Como funciona o protocolo Zigbee?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Como funciona o protocolo Zigbee?

Mensagempor Francys Reymer » 21 Jan 2011 23:26

Pessoal, gostaria de saber como funciona este protocolo.
Minhas principais dúvidas são:

1 - Ele possui suporte para conexão WiFi?

2 - Funciona como radio frequencia?

3 - Funciona como Bluetooth?

4 - Em que tipo de projeto ele é mais utilizado?
Francys Reymer
Byte

Mensagempor edison » 22 Jan 2011 12:48

-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Francesco » 22 Jan 2011 13:41

O zigbee foi desenvolvido para controle, tendo uma alta confiabilidade mas uma baixa velocidade. A idéia é o envio de comandos simples, mas sem grandes quantidades de dados.

O protocolo zigbee foi desenvolvido sobre o padrão 802.15.4, que define 2,4GHz e uso do espalhamento espectral. Apesar de estar na mesma freqüência do Wifi e Bluetooth, eles não se comunicam. Tanto que o número de canais é diferente, o tamanho do canal é diferente, e o protocolo dentro do canal é diferente (não tem como comunicar mesmo). O espalhamento espectral faz com que eles não interfiram em outros equipamentos, mas só isso.

Esse protocolo é utilizado em quase sua totalidade em projetos de automação residencial.
Acho que é isso.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Francys Reymer » 22 Jan 2011 13:47

Sim obrigado deu pra entender bem, Zigbee nao tem nada haver com bluetooth são tecnologias para aplixações diferentes. E também zigbee nao tem conexão Wifi pelo menos foi o q eu entendi.
Francys Reymer
Byte

Mensagempor Francesco » 22 Jan 2011 13:52

Exatamente.
A única coisa em comum entre elas é a freqüência de 2,4GHz.
Francesco
Word

Mensagempor rcakto » 22 Jan 2011 17:16

e alguns tem a poca vergonha de dizer que zigbee esta crescendo no mundo industrial brasileiro.... sem comentarios...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor xultz » 22 Jan 2011 17:30

Eu estou envolvido em três projetos grandes de Zigbee, posso dizer que com certeza o protocolo está crescendo sim. Como ele é recente ainda, sua primeira especificação saiu em 2003, ainda não virou mainstream, mas para redes mesh de dispositivos embarcados que buscam baixo custo de implantação, baixo consumo e baixa largura de banda, eu aposto muito nele.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RAguiar » 25 Fev 2011 15:59

rcakto escreveu:e alguns tem a poca vergonha de dizer que zigbee esta crescendo no mundo industrial brasileiro.... sem comentarios...

A PialLegrand tem uma linha de tomadas chamada Nereya e que trabalha com protocolo Zigbee...

...o representante da fabrica falava do produto (numa palestra) como se fosse coisa de outro mundo...o cara enche tanta linguinça...dá vontade de falar pra ele que isso já corre à tempos e não é de ultima geração...mas é melhor ficar quieto e fazer de conta de que não entende do assunto...
RAguiar
Byte

Mensagempor jonowsky » 04 Mar 2011 11:43

xultz escreveu:Eu estou envolvido em três projetos grandes de Zigbee, posso dizer que com certeza o protocolo está crescendo sim. Como ele é recente ainda, sua primeira especificação saiu em 2003, ainda não virou mainstream, mas para redes mesh de dispositivos embarcados que buscam baixo custo de implantação, baixo consumo e baixa largura de banda, eu aposto muito nele.

Estou com o xultz!!!
jonowsky
Byte

Voltar para Circuitos Diversos