Gente,
Obrigado mais uma vez pelo interesse em me ajudar.
Dei uma parada porque fiz besteira ao tentar fazer um upgrade de CPU. Coloquei um processador no soquete do computador achando que era outro. Depois disso, a placa-mãe não reconhecia mais nem o antigo processador. Aí já viu... Tive que fazer backup de tudo, instalar o ruindows novamente e a pior parte: intalar todos os programas.
Renato, liguei os BC558 em 5,0v e não é que funcionou?
Interessante é que eu já havia feito isso, mas não tinha funcionado.
Mas funcionou em parte: Eu consegui alterar os valores do display conforme meu programa (ajustar as horas e minutos), mas depois disso, nada acontecia, pois parece-me que o DS1302 não estava oscilando. Fui então tentar trocá-lo e o que aconteceu? Tudo deixou de funcionar.
Cheguei a uma conclusão: Jogar tudo fora e começar do zero é o melhor.
Acho que o problema está nas pequenas ilhas que fiz no desenho da placa e no uso de soquetes convencionais (não são aqueles torneados), que dificultam a soldagem. Apesar de eu ter revisado tudo com atenção e com lupa, estou achando que tem muita solda-fria na miha placa. Só pode ser isso.
Ah, tem um tempo de 1ms entre o OFF de um BC558 e o ON de outro BC558.
De qualquer maneira, o importante é que os displays e a multiplexação funcionaram. Ficaram com um brilho legal e sem flick. Eu fui ajustando os tempos de ON e OFF dos BC558 até chegar a um resultado legal.
Mas depois disso, me parece que usar displays de catodo comum é menos penoso que anodo comum. Estou pensando em mudar, hehehe.
Vou mudar o diagrama, o desenho da placa e refazer o relógio. Então postarei os resultados.
Novamente, muito obrigado a todos. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas aos pouquinhos vamos indo.
Abraços,
Yuri.