Projeto Relógio Ponto conforme nova legislação...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Projeto Relógio Ponto conforme nova legislação...

Mensagempor KrafT » 24 Jul 2010 23:31

Agora com a nova legislação para relógio ponto, parece que é viavel produzi o trem, mas as exigencias são muitas e o custo da homologação também pode ser grande...

Será que alguns fabricantes fizeram lobby para reservar o mercado para eles, ou dá para brincar disso?
KrafT
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 24 Jul 2010 23:44

com certeza quem já sabia desta informação antes já está andando, pois o custo pelo que ouvi dizerem é pelo menos 3 vezes maior que a marcação de ponto atualmente aplicada.
Se eu tivesse condições, tentaria alguma coisa sim até mesmo pq se vc tiver o projeto e o produto homologado possa vendê-lo para alguma empresa mais atrasada neste desenvolvimento.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor KrafT » 25 Jul 2010 20:37

Já tem um punhado de gente grande homologada:

http://www.mte.gov.br/pontoeletronico/rep.asp

Mas frente o tamanho do mercado, o negócio seria tentador, mas acho que precisa de uns 200k para fazer um trem desses. E ter mais de um ano de desvantagem frente os caras.
KrafT
Dword

Mensagempor terryvel » 27 Set 2011 11:10

Pessoal, sou novato em eletrônica e também no Forum.
Ha um tempo atrás, mantive um sistema OpenSource de ponto eletrônico (S1ponto), que com a legislação atual acabou ficando obsoleto.

Como estou começando a me divertir com microcontoladores, pensei em iniciar um projeto para ponto eletrônico que contemplasse as especificações do MTE, e estou a procura de ajuda.

Estou fazendo o Curso de eltrônica no Instituto Federal do Maranhão e por enquanto usei PIC, 8051 e MSP430 (Como comprei uma LaunchPad, uso muito mais o MPS430).

Mas estou pensando em comprar um Arduino para inicar este projeto, pois acredito que ele combine mais com a ideia de fazer um projeto de hardware e software aberto. (Apesar de ser muito feliz com o MSP430)

Então, se alguem tiver interesse em ajudar, andei pesquisando algumas coisas. Algumas necessidades funcionais eu sei, mas não tenho ideia ainda do que será necessário eletronicamente para atender estas necessidades.

Algumas que lembro agora:

1. Leitor Biométrico

Sugestão:
http://www.soliddigi.com/product/showpr ... 47&lang=en

2. Impressora

Sugestôes:
http://bjwhkj.manufacturer.globalsource ... rinter.htm
http://prttech.manufacturer.globalsourc ... rinter.htm

3. Sei que o aparelho tem que ter um relógio interno com e que este relógio tem que garantir que funcionará mesmo com uma falta de energia de algumas horas. (Depois vejo certinho a quantidade e posto aqui)

Sugestão:
Nâo sei, o que um microcontrolador precisa para ter um relógio, algum artigo aqui é bem vindo para eu estudar o assunto.

4. O Equipamento precisa ter uma porta Usb para que um fiscal do MTE possa copiar os arquivos com um pendrive.

Sugestão:
Também nâo sei, algum artigo aqui também é bem vindo.

5. As informações de registro de ponto não podem ser apagadas, devem ficar em uma memória tipo uma impressora fiscal.

Sugestão:
Também nâo sei, algum artigo aqui também é bem vindo.

6. Todos que vi até hoje tem um teclado numérico, talvez para que o usuário digite seu código e só posteriormente coloque a digital como a senha.

Bom por hora o que lembro é isto. Caso alguém tenha interesse em me ajudar, dou uma lida na documentação e levamos o projeto adiante, acredito que este seja um bom exemplo para eu aprender muita coisa sobre eletrônica. E agradeço se alguém quiser ajudar :D
terryvel
Bit

Mensagempor xultz » 27 Set 2011 12:21

Para o relógio, existem soluções chamadas "relógio de tempo real" (RTC). Existem chips que fazem isso, eles têm um cristal que geralmente é de 32,768kHz e uma fonte de energia de reserva, que pode ser uma bateriazinha de litium (mais comum), ou bateria recarregável (em desuso hoje em dia porque a durabilidade da bateria é a mesma de uma de litium), ou supercapacitor, que está crescendo muito o uso. Existem microcontroladores que possuem o circuito de RTC internamente.
Quanto à porta USB, existem muitos microcontroladores com USB pronta. Se for para ligar tanto num PC quanto num pendrive, a porta deve ser do tipo "On The Go" (OTG), que serve tanto como host como device.
Um microcontrolador bunitinho e que tem estes dois recursos é o LPC1768. Uma plaquinha muto simpática para começar a brincar com ele se chama mbed.org
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor proex » 27 Set 2011 12:31

Só não entendi o porque da necessidade de Impressora Térmica.

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 27 Set 2011 16:38

Por lei (recém aprovada), os relógios ponto precisam imprimir um comprovante do registro para que este fique de posse do funcionário. Implementaram aqui onde trabalho, e já estou com uma gaveta cheia desses papeizinhos (são 4 por dia) e não sei o que fazer com esse lixo, principalmente porque em menos de um mês os papéis ficam apagados. Os fabricantes de relógio ponto devem estar felizes da vida, porque todas as empresas vão ter que substituir os aparelhos. Fico me perguntando que tipo de motivação o governo teve para assinar uma lei tão idiota...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Abuda » 27 Set 2011 17:20

É muito provável que a portaria 1510 não entre em vigor.

Leiam o link abaixo para entender tudo o que ocorreu nessa grande palhaçada do Ministério do trabalho.

http://www.relogio.deponto.com.br/
Abuda
Byte

Mensagempor andre_luis » 27 Set 2011 21:35

O próprio MSP430, apesar de não possuir um RTC, pode trabalhar em speep mode, e com cristal de 32Khz, que dá um consumo de 1uA, suficiente pra alguns meses com uma bateria recarregável.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Portaria 1510 - Projeto REP

Mensagempor brunomarcio » 26 Out 2011 13:07

A portaria 1.510 faz muitas exigências e os orgãos homologadores são extremamente "chatos" quanto ao cumprimento da portaria.
O Relógio RTC por exemplo, não pode ter simplismente um cristal de 32khz. Deve haver um circuito que regule as batidas do clock de acordo com a variação de temperatura, onde deve haver no máximo uma alteração de 2 segundos por ano. E isso tudo é aferido em equipamento de alta precisão no laboratório do orgão homologador...
A porta USB host deve ter suporte para LFN (long filenames). Não pode ser usado Linux (por enquanto), a impressão tem que atender uma série de quesitos, entre outras inúmeras coisas...
Eu desenvolvi um REP de baixo-custo e posso dizer foi um sacrilégio atender todas as normas.
Segue abaixo umas fotos do meu projeto de REP:

Imagem

Imagem

Quem tiver interessado em projetar uma , posso dar consultoria e dica valiosíssimas...

Abraços,

Bruno Venâncio
bruno@venancio.ind.br
"Se você pensar que é capaz, ou que não é capaz, de qualquer modo estará sempre certo"
brunomarcio
Bit

Voltar para Circuitos Diversos