6 sinais em dois fios

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Fev 2009 14:11

xultz escreveu:...É só chavear o sinal e multiplexar no tempo. O chato é sincronizar ....

Adciona mais um sinal de frequência alta e conhecida, digamos 50 kHz, este com a finalidade de sincronizar o TDM.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Fev 2009 00:51

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
xultz escreveu:...É só chavear o sinal e multiplexar no tempo. O chato é sincronizar ....

Adciona mais um sinal de frequência alta e conhecida, digamos 50 kHz, este com a finalidade de sincronizar o TDM.

mesmo no analogico, nao escapa de ter 2 sinais de sincronismo, pq vc precisa sincronizar a comutacao de cada time slot e tambem sincronizar o time slot zero, do contrario vai entrar por um canal no multiplex e sair por outro hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 22 Fev 2009 13:38

O canal de 50 kHz não poderia resetar o contador do Mux Analógico, e simultâneamente servir de sincronismo ao oscilador ?

Havia na Panair do Brasil (*) dois links VHF com Multiplex de Frequência da Lenkurt que não tinham sincronismo. Os osciladores eram simétricos e possuiam ALC (**) e eram extremamente estáveis.

Para novatos:
(*) Companhia de aviação
(**) Contrôle automático de amplitude
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Fev 2009 22:49

mas daih eu acho que nao se usa multiplex tdm para radios vhf, de fato eu diria que devem ter usado algo mais ou menos similar ao que se usa hoje para fazer o multiplex de 2 canais de audio nas radios fm... eh mais simples! :) hehehe

veja que no multiplex tdm digital vc ateh pode tolerar deslizamento de clock entre o clock do sistema inicial e o clock do sistema final, desde que o deslizamento nao seja maior que 1 bit por frame. como vc sincroniza o clock a cada frame, esse deslizamento nao aparece, mas o clock tambem nao pode ser usado como referencia para sistemas adiante, pois esse re-sincronismo constante injeta muito jitter.

no caso de multiplex tdm analogico, o deslizamento eh impossivel de tolerar, pq eh feita a comutacao seca sincronizada do audio analogico entre o sistema inicial para o sistema final. se houver qq especie de deslizamento minimo durante a extensao do frame, vai aparecer como crosstalk, coisa que nao ocorre no multiplex tdm digital.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Fev 2009 02:04

Desculpe não coloquei bem .

O Multiplex Lenkurt tinha um canal de serviço (canal de vóz) que ia direto sem multiplexação, e diversos canais de vóz, estes da fonia dos controladores de trafego áereo , e mais canais de telegrafia , de teleimpressoras, e os sinais de contrôle remoto dos transmissores de HF.

A saida das diversas frequências do Lenkurt modulavam em FM o transmissor de VHF, (controlado a Cristal). Este éra 'apenas' o Link, isto é, o meio.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

limitações de minha pessoa

Mensagempor tecman » 03 Mar 2009 11:30

desculpe amigos por ter sumido ok, más vamos la digital acho meio complicado para mim tenho limitações de conhecimento infelizmente não sou como vcs experts na área ok teria que ser algo analogico vi uma ideia do guest que me interessei o que vcs acham como ficaria o circuito ?? bem o audio tera resposta somente de 300hz a 3.5khz e o cabo tera 500 metros ok
tecman
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2009 12:34

E não é possível instalar um cabo telefõnico de 6 pares ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor otavio luiz » 03 Mar 2009 14:15

Vamos às respostas até alguns anos atrás exitia um carrier de telefonica que liga Barretos-SP/Colômibia-SPcidades separadas por 40km, eram dois paras de fio na ida e dois pares na volta como era feita a mágica. Para gerar um canal, o audio do canal era modulado em DSB, um filtro passa faixas selecionava a banda lateral superior por exemplo se eu utilizar uma subportadora suprimida em 4khz e escolher a banda lateral superior o meu canal de voz vai ocupar o espectro de 4,3khz a 7khz, o segundo canal usava 8khz, filtrado a banda superior o espectro ficava de 8,3khz a 11khz, não sei ao certo quantos canais eram utilizados mas todos estes canais eram somados e modulavam em FM um carrier em baixa frequencia se não me engano 250khz assim conseguia a multiplexação em apenas 1 par de fios. Esta tecnica tambem era utilizada pra multiplexação em enlaces de telefonica na faixa de VHF/UHF tinha um link perto da minha casa que era em 315mhz.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor otavio luiz » 03 Mar 2009 14:17

Outra coisa que me esqueci de dize é que o canal principal de voz isto é de 300hz a 3kz era utilizado para a comunicação da propria companhia telefonica.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

6 sinais

Mensagempor tecman » 03 Mar 2009 14:17

não e possivel mais é tudo abaixo de 500metros da terra !!
tecman
Byte

Mensagempor polesapart » 03 Mar 2009 14:26

Olha só,

As próprias companhias telefônicas davam uma de espertas e usavam uns mux pra de um par de fios oferecer várias linhas usando um só par. Não dava pra usar internet direito e nem fax, mas pra voz funcionava bem. O único senão é que se lembro bem o mux separava 4 linhas em um par. Mas de repente é uma opção, pois você talvez encontre isto pronto pra comprar a preço de banana.

[]s
polesapart
Byte

Lm1496

Mensagempor tecman » 03 Mar 2009 17:46

ummm vou estudar bem o LM1496 esse cara vau ser a solução de todos meus problemas
tecman
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos