PIC Alimntado no Carro - Com o fazer Shutdown do circuito ?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

PIC Alimntado no Carro - Com o fazer Shutdown do circuito ?

Mensagempor srspinho » 20 Fev 2011 17:08

Olá Pessoal,

depois de Muito tempo afastado da eletrônica (alguns meses) devido ao meu trabalho, estou voltando a trabalhar nos meus projetinhos nos finais de semana.

Bem, vou tentar explicar o meu problema :

Eu fiz um circuito com um PIC 18LF2520 (3.3v) que fica lendo a distância percorrida pelo carro e o quanto gastou de combustível (cálculo aprosimado, lendo o tempo de abertura dos bicos injetores).
Eu mostro os dados em um display OLED (comprei no e-bay) de 128x64 e 0.96" (bem pequeno).
O problema é que esse display consome cerca de 45 ma quando em operação.
Achei que seria muito arriscado deixar o circuito sempre ligado na bateria do carro.

Eu, então, estava pensando na seguinte solução : Toda vez que eu desligar o carro, eu salvo os últimos dados na EEPROM interna e dou um "shutdown" no circuito, desconectando-o da bateria. Eu faria isso monitorando o "pós-Chave". Quando cair a tensão no pós chave para zero (carro desligado), eu salvo osdados e "desligo" o circuito da bateria do carro.
Até aí, tudo bem, mas como faço para iniciar tudo de novo ?

Andei vendo um circuitos de chave com FET, mas não consegui imaginar como ficaria.

Pensei também em um capacitor de 2200uf (desligando o diaplay antes) mas, acho qu e não vai dar tempo de salvar os dados.

Procurei um bocado na Net, inclusive aqui no fórum , mas não encontrei algo parecido com isso.

Alguém tem alguma sugestão ?

Obrigado a todos !

Sérgio
srspinho
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 21 Fev 2011 00:44

eu acredito que o capacitor de 2200uF será mais que suficiente para vc gravar a informação atual na EEPROM, eu tentaria utilizar um valor menor (acima dde 470uF).
Agora eu acho que vc tem que apenas monitrar qdo a tensão cair e neste momento gravar o dado na memória, e qdo vc ligar o circuito ele vai funcionar normalmente ... não tem q criar mais nada ... entendeu?
Usa a própria ignição como chave para ligar e desligar o teu circuito.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor xultz » 21 Fev 2011 11:55

Quando o sinal pós chave cair, você desliga o display e coloca o PIC em sleep, só acordando por int quando o pós chave subir.
Existem também reguladores série com pino de shutdown, que pode ser comandado pelo pós chave.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Obrigado ! ! !

Mensagempor srspinho » 21 Fev 2011 13:10

Olá Pessoal,

obrigado pelas Dicas !

vou tentar, primeiro a dica do _blackmore_, que é mais simples !

Xultz, não conheço esses reguladores que você citou. Você tem algum em mente que seja fácil encontrar no mercado (sou hobbysta, só compro peças na Santa Efigênia...) ?

De qualquer forma, eu comprei alguns SuperCaps no ebay na semana passada (1.5F x 5.5V). Ainda não chegou, mas estou curioso para saber do que esses supercaps são capazes de fazer !

Abraços a todos.
srspinho
Bit

Voltar para Circuitos Diversos