Limitar corrente máquina solda

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor MOR_AL » 22 Nov 2008 16:33

Olá.
Ví em uma loja, uma máquina eletrônica de soldar TIG e eletrodo revestido, da Bambozzi. O custo, se me lembro, estava entre R$1000,00 e R$2000,00. Apesar de ser cara para um uso como hobby, é bem menos que R$12.000,00
Procurem por Solda elétrica Bambozzi.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 23 Nov 2008 07:00

Essa Bambozzi está na faixa de R$ 540.

Por R$ 12.000 só as máquinas top de linha como a Miler.

Eu vi TIG 200A AC/DC da White Martins por R$ 9.500.
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Nov 2008 11:12

Olá kaoalex.
Eu estou me referindo a uma máquina de solda ELETRÔNICA do mesmo jeitão que a apresentada anteriormente. Deve pesar alguns quilinhos também.
Se você se refere a esta mesma, então me dê o endereço que vou comprar amanhã mesmo, pois está muito barata.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 23 Nov 2008 15:43

Eu achei na Rua Piratininga no Brás, mas não me recordo o nome da loja.

Aqui tem por apenas R$ 465,00 à vista ou 6x de R$ 81,67
http://www.ultramaquinas.com.br/loja/pr ... ucts_id=71

Esse tem por R$ 500 em minas
http://www.enselli.com.br/interna.asp?c ... ategoria=0

No ML tem essa máquina genérica por menos de 400 verdinhas.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... abrica-_JM

Eu já tive a oportunidade de levantar uma dessas e se engana quem acha que ela é levinha.

Agora vai ter que comprar a máquina!!! hehehehe
Promessa é dívida!!!

Uma pena o ciclo de trabalho ser de apenas de 10%.
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Nov 2008 17:45

Olá kaoalex.

Eu estou me referindo a uma parecida com esta do site...

http://www.bambozzi.com.br/mostra_prod.php?prod=291&linha=8

A que eu ví parece-se com ela, não tenho certeza. Ela fornece tensão contínua também e acho que tem a válvula para controle da vazão do gás.

Amanhã devo passar por lá, pego mais informações sobre ela e posto aqui.

A última que você apresentou parece ser próximo do que estou querendo.
Vou ver com mais calma.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 23 Nov 2008 18:17

Até agora estavamos falando de eletrodo revestido...

TIG é outra história vc vai ter que desembolsar uns R$ 1600 no mínimo e ainda comprar a garrafa de gás e o regulador.
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Nov 2008 21:12

Sei disso, Kaoalex. :cry:

Meu problema é soldar chapa inox de 1/16" (1,6mm). Com a corrente baixa da minha máquina em 40A, e eletrodo revestido, a chapa ou fura ou fica cheia de soldas mal fundidas. Uma Me@$a!!
Com essa máquina, posso substituir o eletrodo por um arame inox com 1mm de diâmetro. Aí o que vai derreter é o arame e não furar a chapa (acho).
Pensei em um circuito simples, para correntes até 40 A, já que mais que isso dá para fazer com a minha máquina comum. Vou deixar um pouco de lado, para quando tiver mais tempo. Agora estou bem atarefado.
Valeu!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 06 Dez 2008 07:34

Só para constar o projeto não morreu!!!

As vezes ficamos sem muito tempo livre né!!!!

Já comprei o BAT41 e o lm339 agora estou desenhando a placa para o dimmer!
kaoalex
Byte

Mensagempor kaoalex » 06 Dez 2008 21:55

Pessoal,

Qual seria a melhor forma (custo benefício) de se medir a corrente na saída da máquina (aprox. 250A)?

Eu vi um site em que usavam fios de cobre para se criar um shunt. Será que daria certo para tanta corrente?

Obrigado a todos pela ajuda
kaoalex
Byte

Mensagempor edison » 07 Dez 2008 00:54

kaoalex escreveu:Pessoal,

Qual seria a melhor forma (custo benefício) de se medir a corrente na saída da máquina (aprox. 250A)?

Eu vi um site em que usavam fios de cobre para se criar um shunt. Será que daria certo para tanta corrente?

Obrigado a todos pela ajuda

Nem todas tem saída em CC (a minha é CA) então a melhor opção é usar um TC ( transformador de corrente) .
Se for para usar esse sinal em algum controle creio que algum circuito eletrônico até ajude pegando amostras de de corrente média ou máxima mas se for só prá indicação em aparelho com galvanômetro comum ( tem alguns com amortecimento) ou digital aí complica.
O problema seria a instabilidade da medição já que a corrente vai variar muito rápido em função dos comprimentos de arco e etc. (haja mão firme....)!
Uma opção para corrente menor seria medir no primário mas teria que ter a relação exata do trafo. ( E1/E2 = N1/N2 = I2/I1) mas tb não foge das variações bruscas.

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor RobL » 07 Dez 2008 11:08

Sendo só corrente contínua o método do shunt + um amplificador operacional funciona bem. A referência fica antes do shunt. A fonte do OP flutua sobre este ponto. Aplica-se a tensão após o shunt, em uma das entradas.
Dá para usar também com Ica, mas exige um pouco mais do desenho.
O shunt de cobre varia muito a resistência com a temperatura, mas para essa aplicação é viável.
A liga usada em grampos de papel é muito boa para shunt (sem precisão)e pega solda comum estanho/chumbo. Teria que usar um arame com essa liga bem robusto (ou vários em paralelo) mas o comprimento será bem pouco.
RobL
Dword

Mensagempor Roledo » 07 Dez 2008 13:59

Senhores,

Alguem tem ai uma dessas maquinas pequeninas de solda, essas com trafo de ferrite, para fazer uma autopsia e tirar umas fotos da bixa aberta????
Atenciosamente,

Ronaldo Roledo.
"A palavra não ensina ninguém, um exemplo mais de cem."
Roledo
Bit

Mensagempor lgobbo » 10 Dez 2008 14:24

Roledo escreveu:Senhores,

Alguem tem ai uma dessas maquinas pequeninas de solda, essas com trafo de ferrite, para fazer uma autopsia e tirar umas fotos da bixa aberta????

Meu irmão usa uma fronius transpocket, sei que ele tem o manual e tem alguns diagramas, vou ver com ele no final de semana, o difícil é achar esse manual no meio da bagunça.
lgobbo
Bit

Mensagempor kaoalex » 20 Dez 2008 05:44

Antes de montar o dimmer eu vou verificar a placa para ver se não tem erros. Como faço para substituir o capacitor de 2u75?

Se alguém quiser me ajudar a placa está no link abaixo.
http://www.4shared.com/file/76816755/c4e55c18/DIMMER_555n.html

Um abraço
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Dez 2008 13:21

Olá kaoalex.

Se eu entendi corretamente, você quer substituir o valor de um componente? Então, ao invés do layout, você deveria colocar o diagrama esquemático. Coloca ele para ver do que se trata.

Outra coisa. Você fêz o layout? Com que software?

Estou pensando em projetar um aparelho que forneça até 20A com cerca de 15 a 20Vcc. Parece que é esta a tensão para solda TIG. Para maiores correntes eu quebro o galho com meu trafo velho mesmo.
Estive vendo as preliminares e notei que além do buraco de ser bem mais embaixo, estou com o meu tempo todo comprometido.
O projeto seria constituído por uma etapa de retificação e filtragem de uma tensão da rede de 110Vca.
A seguir teria um estágio em push-pull, com o período de condução controlado pela tensão de saída. Além de exigir menos corrente de pico nos transistores ou mosfets e menor tamanho de ferrite, ele provê o isolamento galvânico entre a rede e a saída.
O secundário do trafo push-pull teria dois enrolamentos iguais e a tensão seria retificada por dois diodos de potência.
A seguir teria um indutor e um capacitor para filtragem deste trem de onda.
Deverá haver limitação da tensão de saída em aberto, controle da corrente de saída, parada da transferência de energia para a saída no caso de curto-circuito e circuito de ignição. Estes são os detalhes que eu me lembro até agora.
Vamos ver. Devagar, devagar a gente vai avançando. Hehehehe!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos