Tinta fotosensível para fazer PCB

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor wil » 23 Jun 2007 15:00

Spock,

Esse link do forumpcs ja acompanho a tempos, e realmente alguns lá chegam a resultados impressionantes, como larguras de trilha de .25mm, o que pra mim seria ótimo.

Bem que tentei por esse método, mas encontrar o tempo correto de tudo que você faz, e além de ter que eliminar o véu, (que ainda não sei como fazê-lo), tem que ter uma excelente dose de paciência. Não é fácil não.

Gostaria de ver fotos como as estão lá das pessoas que fazem por método de transferência térmica, pra ver até que ponto chegamos por este método.

Pretendo fazer por transferência pra ver como fica, só preciso de um ferro de passar...rsrs

Wil
wil
Nibble

Mensagempor Renie » 23 Jun 2007 17:42

Olá Wil,

Quer algumas fotos de placas pelo método térmico?

essa tem +/- 6x6 cm

Imagem

essa fiz só de teste, +/- 3 minutos entre começar a "passar o ferro" e
jogar no ácido (feita com glossy)

Imagem

Imagem
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor wil » 23 Jun 2007 19:37

Oi Renie!

Valeu pelas fotos! Pelo que notei dá a impressão que o acabamento por método fotográfico fica melhor que o feito pela transferência térmica.

O difícil mesmo no processo fotográfico é dosar tudo certinho e pegar os macetes, e ter tempo pra executar todo o procedimento para fazer a PCI.

Vou tentar pela transferência térmica e vejo se consigo bons resultados como as que você postou.!

Wil
wil
Nibble

Mensagempor Renie » 23 Jun 2007 19:49

Olá Wil,

Pelo contrário! Pelo processo térmico conseguí melhores resultados que
pelo fotográfico!

Trilhas muito mais finas e quase nenhuma faha (micro rupturas).

Ambos processos são excelentes, mas, precisam da prática, aos poucos
você pega a manha!

As grandes vantagens do p. térmico são:

MUITO , MUITO mais rápido!

Menor custo e sem prazo de validade.

Muito mais limpo, e sem materiais perigosos.

Os melhores resultados virão com a prática!
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor valmy » 03 Jul 2007 20:07

Rico escreveu:Comprei uma impressora Lexmark E120 pra passar o layout das placas e o papel que pedi na loja era o glossy 180g, mas ela eh diferente da que o Reniê me arrumou, pelo menos é um pouco mais grossa e não forma gelatina na hora do banho de água. O resultado foi ótimo e não precisei retocar nada, ficou perfeito... só estou com problemas no posicionamento do layout na impressão. Uso o Proteus e ele imprime bem no meio da folha. Não achei recurso nele para multiplicar o número de cópias por folha. Exportei como arquivo .eps e abri no GS (ghost script).. nele a imagem abre bonita e no canto inferior esquerdo... tbm nao encontrei opção de multipilicar ou modificar o posicionamento, mas pelo menos dá pra impimir e depois virar a folha de ponta cabeça e imprimir de novo.. so que o meio da folha fica vazio...tentei abrir no photoshop mas a imagem perde a resolucao, e fica embaçada... To bolado com o desperdício das minhhas folhinhas que custaram 1 real aeheah
se alguem puder me ajudar agradeço

Eu utilizo o proteus para confecção de pci. Utilizo o método fotográfico. Faço um sanduiche com 4 lay-outs em transparencia.
para multiplicar o lay-out no proteus-ares, faça o seguinte: depois de terminar o lay-out, clique em file>export region. salve o projeto no diretório escolhido. Agora clique file>import region. Vai aparecer o arquivo salvo. É só dar duplo clique, e posicionar o lay-out na tela. Espero ter ajudado.
valmy
Bit

PCI Processo Térmico

Mensagempor Pymo » 26 Set 2007 14:53

Tenho acompanhado este fórum e quero contribuir com minhas experiencias em fazer pci.

A Melhor forma que encontrei foi utilizar papel siliconado.

Trata-se de um papel chamado vinil autoadesivo do qual se retira a parte do adesivo e utiliza somente a base - que é o papel couche siliconado - para imprimir o circuito usando imp. a laser.

O Vinil que melhor atendeu foi da marca Alko. Ele vem em rolos de 60cm de largura e é vendido no metro em casas de material para comunicação visual.

Mesmo usando o ferro de passar dá ótimos resultados.
Pymo

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos