Como fazer fonte de tensão negativa?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Como fazer fonte de tensão negativa?

Mensagempor Francys Reymer » 11 Ago 2010 23:55

Olá pessoal,

tem um problema aqui, tipo eu fiz uma fonte d 12v com 2 diodos retificadores e um capacitor eletrolitico de 470 uf até ai tudo bem, mas ru tambem tinha q fazer uma fonte negativa ai utilizei o mesmo principio apenas inverti o polo do diodo para apenas conduzir corrente quando fosse a tensão negativa ai a burrice foi ter colocado um capacitor eletrolitico depois (ele estourou) pois eu ñ sabia q este tipo d capacitor só aceitava carga positiva, então minha duvida é a seguinte:

1º) posso utilizar um capacitor ceramico pra substituir o atual capacitor eletrolitico

2º) depois d ter feito este processo ainda preciso d uma fonte d 5 v q consigo jogando o sinal num regulador d tensão 7805, porém, ñ sei prq meu 7805 esquenta, tipo ele ñ queima, mesmo se eu deixar bastante tempo porém fica quente já testei todos os contatos, ñ sei mesmo o q é

ai o circuito:

Imagem
Francys Reymer
Byte

Mensagempor Francesco » 12 Ago 2010 00:41

Olá Francys,

Vamos às suas perguntas:
1) Pode utilizar o capacitor cerâmico sim, mas pode utilizar o capacitor eletrolítico também. Ele estourou porque estava invertido. O sinal de + do capacitor indica que este lado tem que ficar "mais positivo" que o outro lado.

Para sua parte negativa, basta colocar o + do capacitor no VSS, e o - no MENOS12V. Para seu esquema, o VSS está "mais positivo" que o MENOS12V.

2) Quanto ao 7805, estou supondo que esteja usando o de encapsulamento TO220. Embora ele forneça 1A, ele precisa do dissipador de calor. Se você não usar, pode puxar só 200mA dele.

Ele suporta de 7V a 24V na entrada sem problemas, mas quanto maior a tensão mais ele esquenta. Coloque o dissipador e problema resolvido.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Francys Reymer » 12 Ago 2010 01:06

valeu mesmo vou tentar aqui
Francys Reymer
Byte

Mensagempor edison » 13 Ago 2010 22:02

O 7905 não seria para regular negativo e 7805 para positivo ???
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 14 Ago 2010 14:43

questao de referencia: -5 - 0 - +5 e' so' outra maneira de escrever :
0 - 5 - 10 , onde o referencial e' 5.
jorgeluiz
Byte

Voltar para Circuitos Diversos