Isso vai fazer variar a tensão de saída do operacional (vai subir).
Então, para concluir, um pulso de luz no diodo aumenta a tensão na saída do operacional.
Posso estar errado, mas acredito que não.
Se eu soubesse as características do sinal ótico (frequência mínima e máxima, ou taxa de pulsos), eu poderia sugerir algo menos complicado. Teria que sabre também o nível do sinal desejado na saída. Talvez. Não sei porque o projetista usou um circuito desses não.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 05 Jun 2011 22:18

O LM7171 pode ser alimentado em +-15V.
Jorge_Francisco
Dword

Voltar para Circuitos Diversos