Proposta.. Se os gringos fazem... Vamos fazer tumém..!!!!

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 19 Dez 2006 11:47

pois eh, alguem teria alguma solucao para um ADC/DAC capaz de operar na faixa de GHz ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 19 Dez 2006 14:50

Pessoal..

Continuando o equipamento de bancada..

Alguem conhece um AMP/OP que trabalhe bem até uns 150mhz, que possa ser encontrado no brazilzio ?

Fabim..
fabim
Dword

Fonte de Corrente

Mensagempor MOR_AL » 27 Dez 2006 16:37

Olá Fabim. Tudo bem?

A fonte de corrente que você projetou é boa, mas a corrente vai variar com a temperatura por dois motivos:

1 - A corrente no transistor Q1 vai variar alguns por cento com a temperatura. Ele não está no loop de realimentação com o diodo zener.
2 - O coeficiente de temperatura do diodo Zener.

Veja esta sugestão. Ela não apresenta os problemas acima e o custo é baixo.

http://rapidshare.com/files/9178111/Fonte_de_Corrente.JPG.html

Não testei. A tensão mínima entre a saída do 741 e o terra é de 3 V. Talvez seja melhor trocar o zener por um LM336 para 5 V. Aí o resistor R1 deve ser de 6k8.

[]s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor BOTTINO » 27 Dez 2006 21:14

fabim escreveu:Pessoal..

Continuando o equipamento de bancada..

Alguem conhece um AMP/OP que trabalhe bem até uns 150mhz, que possa ser encontrado no brazilzio ?

Fabim..

Tem o OPA655 da
Burr-Brown, cuja freqüência de ganho unitário é
da ordem de 400MHz, não sei se está ainda em fabricação .....senão veja o opa 656 ... agora saber se tem no Brasil realmente não sei ... veja se a Texas não manda amostras ...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor eletroinf » 28 Dez 2006 10:22

Bueno gente, tá interessante a prosa.
Eu particularmente gosto muito de mexer com RF, sou radioamador também, já fiz várias coisas nesse ramo. Atualmente estou terminando meu receptor de SSB, já montei em placas caseiras, testei um monte de coisas, ficou bom e estou roteando uma placa no Eagle pra mandar fazer. A idéia é fazer o transmissor também, pra ficar o transceptor completo, inicialmente pra faixa de 40 m (7000 a 7300 KHz).
Um medidor de ROE é bem interessante, eu já montei também, mas fazer um digital com wattímetro é muito convidativo. Tem um CI da Analog Devices pra isso, pra fazer o Wattimetro e acho que também serve pro medidor de ROE, como esse cara montou:
http://www.msxpro.com/py2bbs/digiwatt.php
e o projeto original:
http://www.webx.dk/oz2cpu/radios/miliwatt.htm
Eu sugiro ainda consultarem o ARRL Handbook, baixei pelo emule, mas pretendo comprá-lo já que não é tão caro considerando a abrangência e qualidade.
Bom, finalizando, esse CI, AD8307, se não me engano tinha na Farnell por um preço nada agradável, se utilizarmos ele talvez pudéssemos pensar numa maneira menos onerosa de adquirí-lo.
Por enquanto era isso.
eletroinf
Word

Mensagempor fabim » 28 Dez 2006 11:38

MOR_AL.

Se observar bem o projeto, verá que eu estou apenas indicando uma maneira de gerar uma corrente continua, de baixo custo e usando poucos componentes. A idéia principal é ensinar aos participantes, partindo disto existem 1000 maneiras de fazelo, como por exemplo o circuito que vc propos.
A idéia é exatamente esta, os amigos participarem dando sujestões de circuitos mesmo que um pouco maiores, que sejam confiaveis e evite problemas futuros.
abraços.

BOTTINO.
Esses caras pra serem encontrados é pior que nota de 50 na nossa carteira.rsrs
Obrigado pela dica.

eletroinf.
Eu fui corajoso o bastante para pagar 80pila de um ad8307 e consegui pifalo jogando 1,2W na cara dele sem observar que o meu gerador de 70 a 150MHZ de 20mW a 1,5W estava com a chave do agc em 80% .. buááá.. e ainda esperei quase 5 semanas.
Dei uma sapiada no site da "AD", e achei um carinha que trabalha de -45DBM a 0DBM, que custa U$$1,15... este pelo custo seria muito util fazendo-se um atenuador e 1/2 duzia de calculos ainda sim teriamos 5% de precisão :-)... Solicitei na Farnell, agóra é so esperar a vontade do lula..ops digo ... do pessoal de lá..

Abraço a todos e obrigado pelas dicas principalmente pela participação.
fabim
Dword

Mensagempor eletroinf » 28 Dez 2006 14:15

Barbaridade...
Mas qual Ci é esse que tá encomendado ?
Pois éh, 80 paus um CI, comprei um medidor de ROE da Voyager, VK999 por 70 pila, com 2 galvanômetros, mede potência de até 1kW em 3 escalas, 0-10w, 0-100w e 0-1KW e ainda trabalha de 3MHz a 200MHz. Claro que veio do Paraguai, a qualidade não é lá essas coisas, mas comparamos com um Daiwa (que é absurdamente caro) e as medições batem perfeitamente...
aí larguei de mão de comprar o AD8307.
eletroinf
Word

Mensagempor fabim » 28 Dez 2006 15:51

ta vendo gente..\
Se o equipamento ja estivesse parcialmente pronto o amigo do post (radio controle proporcional) ja resolveria o problema dele..rsrs

Eletrinf.
Eu ja fiz um zilhão de watimetros diferentes comparando o resultado com o osciloscopio.. Todos ficam com margem de erro muito grande..
O melhor que eu consegui foi 15% entre 70 a 150mhz e 20% 433mhz...
isso do meu ponto de vista não funciona.. tem que ser algo que de uma certeza de pelo menos 5%..

Uma outra solução é montar um retificador para alta frequencia usando diodos de germanio... aí sim poderia dar uma noção melhor..\\

mais esta um saco pra achar o dito cujo para alta frequencia..
abração..

fabim
fabim
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jan 2007 11:35

pessoal.
Acabei o projeto do frequencimetro usando com base o 16F628.
Porem mesclei pascal com ASM.
Gostaria de saber se pascal é compreenssivel para quem trabalha com C.
Fabim
fabim
Dword

Pascal x C

Mensagempor Rogerio Brasiliense » 04 Jan 2007 12:03

Eu sei C, mas Pascal preciso de um manual do meu lado.
Compreensivel até que é, mas ele tem conceitos diferentes. Usa Procedures e Function. Já o C é tudo função e sem hierarquias. Uma função pode chamar qualquer outra e mesmo ela própria. O C move ponteiros e permite uma mistura nos laços assim: se tecla é 1 mas não 2 e se, e ai vai.
Aprendi Basic, tentei o Pascal e não deu. Ai um colega me falou: por que não vai direto para o C.
Rogerio Brasiliense
Bit

Mensagempor fabim » 09 Jan 2007 16:40

pessoal peguei firme no projeto este fim de semana.
Escolhi o 18F4455 pelo numero de pinos 40...
ja acabei as seguintes etapas.

Medidor de ganho para
NPN,PNP

OHM meter
de 0,1R a 1M +/- 1%

Voltimetro
AC E DC até 1000V
com escalas de 100mV, 1V, 10V, 100V, 1000V

Teste de tensão de zener e potencial de retificador
< 15V

Frequencimetro
2 entradas
de 10hz a 50mhz e 50mhz a 1GHZ 7digitos.

estou brigando agóra com o watimetro RF até 10W @ 500mhz. +/- 5%
Obs: ja estou quase lá...

Estou acabando a documentação de montagem e layouts, pra poder postar aqui no forum

Ajuda..
Estou apanhando pra cachorro com o drive do usb pro pic bater papo com o PC. pois estou fazendo um programinha em delphi pra ficar mais bunitim..rsrs
Alguem teria uma sujestão, sobre a instalação do drive configuração.. algo do tipo?

Abração
Fabim..
fabim
Dword

Mensagempor Rinaldo » 09 Jan 2007 21:31

que tipo de comunicacao esta usando CDC ou HID?

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Mensagempor fabim » 10 Jan 2007 06:38

pessoal estava estudando direitinho sobre a USB.
Entrei numa questão interessante.
Não sei se eu uso HID ou CCD..
No caso da HID o micropascal ja tem a bibli prontinha e ua DSC que eu so edito os parametros nome modelo etc.
E CDC eu não achei nenhum material que explica como é feita as configurações.

Será que alguem pode me dar um exemplo de diferença funcional e facilidade de instalação entre as duas ?

Abraços
Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Renato_mcl » 17 Jan 2007 14:26

Olá pessoal,

Já que falaram em LC meter, no link abaixo tem um que funciona eu montei e gostei.

http://py2wm.qsl.br/LC_meter/LC_meter.html

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor Andremp » 18 Jan 2007 16:27

fabim, a USB é pra se comunicar com o pc?
se for...
pode dá uma estudada na diferença por aqui
http://ssooweb01.univali.br/prof/PAULO%20ROBERTO%20O.%20VALIM/integracao%20software%20hardware/USB%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Hardware%20e%20Software.pdf
resumindo:
cdc, para o usuario no pc é visto como uma serial, o sistema faz a emulacao e cria uma nova COM no sistema, tranferencia máxima 80KB/s, integridade de dados garantida, "latencia nao garantida"( por causa dessa latencia acho que o HID é mais indicado no caso de mostrar um grafico em tempo real)
o HID no pc tem que usar umas API para se comunicar, tranferencia máxima 64KB/s, integridade de dados garantida e latencia garantida

e tem exemplo pra tudo usando 18F4455 no site da microchip, com códigos e tudo mais...

tem outro problema pra ver que é sobre pagar pra poder usar a USB dai já tem um topico meu aqui http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=1363
Andremp
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos