Limitação de Corrente CC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor mega.rod » 05 Jan 2009 10:43

A aplicação é extremamente simples pessoal !

1->Tenho um transistor acionando 1 rele de 12V que consome cerca de 150mA
2->Quando este rele entra em curto ele consome muita corrente queimando o transistor. certo ?
3->Quero limitar a corrente no rele em 400mA, com isso, mesmo que o rele esteja em curto a corrente não ultrapasse os 400mA conseqüentemente não queimando o transistor que tem por limite de fornecimento 500mA(Teoricamente)...

Pronto !! Agora a imagem do circuito esta sendo mostrada !

Qualquer duvida estou às ordens !

Obrigado...
Rodrigo T.
mega.rod
Nibble

Mensagempor ELFS » 05 Jan 2009 21:28

Rodrigo

Uma solução simples BC547 + resistor 1,2R 1/2W

limita a corrente em 500mili, caso queira outros valores R= 0,6/A
A=corrente desejada em amperes.

http://www.divshare.com/download/6252160-504

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor ELFS » 05 Jan 2009 21:41

ELFS
Byte

Mensagempor mega.rod » 07 Jan 2009 07:55

Ola...

Pelo que analisei o circuito postado pelo Brasilma, Fandango e ELFS são basicamente os mesmos...

Fiz os testes aqui mas me deparei com algo um pouco estranho, seguinte:

Estou fazendo os testes com BC337(Alimenta o rele), Da forma antiga, se eu simulo uma carga que consuma 300mA nele, este trabalha bem, não esquenta !

Aumentei o valor do resistor shunt para que a corrente seja limitada com cerca de 200mA...Até tudo bem !

Montado o circuito postado, Quando eu faço um curto circuito na saída, a corrente se mantém em 200mA mas o BC337 que alimenta do rele esquenta muito até queimar...

Isso pode estar sendo causado por oscilação de corrente ?

Fico no aguardo !
Obrigado...
mega.rod
Nibble

Mensagempor Fandango » 07 Jan 2009 08:07

Rodrigo, não ficou muito claro para mim o que realmente está sendo feito.

Montado o circuito postado, Quando eu faço um curto circuito na saída, a corrente se mantém em 200mA mas o BC337 que alimenta do rele esquenta muito até queimar...

1- Qual circuito foi montado?
2- Curto em que saída?
Poderia postar o circuito que montou, indicando valores e "part number" dos componentes utilizados? Dessa forma eu poderia replicar a sua experiência na minha bancada e obter dados concretos.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor MOR_AL » 07 Jan 2009 11:38

Olá Rodrigo.
O circuito que eu apresentei corta o transistor, impedindo que ele esquente quando houver um curto. As formas de onda da simulação mostram isso.
Procure analisar e entender.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 12 Jan 2009 21:58

Esse eu errei e saiu duas vezes. Leia o post abaixo.
Editado pela última vez por RobL em 12 Jan 2009 22:08, em um total de 1 vez.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 12 Jan 2009 22:05

Somente o circuito do MorAl não esquenta, todos os demais limitadores vão esquentar e muito.
Observe que o circuito do MorAl acaba com o sinal na base do transistor que controla a corrente fazendo-o abrir.
Isto é conseguido pois um SCR (os dois transistores no circuito MorAl devem ser visto como um SCR conforme narrado) foi colocado no caminho da corrente da base do transistor de controle, fazendo a corrente desviar da base deste transistor Q1 para a referência (terra, zero).
Enquanto em curto, o SCR permanece fechado e não gera calor.
Também conforme colocado, o SCR usado é do tipo TO92, com a cara de um BC547. Exemplo de SCR 2N5061, BRX45, BRY55-609, MCR22-2 estes são para 50V (VDRM). Pode ser o 2N5062, BRX46, etc.
Para voltar ao normal, tem que abrir o SCR, da forma narrada, ou abrindo a linha no anodo ou no catodo ou dando um curto sobre ele, entre anodo e catodo.

Nota: para aumentar a estabilidade deverá ser acrescido um R de 1K entre a porta e o catodo e neste caso recalcular o valor de R1 para o valor da corrente de corte. R4 não é necessário com o SCR.

Pode usar esse circuito do MorAl, não testei, mas só de ver funciona e é bom.
RobL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos