RX TX otico

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

RX TX otico

Mensagempor MTC » 04 Jan 2011 20:24

Pessoal, to precisando de uma forçinha. Preciso isolar fisicamente um circuito oscilador. É um oscilador de 5MHZ, e a ideia é utilizar um diodo LED para transmitir e um fotodiodo para receber o sinal. Preciso isolar os circuitos a uma pequena distancia de 5cm, por isso do acoplamento otico.

Já montei alguns circuitos mais nenhum funcionou para ser sincero.

O RX to usando o seguite:

Imagem

O TX é o seguinte:

Imagem

O RX, quando aplico um sinal infravermelho de baixa frequencia "controle remoto" tenho o sinal no coletor do Q1 do RX. Com um sinal de 5MHz, nada feito.

Testei varios diodos emissores, pois imaginei que a resposta de muitos LEDs nao seja adquada para esta frequencia. Adquiri o BPV10NF
http://www.pobot.org/IMG/pdf/BPV10NF.pdf
pois o rise/fall time é da ordem de 2,5ms.

No RX to usando um photo diodo pin:

http://www.vishay.com/docs/81521/bpw34.pdf

Alguem pode ajudar!!!???

[ ]'s

MTC
MTC
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 04 Jan 2011 21:19

os transistores operam nesta frequencia? (5MHz)
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MTC » 05 Jan 2011 12:19

Os TS usados, atendem até 100MHZ sem problemas segundo datasheet.

[ ]'s

MTC
MTC
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 05 Jan 2011 12:50

o emissor IR opera em 5MHz?

não existe opto acoplador pronto? tipo 4N25 ou outro que possa ser utilizado ao invés de um circuito deste?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MTC » 05 Jan 2011 14:14

Blackmore, para sanar esta duvida acabei pedindo o BPF10NF, que tem especificado rise/fall time da ordem de 2,5ns.

Nao posso usar optocoupler, pois preciso isolar fisicamente todo TX, sendo este alimentado por baterias e em compartimento a parte do RX.

MTC.
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Jan 2011 20:43

Olá MTC.

Observações preliminares:

1 - Antes de mais nada, vou considerar que, quando você se refere a 5MHz está se referindo a 5Mc/s (onda com transição mais abrupta que possui mais harmônicos). Caso a frequência seja de 5MHz (senoidal), então minha solução não é apropriada.
A partir daqui, quando me referir a "frequência", entenda-se como onda quadrada, ok?!
2 - Será que essa frequência não poderia ser menor? Facilitaria em muito seu problema.
3 - Não poderia usar uma transferência infravermelha, do tipo dos controles remotos? A distância entre transmissor e receptor poderia aumentar até quase 10m.

Seus circuitos
Vamos analisar suas opções e depois apresentar outra solução.

O transmissor possui um grave erro, no tocante a responder a esta frequência.
A falta de um resistor de coletor de Q3 vai fazer com que a corrente no LED corte lentamente, não dando tempo de ir a zero antes que chegue o novo pulso de corrente.
Considerando uma entrada TTL, o capacitor C2 pode ficar se carregando a cada pulso em ‘1’. A junção base-emissor do transistor Q2 vai conduzindo, carregando o capacitor com o positivo no lado do sinal de entrada. Isso faz com que o outro lado fique negativo, tendendo a cortar, depois de alguns ciclos. A constante de tempo de carga TEM que ser igual à constante de tempo de descarga, para que isso não ocorra.
Na figura seguinte coloquei o circuito de um transmissor, que responde a essa frequência. Como você colocou a corrente no LED com 50mA, pode quase que dobrar a resistência de coletor do circuito. Talvez uns 47 ohms.
O Led é o IRE161 ou outro rápido qualquer. O TIL31 não responde a essa taxa.

Imagem

Na figura seguinte desenhei a forma de onda de corrente no LED. Com o resistor de 27 ohms, o tempo de subida e de descida ficaram em 28ns, o que é bem rápido.

Imagem

Minha internet está muito lenta.
Com relação ao receptor, mais tarde eu posto algo.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 06 Jan 2011 06:39, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MTC » 05 Jan 2011 22:53

Oi MOR_AL, vamos lá:

1) a forma de onda "deveria" ser senoidal, mas apresenta uma leve deformação na crista superior. Sendo assim considera-se senoidal + harmonicas, certo??? Essa deformação já vem do circuito oscilador. SE tiver interesse te passo detalhes da aplicação via MP.

2) Infelizmente o circuito oscilador tem q trabalhar nessa faixa. Ele é um sensor piezoeletrico, onde o cristal é de 5MHz, ja estou utilizando o cristal de mais baixa frequencia disponivel nessa aplicacao.

3) Se eu entendi a pergunta, isso seria no caso de menor frequencia certo?? como explidado acima, tem q ser 5MHz.

Pra eu entender melhor, no que voce se baseou para calcular os tempos de subida e descida na figura "C"? Os tempos são dependentes da corrente???

grato pela atenção,

MTC.
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Jan 2011 06:34

MTC escreveu:Oi MOR_AL, vamos lá:

1) a forma de onda "deveria" ser senoidal, mas apresenta uma leve deformação na crista superior. Sendo assim considera-se senoidal + harmonicas, certo??? Essa deformação já vem do circuito oscilador. SE tiver interesse te passo detalhes da aplicação via MP.

A razão da minha pergunta foi de saber se o seu sinal poderia ser considerado analógico ou digital. Está me parecendo analógico, mas como essa frequência vem do oscilador, e se ele não estiver modulado, apenas saber se ele está presente e não presente, então poderá ser tratado como digital, caso você o amplificar, ou fizer passá-lo por um comparador (rápido), antes de transmití-lo.

2) Infelizmente o circuito oscilador tem q trabalhar nessa faixa. Ele é um sensor piezoeletrico, onde o cristal é de 5MHz, ja estou utilizando o cristal de mais baixa frequencia disponivel nessa aplicacao.

Dê maiores detalhes do sensor. Tensão de saída dele e o que você está medindo.

3) Se eu entendi a pergunta, isso seria no caso de menor frequencia certo?? como explidado acima, tem q ser 5MHz.

Correto.
Porém, talvez você possa enfrentar o problema usando outro "ponto de vista". É necessário maiores detalhes.

Pra eu entender melhor, no que voce se baseou para calcular os tempos de subida e descida na figura "C"? Os tempos são dependentes da corrente???

Repare na data da primeira figura. Na época, tinha que tirar uma foto da tela do osciloscópio, o que não achava necessário no momento.
Eu projetei, montei e testei o circuito. Eu copiei a forma de onda da tela do osciloscópio.
Esse transmissor é para sinais digitais TTL.
Com relação à corrente no LED, para reduzir a corrente à metade, é necessário aumentar o resistor de coletor, como eu já informei. Então o tempo de descida da corrente pode aumentar um pouco. Não testei isso.

Como eu mencionei acima, talvez o problema possa ser encarado por outra perspectiva, que pode facilitar a solução. É necessário uma visualização geral do projeto.
[]'s

grato pela atenção,

MTC.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos