SG2524 com feed-back opto-isolado

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 11 Jun 2009 23:57

soh vi as fotos... aquele conector de 96 pinos ficou um charme hein! hehehe :)

kaoalex escreveu:Só para te fazer companhia... :D
Troço bunito esse aí!

Afinal todo blog tem lugar para os comments!

:lol: :lol: :lol:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 12 Jun 2009 08:50

fabim escreveu:egídio, eu devo ser "O MANÉ" que ainda não entendeu o problema...
Se me fiz entender, o riple está alto ? é isso ?

Fabim

É que tem zilhões de esquemas na net com essa topologia, que é a mesma das fontes de PC comuns (embora lá se utilize muito o controlador TL494), como por exemplo esse: http://www.pavouk.org/hw/en_atxps.html

Só que para usar mosfet na comutacao e eliminar o trafinho de base dos transistores de comutação, levei o controlador (SG) para o lado de alta tensão. Para isso o meu feedback, que era direto, teve que ser isolado. Mas aí a tensão de saida começou a cair muito com a corrente, coisa que não acontece se eu deixar ele no lado de baixa tensão.

Acredito que o 4N25 seja ruim para isso.. Deveria tentar o PC817 ou algo do tipo, mas acho que o maior erro seja aminha ligação do opto no SG, e como nunca ví ninguem fazer isso, pode ser porque não dá mesmo...
KrafT
Dword

Mensagempor fabim » 12 Jun 2009 10:06

Poisé, eu esperei alguêm comentar mais como ninguém falou.
Você esta fazendo a correção pela entrada de compensação, veja que o o comparador que vai para a serra para triggar as saidas tem a entrada analogica de tensão de comparação invertida.

Olhando um simples relance, você sabe qual é a impedância de saida dos dois amp´s que estão em paralelo com a entrada de compensação ?
Não né, e ainda por cima tem o cap para eliminar a flutuação.
O que esta havendo é que, o tempo de atuação do opto está mais longo que o tempo de correção do SG, ou seja esta havendo um atraso de tensão de correção na saida para a entrada do SG, este atraso é proporcional ao tempo de correção do riple....
Sua saida simples e funcional, é simplesmente você utilizar a entrada inversora do buffer que você desativou, e esquecer a entrada de compensação, esta entrada é utilizada para outras aplicações.
Experimênte utilizar o opto desta forma aqui.

http://www.allegromicro.com/en/Products ... 625121.pdf
Pagina 10.
O arranjo é para melhorar o tempo de resposta do opto.

Lembrando que a transferencia de corrente do 4N25, de led para transistor é de 1/4.
Se corrente sobre LED = 4mA, corrente de acionamento do transistor = +/- 1mA.
Como a entrada bufferizada de tensão do SG tem in+ e in- disponiveis, você pode escolher a configuração do opto em Pull-down ou seguidor de base.
O tempo de resposta vai ser instantaneo, não havendo delay de tempo de atuação.

Á ja entendeu né, só montar por fogo nesse trambolho, depois c paga uma...

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 13 Jun 2009 22:06

Então... Deu o erro de não conseguir se conectar à base de dados e depois voltou com uma base desatualizada...

Mas, vou testar as sugestoes, inclusive as que sumiram, isso vai levar uma semana.. Por outro lado não tem problema em explodir algo, já que nessa fase tem mais que explodir tudo que for possível para depois dormir trunkilo...

Por hora, brigadão...
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Jun 2009 23:16

Quando o meu comentário é grande eu faço no Word. Felizmente eu não tinha apagado ainda.

Olá Kraft.

O circuito que você acrescentou não é nada convencional. Vamos comentá-lo:

1 – O pino IN- está ligado a R4 e C6, que NÃO ESTÃO LIGADOS AO TERRA. R4 e C6 são os componentes que geram a frequência do PWM (f = 1/T). Eles TEM que ser conectados ao terra.
Caso R4 e C6 estejam fisicamente ligados ao terra, e a falha é no desenho do esquemático, ENTÃO IN- também estará ligado ao terra, o que não condiz com a tensão da entrada IN+. IN- e IN+ tem que possuir a mesma tensão. Por isso acredito que haja algum problema nesta parte do circuito, ou você não está utilizando o amplificador operacional interno.
2 – A sua saída é amostrada via o led do 4N25 e o TL431. Na saída do 4N25 (foto transistor), o sinal é aplicado à entrada COMP (pino 9). Este ponto precisa (ou deveria) ser acionado por um sinal com baixa impedância de saída. O coletor do 4N25 não possui muita capacidade para “draivar” corrente. Neste ponto (entrada COMP) com 1V o período Ton é zero (delta = Ton / T = 0), e com 3,5V, o delta é 45% para cada saída que aciona as chaves. É o período máximo. O manual apresenta uma alternativa, mostrada na figura 1, para este caso. Usar o operacional interno para aplicar à entrada COMP um sinal com baixa impedância. Ao invés de entrar com o coletor do 4N25 na entrada COMP, aplique-o à entrada NÃO INVERSORA. O circuito do link ao final mostra as alterações.
3 – A corrente no led do 4N25 está com cerca de 120 mA, bem superior aos 60mA máximos do datasheet.
4 - O CI IR2110 está alimentado com 15 volts. Pergunto se a tensão de saída deste CI (pinos HO e LO) fornece tensão suficiente para fazer os MOSFETS conduzirem com baixa tensão de Vds para o pico de corrente máximo exigido?

FINALMENTE:
ESTA POSTAGEM É APENAS UMA SUGESTÃO!!! Sei o trabalho e o custo necessários para montar um circuito como este. Sei também que qualquer erro, por mais simples que se cometa, pode destruir os semicondutores, principalmente os de potência.
O circuito alterado por você não possui nenhuma proteção contra possíveis sobre correntes, e devem ser feitos testes preliminares com o mínimo de potência envolvida e com cada sub circuito, para que seja constatado o seu funcionamento.
Por ser um circuito potencialmente sujeito à queima de componentes com custo elevado, não me responsabilizo pelas sugestões apresentadas aqui. Só digo que no meu caso eu faria do modo postado.

Boa sorte no seu empreendimento.
Imagem
[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 30 Jan 2010 17:33

MOR_AL escreveu:3 – A corrente no led do 4N25 está com cerca de 120 mA, bem superior aos 60mA máximos do datasheet.
[]’s
MOR_AL

Apesar da demora acho pertinente dar um retorno...

MOR_AL, era só esse o problema mesmo. Alterei um resistor para diminuir a corrente no opto e a fonte ficou legal.

Obrigadú!!! E parabéns pelas suas dicas precisas (e preciosas).
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 31 Jan 2010 09:19

KrafT.

Fico contente em saber que a sua fonte funcionou legal.
Mais contente ainda em saber que as minhas sugestões estavam corretas.
Não é sempre que podemos montar e confirmar (ou não) se elas seriam úteis.
A resposta às postagens nos informa isso.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos