por xultz » 22 Abr 2010 14:42
veioloko, só existe atenuação se a entrada do amplificador tiver baixa impedância. Mas este não é o caso nem do AD77XX, nem de amplificadores de instrumentação, que tem impedância de entrada tentendo ao infinito.
Outro problema é queda de tensão nos pares de alimentação da célula. Se casa extensômetro tiver 350ohms (que é um valor bem padrão), será (350 + 350) // (350 + 350) que dá... 350 ohms. Se o cabo for muito comprido, e ele tiver baixa condutividade, pode teruma queda de tensão no cabo nas linhas que alimentam a célula. Por exemplo, num caso muito horrível, você alimenta a célula com 5V na placa, e usa um fio lazarento de ruim com muitos metros de comprimento, e na célula chegam 4,5V. Como teve uma perda de 10% da alimentação no cabo (se calculei de cabeça corretamente, na minha idade isso já é um problema), você vai pesar 10% a menos do que supunha. Teoricamente você poderia compensar isso no software, só que a condutividade varia bastante com a temperatura. Para contornar isso, tem duas opções: usa um cabo bem rechonchudo para evitar a perda, ou faz ligação a 6 fios, onde puxa dois fiozinhos para amostrar a tensão de alimentação da célula e usa essa tensão como referência do AD (o 7708 tem duas entradas para isso, podendo fazer essa ligação a 6 fios em duas células). Porém, se teu cabo for relativamente curto e relativamente bom (não precisa ser muito grosso pro teu caso, um cabo blindade de 4 vias tipomanga dá conta), pode ligar a 4 fios e usar a alimentação da célula como referência.
Eeeeeeeeeeeeentão: alimente a célula com os mesmíssimos 5V que você alimentar o AD. Use os mesmos 5V como referência do AD. E os mesmos 5V para alimentar tanto a parte digital como a analógica (não use alimentações diferentes, apesar de fazer sentido, só dá problema, e quem me deu a dica foi um véio loko que trabalha na Analog Devices).
Na tua placa você vai ter 3 conectores, um para cada célula. Neste conector você coloque dois pinos de GND (um para a célula, um parablindagem do cabo, que se possível conecte no corpo da célula de carga, para aterrar a própria), um para 5V de alimentação da célula, e dois para os dois sinais diferenciais da mesma. Cada par de sinais diferenciais vai num par de entradas (como AIN1 e AIN2, AIN3 e AIN4, etc).
Nas entradas, é bom colocar capacitores. O primeiro e óbvio é colocar bem perto do conector entre o 5V e GND. Coloque também um entre cada sinal de entrada e o GND. E coloque mais um entre cada entrada diferencial. Cerâmico de 100nF geralmente dá conta do recado, mas se tiver que passar por testes de compatibilidade eletromagnética, é bom colocar tipo multicamada.
Afora isso, tem que configurar o ganho de entrada (isso você vai descobrir na tentativa, coloque o máximo que não sature a entrada), tem que configurar os filtros (não sei como faz isso, deixei com os valores recomendados no datasheet e torci para que desse certo), e depois é só começar a ler.
Se atente a um último detalhe: quando você mudar de entrada analógico, o AD precisa de um tempo para estabilizar a entrada analógica (setling time). Não vi se o datasheet diz isso, mas no do 7730, que foi o que usei, não dizia, um cara do suporte me disse que era o tempo de uma conversão, então tente descobrir este tempo e leve em consideração no teu firmware.
Se puder ajudar mais alguma coisa, é só gritar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.