Comunicção serial com o CI SN75176

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 02 Out 2007 15:55

os resistores servem apenas para não deixar DDP fantasma, no par, ou seja, evitar que eles fiquem flutuando.
não é porque em uma via de 600 metros com 5 slaves, resistor numa ponta e resistor na outra ponta funcando biito, se voce tirar o slave de uma ponta e colocar no meio que o sistema não irá comunicar.

abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 02 Out 2007 17:19

valeu a ajuda fabim, vou começar a montar meus protótipos aqui.

Obrigado pela ajuda, pelo menos por hora .... hehehehe
fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 02 Out 2007 17:21

já estava esquecendo.
Voce tambem usa os PTCs e Transorbs que a galera indicou?
Se sim, onde voce compra?

valeu.
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 02 Out 2007 17:45

PTC, Tranzorb.. trago da china por um parceiro comercial..

Mais em Sampa qualquer loja tem.
Volts
Lecomp
Displaymax

Todos tem site na net.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Andre » 03 Out 2007 13:13

fabio_ escreveu:já estava esquecendo.
Voce tambem usa os PTCs e Transorbs que a galera indicou?
Se sim, onde voce compra?

valeu.

Fabio

Eu uso só os transoorbs foi o que resolveu meu problemas para não queimar mais o CI SN75176, mas é claro que se tiver o PTC a proteção fica ainda melhor.

André
André
Andre
Bit

Mensagempor fabio_ » 03 Out 2007 13:55

André, voce usa os mesmo transorbs indicados aqui no tópico?
Onde voce compra? Já mandei um e-mail para a display e lecomp mas ainda não tive resposta.

Pelos datasheets eu não consegui ver muita diferença entre o SN75176 e o MAX485. Um é melhor que o outro?

Estou começando meu primeiro projeto com RS485 e não posso correr muitos riscos de mal funcionamento onde o sistema será instalado. Mas pelo que já li aqui no fórum, o pessoal já apanhou um pouco e estes tranzorbs e o PTC resolveram os problemas.

Se tiver mais alguma informação que achar necessária, ficarei agradecido.

Valeu as dicas, este fórum é muito bom ......
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 03 Out 2007 14:09

tranzorb = diodo avalanche. alta capacidade de dissipação super velóz...

O ptc nesse caso é uma proteção de sobre corrente criando um desacoplamento entre Linha -->> interface...

O max485 é mais carinho que 75176 mais é mió...

1° .. suporta velocidade maior de comunicação
2° ..detecção de tensão diferêncial entre vias menor
3° ..bastante econômico no que diz respeito a consumo.

o 75176 judia o caboclo... é gastão que só..

no maisssssssssssss...

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Andre » 04 Out 2007 13:19

fabio_ escreveu:André, voce usa os mesmo transorbs indicados aqui no tópico?
Onde voce compra? Já mandei um e-mail para a display e lecomp mas ainda não tive resposta.

Pelos datasheets eu não consegui ver muita diferença entre o SN75176 e o MAX485. Um é melhor que o outro?

Estou começando meu primeiro projeto com RS485 e não posso correr muitos riscos de mal funcionamento onde o sistema será instalado. Mas pelo que já li aqui no fórum, o pessoal já apanhou um pouco e estes tranzorbs e o PTC resolveram os problemas.

Se tiver mais alguma informação que achar necessária, ficarei agradecido.

Valeu as dicas, este fórum é muito bom ......

Fabio,

O SN 75176 é bem mais barato e mais fácil de achar do que o MAX485, eu ainda estou usando o SN75176 o problema que eu tinha com ele já foi resolvido utilizando os transorbs. Vou verificar para você onde o pessoal aqui na empresa acha os transorbs logo te dou uma resposta.
André
Andre
Bit

Mensagempor fabio_ » 04 Out 2007 14:48

André, agradeço se conseguir onde comprar. Na voltts só vendem 500 peças a lecomp e displaymax ainda não responderam meu e-mail. Já comprei na display algumas vezes e nunca tive este problema. Vou ligar para eles.

Eu perguntei sobre a diferença entre eles porque quero fazer o melhor possível para este projeto funcionar redondinho .....

Na Farnell não tem o MAX485, mas eu achei o DS75176 da National que segundo o datasheet consome menos que o MAX. Alguém usou ele?

Outra coisa, acredito que não terei problema de consumo pois cada slave terá sua alimentação própria, e pensando nisso, pergunto:
Além do par trançado eu preciso também interligar o GND dos dois circuitos? Descupe se a pergunta foi meio burra, mas dúvida é dúvida.

Valeu.
fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 04 Out 2007 21:09

Ainda não consegui comprar os tranzorbs e os PTCs.
Na voltts, somente 500 peças.
Na Display e Lecomp, ambos estão tentando encontrar e me darão a resposta amanhã.

Então, como quase sempre acabo fazendo, procurei na Farnell. É mais caro mas sempre consigo encontrar o que preciso e a procedência é segura. O problema é ter que esperar 3 semanas.

Preciso da ajuda dos mais experientes para confirmar se os ítens que encontrei podem substituir os indicados neste tópico.

TVS:
http://www.farnell.com/datasheets/66064.pdf

PTC:
Part Number Vishay: PTCCL07H111HBE
http://www.vishay.com/docs/29087/23816653.pdf

Agradeço a ajuda.
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 04 Out 2007 23:16

bom...
para telefonia eu utilizo 1.5KE com final CA.. bidirecional... A = direcional.

porem dependendo do projeto e da sensibilidade do circuito e do comprimento da linha. Eu te aconselho a trabalhar com sistema em cascata "hibrido".
Centelhador a gás "!tripolar", PTC série para desacoplamento, e no final tranzorb.

existem casos onde o dado que passa pelo par de fios não é muito exigente que pode-se aplicar varistor de 7mm.

Mais por custo,,, P6KE6,8CA<<<<

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 05 Out 2007 09:24

Mais uma pergunta:
os transzorbs e PTCs devem ser colocados em todas as placas, isto é, no master e em todos os slaves?

Continuo aguardando outras sugestões onde comprar os TVs e PTCs.

valeu.
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 05 Out 2007 09:31

olha cara.
Proteção contra transientes é muitissimo complexo.

Tipo.
á vou colocar tranzorb em tudo.. vai funcionar ? Sim!
a proteção nas vias = a somatoria de corrente de todos os tranzorb´s etc.

Mais precisa disso ?

sim e não.

Sim por padronização..

não se os modulos não tiverem os tranzorb´s como padrão.

Via de dados 300 metros, apenas na horizontal, 2...3 pontos de terra separados...

proteja apenas os estremos e o centro.
mais tenho 800 metros, tem locais onde o cabo fica na vertical, proximo a para raios, e condutores de alta potência. NEsse caso, proteja no inicio e a cada 200 metros também, e no final...

e por aí vai.. tenho 10 anos de esperiência nesta área... o que manda é a instalação propriamente dita, ^historico de incidência, se tem captores ou não no local, se passa proximo a cabos de alta potência, topologia do local que caracteriza uma possivel descarga"mesmo que ainda não tenha acontecido" etc etc etc etc etc etc tce etc cttte ccety..e por aí vái.

http://www.proenergysafety.com.br/Arqui ... de%20proteção.pdf

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 05 Out 2007 14:57

fabim, muito obrigado mesmo por toda a ajuda que voce tem me dado.

Para voce entender melhor:
O meu projeto será aplicado numa usina siderúgica. Os cabos vão passar em bandeijamentos onde temos circuitos de comando em 220Vac e circuitos de potência em 440Vac. Os circuitos de potência alimentam motores com ou sem acionamento por inversores de frequencia, e existe também uns retificadores trifásicos para alimentar alguns bancos de resistências de fornos. Um detalhe que achei interessante nesta usina é que o neutro é flutuante, com isso a tensão de comando normalmente chega a 260Vac quando a consumo da usina é menor, por exemplo, nos finais de semana.
Pelo que meu cliente pediu, acredito que a distância entre o master e o último slave (devem ser de 5 a 8) que vamos colocar não deve passar dos 100mts.

Pelo que aprendi até agora, pretendo utilizar os tranzorbs em todas as placas pois acho que a eficiência do projeto é mais importante que o custo, além da padronização que eu também acho importante. O cabo par trançado será blindado com a malha aterrada.

Feito isso, voce acha que posso passar o cabo no mesmo bandeijamento ou devo fazer uma tubulação separada para o cabo par trançado?

é isso.
fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 05 Out 2007 15:08

fabim,

já ia esquecendo ....

pela minha aplicação voce acha que devo usar o 1.5KE6,8CA ou o P6KE6,8CA que voce mencionou?
fabio_
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos