por MOR_AL » 17 Out 2010 19:25
Ele tem um resistor em série com a base para limitar a corrente de base, evitando sua queima.
Ele tem um resistor entre o emissor e a base, para aumentar a rapidez da comutação. Devido a capacitância inerente entre base e emissor, e base e coletor, ao se colocar um resistor em série com a base (como no circuito), forma um filtro passa baixas frequências, entre a saída (carga no coletor) e a entrada (sinal entre a base e o emissor).
Para reduzir a influência desse filtro, e consequentemente a limitação em frequências mais altas, foi introduzido um resistor entre o emissor e a base. Esse resistor também aumenta a máxima tensão suportada entre o coletor e o emissor.
Repare que a tensão que o transistor suporta é de 50V (Máximo). Em funcionamento normal, não se deve deixar que a tensão entre o coletor e o emissor alcance tal valor. Costuma-se limitar em cerca de 80%, ou 40V (aproximadamente). Isso aumenta a vida útil do componente, ou melhor dizendo, não diminui muito a vida útil do componente.
O que esse componente faz é economizar dois resistores e espaço no layout, como informado no manual.
Imagine, por exemplo, que você tem um sinal com níveis TTL e deseja acionar uma carga. Com um transistor comum, você precisa colocar um resistor entre o sinal TTL e a base, para limitar a corrente de base. Esse componente já inclui isso.
Observe que ele é um PNP e não um NPN, sendo assim, o sinal possui referência no emissor, que tem que estar com uma tensão superior à tensão de base. Quando a tensão de base fica cerca de 0,6V abaixo da tensão do emissor, começa a condução entre o emissor e o coletor.
Último detalhe. O circuito da figura 22 está incompleto. Faltou a ligação entre a base do segundo transistor e o coletor do primeiro. Essa fonte de corrente seria mais bem regulada se não houvesse o resistor em série com a base.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain