Circuto para sensores NA, NF e analógicos

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuto para sensores NA, NF e analógicos

Mensagempor MOR_AL » 05 Ago 2010 15:28

Olá pessoal.
Tenho uma pequena traineira e resolvi colocar alguns alarmes do tipo "alternador não carregando", "temperatura da água de refrigeração", "acrescentar Diesel no tanque", etc.
Fiz basicamente um circuito OU, que aciona um buzzer daqueles para 12V. Quando algum sensor atua, o buzzer toca. Para identificar qual sensor atuou, coloquei um LED para cada sensor.
O circuito é simples e passou nos testes de bancada.

Os sensores podem ser do tipo normalmente abertos (NA), normalmente fechados (NF) ou que produzem tensão analógica (é o caso da monitoração da temperatura da água do motor).
Como sensor NA, usei as chaves reed com ímãs. Usei também pequenas ampolas com mercúrio, com diâmetro de uns 8mm e comprimento de uns 15mm.
O sensor analógico, que eu tenho na traineira, foi feito com um diodo, antes de eu ter o LM35. Ele possui um mostrador de ponteiro de um gravador antigo. Vou aproveitar o sinal da temperatura para colocar no circuito do alarme.
A alimentação é da bateria comum de 12V (12,75V aprox. para precisando de carga e 14V com carga). Não coloquei fusível porque o circuito elétrico da traineira já possui. Quem desejar deve incluir um fusível. O consumo do buzzer deu incríveis 5mA e toca bem mais alto que os buzzers de placas de CI. O circuito total, com todos os LEDs acesos, deve chegar a uns 75mA. Em repouso, deve estar em uns 12mA.
Imagem
Ainda não comprei os trimpots (vide foto sem os dois trimpot) mas já testei a parte do comparador.
Quem quizer o desenho do layout e do circuito, me mande uma MP que eu envio por email.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor renatokodaira » 05 Ago 2010 15:55

Oi Moris !

Voce vai fazer algum gabinete especial ou algum tratamento (pintura, envernizamento, etc) para a placa contra a maresia e respingos de agua salgada ? Deve ser terrivel a açao desses elementos (agua e sal) nos componentes e contatos eletricos e eletronicos e tambem na fiaçao.

Oba ! jah temos um barco pra pescar !!!!

:D :D

[]'s
renatokodaira
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Ago 2010 16:19

Olá Renato!

Se eu te disser que tenho a traineira há cerca de 2 anos e só saí umas três vezes ... e no "quintal de casa" ... e olha que moro pertinho do local da traineira. Quem sabe a gente organiza um passeio por aqui. Mas esse é um assunto para o "Boteco" ou o "Assuntos Gerais".

Eu não vou fazer um gabinare especial não. Dá muito trabalho e se não for muito bem feito, não adiana muito. Já tem um painel de fibra de vidro e eu vou colocar dentro dele. A parte dos filetes está com tinta acrílica mas a parte dos conectores não.
Quando der problema eu ou troco os conectores ou, se as ligações (com os sensores) se tornaram definitivas, eu soldo direto mesmo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor renatokodaira » 05 Ago 2010 17:18

Esse alarme e o seu barco me fazem lembrar uma vez que um amigo que trabalhava comigo havia comprado um barco no Rio de Janeiro e convidou mais uns colegas para ajudar a leva-lo da marina da Gloria ateh a casa dele em Angra (vai ver eh seu vizinho - o nome dele eh Winston - ele era mergulhador profissional). Levamos umas 8h para fazer o trecho e toda hora ele tinha que abrir a tampa do motor pra ver se estava esquentando, se tinha fumaça, etc e por isso a velocidade era baixa (no max uns 6 a 9 nos).

Eu costumo sair pra pescar em barcos nas regioes de Bertioga e Itanhaem e fico olhando a parte eletrica e eletronica dos barcos e sempre vejo muita corrosao causada pela agua salgada, por isso a pergunta.

Mais uma coisa: jah testou o buzzer com o motor (diesel ?) ligado no barco ? Com o tototototo do motor as vezes fica dificil ouvir as coisas. Precisa de um alarme bem alto mesmo.

Barco eh assim mesmo, o dono quase nao aproveita e soh fica tendo manutençao ...
renatokodaira
Byte

Mensagempor MOR_AL » 05 Ago 2010 17:42

renatokodaira escreveu:Esse alarme e o seu barco me fazem lembrar uma vez que um amigo que trabalhava comigo havia comprado um barco no Rio de Janeiro e convidou mais uns colegas para ajudar a leva-lo da marina da Gloria ateh a casa dele em Angra (vai ver eh seu vizinho - o nome dele eh Winston - ele era mergulhador profissional). Levamos umas 8h para fazer o trecho e toda hora ele tinha que abrir a tampa do motor pra ver se estava esquentando, se tinha fumaça, etc e por isso a velocidade era baixa (no max uns 6 a 9 nos).

Fiz o mesmo, mas levei o mecânico. Em barco novo ... o motor (todo retificado e ok em terra) deu problema e a viagem durou 15hs.

Eu costumo sair pra pescar em barcos nas regioes de Bertioga e Itanhaem e fico olhando a parte eletrica e eletronica dos barcos e sempre vejo muita corrosao causada pela agua salgada, por isso a pergunta.

Já tive veleiro e como era fechado, a corrosão era menor. A traineira tem uma parte fechada também. A corrosão já é esperada, mas acho que não vai dar problema nos próximos 5 anos.

Mais uma coisa: jah testou o buzzer com o motor (diesel ?) ligado no barco ? Com o tototototo do motor as vezes fica dificil ouvir as coisas. Precisa de um alarme bem alto mesmo.

Ainda não! Estou esperando os trimpots chegarem. A cadeira do "comandante" fica em frente ao painel e a roda de leme (óbvio né?!). O buzzer toca bem alto, fiquei até surpreso. O motor tem capô e sei que dá para escutar sim. Caso não seja suficiente, troco o buzzer por um relê e uma sirene. Eles não ficam mesmo na placa de CI. Veja que na figura o buzzer está fora da placa.

Barco eh assim mesmo, o dono quase nao aproveita e soh fica tendo manutençao ...
... Pior que é verdade mesmo! Tem um ditado que diz: "Uma hora de prazer e quatro de trabalho." Se for assim, tenho crédito de 5 horas de passeio. Hehehe!!

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos